sábado, 20 de fevereiro de 2010

Plantão do Monitor: Nolan, DC e você,tudo a ver!

Originalmente postado em: http://www.uarevaa.com/2010/02/plantao-do-monitor-nolan-dc-e-vocetudo.html

[Monitor.jpg]

Mais um Plantão do Monitor se inicia, e originalmente ia escrever sobre as informações do filme do Capitão America (assunto do qual ainda vou abordar aqui), mas nomeio da semana uma novidade surgiu e agora falarei da (provável) grande surpresa dessa semana.Se você leu o titulo deve ter entendido...


Todos sabem que em breve a DC Entertainment deve fazer um anuncio oficial sobre os próximos projetos baseados nos personagens da DC, Vertigo e Wildstorm para cinema,home vídeo,TV e games.Mas a noticia que saiu essa semana abalou a estrutura de todos.Veja melhor abaixo:

"Definitivamente não é uma continuação de Superman - O Retorno. O estúdio ainda não sabe direito como proceder. Bryan [Singer] ou Brandon [Routh] não estão fora do jogo. [O produtor] Jon Peter ainda está tentando fazer alguma coisa acontecer, mas o estúdio precisa ouvir uma grande ideia que faça sentido". Essa ideia poderia vir de Nolan, ou mesmo Nolan poderia ajudar a filtrar ideias de terceiros.Nós sabemos o que NÃO queremos fazer. Mas não sabemos o que fazer. Aprendemos bastante com o filme anterior e queremos fazer direito nesta vez".

Ou seja, de acordo com o Deadline Hollywood, Christopher Nolan, o gênio que revolucionou maneira de adaptar HQs para a telona com Batman Begins e The Dark Knight, poderá estar seriamente envolvido no processo de produção do próximo filme do Homem de Aço,do Escoteiro de Azul (entre outros subtítulos) Superman!

Mas agora vamos analisar em partes: se Nolan estiver realmente no filme, acho dificilmente ele dirigir.E pelo que a noticia mostra, nem a Warner quer isso.Ele serviria mais para filtrar as inúmeras idéias (boas e ruins) que se temem relação ao que se deve fazer (ou não) num filme do Superman. Seria bem mais fácil ele estar como o produtor da bagaça como dirigindo de fato.
Exemplo de um Superman com historias mais "realistas" (pelo menos pra mim)

Partir do ponto que Returns acabou ou rebootar tudo? Essa é uma decisão difícil.As merdas contratuais com a família Siegel & Shuster deixaram o estúdio com um pepino em mãos.Na época muita merda foi dita (como o que aconteceria se Super fosse pra Marvel / facepalming) e para fazer pelo menos a pré-produção do filme agora economizaria muito dinheiro para a WB, já que não vai ter que dividir com os espólios com os criadores.Mas enquanto a própria Warner leva em consideração seguir diante com a historia, o coro do resto do publico é de recontar-lá.Que a melhor e mais sensata decisão predomine.

Sempre assumi que acho Superman Returns um ótimo filme e que dali muita coisa poderia ser feita.De certo modo havia uma transição do Superman do Donner para algo mais próximo das revistas.Sendo que até a origem e conceitos criados por Dick Donner estão já enraizados na origem atual do personagem.O exemplo que darei agora é algo de raro de acontecer,mas digamos que rebootem o Superman de fato.Uma pessoa vai lá,assiste o filme,curte ele e vai atrás das HQs.Digamos que ela tenha visto uma vez na vida o primeiro filme (de 1978) e se lembre de alguns conceitos chaves do filme. Ela vai pegar a revista e ver varias coisas do Donner encaixadas em elementos já existentes da HQ. Como tentar explicar a diferença entre o Homem Aranha normal e o Ultimate para uma pessoa leiga, ela não vai entender porra nenhuma e vai se indagar se aquilo que estava “errado” originalmente pode ria estar certo.

Claro que as chances disso acontecer ao muito pequenas,mas no fim das contas o que que acho que deviriam fazer? Seguir as HQs, no sentido de misturar os elementos clássicos que existem a décadas com aquilo de melhor e especial que Donner e Cia fizeram de fato.No caso sequências, mas com um tom e rumos bem diferentes.Até fiz umas matérias explorando o que poderia ser feito (parte1 aqui e parte2 aqui, algum dia a ultima parte sai...rs). Mas se rebootarma, espero que respeite o que é o personbagem de fato, não o desvirtuando seus conceitos para alegrar o povo com sede de sangue.Pode ter ação,pode ter porrada, mas ele ainda é o Superman, não Jonh Matrix!

E sobre o ator e diretor do ultimo filme? Bem, curto muito Bryan Singer como diretor, mas um substituto competente iria cair muito bem.E ele já tem uma penca de projetos em mãos, como Excalibur e X-men Origins: Malhação (digo, First Class). Sobre Brandon Routh, bem, em SR ele era um pau mandado do Singer,mas injetou algumas idéias interessantes, mas pelo fato do diretor ter uma idéia sobre como deveria ser o tom do filme não lhe permitiu que tomasse o personagem para ele.Após isso ele fez vários filmes de menor orçamento, mas não necessariamente de menor qualidade ou menos interessantes.Francamente, acho que ele melhorou bastante como ator, e pode dar certo fazendo Clark Kent outra vez, mas de uma forma que o personagem seja dele, sem amarras com o passado.Alias,ele faz muito bem comédia,como prova o vídeo abaixo:




Voltando ao Nolan, será que o tom dark,ultra realista de seu Batman deve pesar num novo Superman, SE ele de fato estiver envolvido? Acho provavel que não.Mas dali pode ser criado uma sintonia na qual você acredite eu ambos possam viver no mesmo mundo.E isso seria de extrema importância se a Warner quer ver o filme da Liga da Justiça sendo feito decentemente.O filmes dele sempre focam os personagens e seu background, se a grandiosidade das cenas está lá, não é de graça, é porque de forma natural a historia exige isso.E também pensem, pro Nolan e pro diretor que provavelmente vai ocupar o cargo (aposto alguém da escola realista,mas ainda é muito cedo pra isso) imagina como será divertido aplicar o seu estilo de escrever personagens onde tem um cenário aberto a infinitas possibilidades sobre o que fazer.Escrever um drama juntamente com uma invasão alien? Pode! Falar sobre política e a questão de liberdade envolvendo dois seres super poderosos se pegando na porrada? Por que não?

No fim da conta, o que importa é que mais filmes da DC estão saindo.E seja você DCnauta,Marvete ou até paga pau da Image (se você acesa o MDM sabe que eles existem )o importante é que eles querem fazer esses filmes direito, mostrando ao grande publico porque esses personagens se mantém até hoje vivos e sendo publicados.E fracamente, ter Batman, Superman, um novo Homem Aranha e Vingadores no mesmo ano, que se dane se em 2012 tudo vá explodir, só sei que como nerd morrerei muito feliz!

Obs rapidinho: The Losers muda de data e vai estrear uma semana antes do novo Esquadrão Classe A (a guerra de comparações vai ser tensa), parte do curta metragem do Espectro já está online, documentário sobre Grant Morrison terá companhia de outro documentário sobre a historia da DC Comics,e abaixo a primeira foto de Batman: Under the Red Hood, sendo que Jensen Ackels(de Supernatural) faz a voz do vilão matador e ex-botinha de duende Capuz Vermelho.


Bem,por hoje acabou. Continue acessando o Uarevaa e meu blog durante a semana para mais novidades.Vejam também a minha analise do casting de Lanterna Verde aqui, ta bem bacana a matéria. See ya!