segunda-feira, 21 de maio de 2012

Scream My Name! Bane em outras mídias

Publicado originalmente em Batmania Rio.

Editorial feito por Diogo Oliveira


Bem, faltando dois gloriosos meses (e uma semana, aqui no Brasil) para the Dark Knight Rises chegar as telas de cinema, decidi fazer uma analise do personagem em outras mídias, afinal, Bane é um dos vilões mais jovens na fantástica galeria de vilões do Batman e na minha opinião é um dos que mais sofrem dos preconceitos de seu esteriótipo. Como vocês podem observar abaixo, muitas das adaptações de Bane para outras mídias focam mais nos músculos e não na mente daquele que quebrou a coluna do Batman, e isso é uma grande injustiça contra o personagem. mas não se preocupem, vou falar sobre o bane dos quadrinhos em breve, e aí vocês entenderam de fato porque o Nolan ter escolhido como o grande vilão do final de sua trilogia e o porque você deve temê-lo tanto quanto Selina Kyle teme...


The Batman
Primeira aparição na série: Traction (s01e03)  Dublador: Joaquim de Almeida

Em ‘The Batman’, Bane aparece como um caçador de recompensas contratado pelos gangsters de Gotham para acabar com o Batman.Assim quem, teoricamente, termina o serviço, o próprio Bane trai seus contratantes e começa sua onda de terror, conquistando Gotham City pela força bruta e o medo.Pela primeira vez vemos uma versão do Bane que visualmente foca na força bruta, apesar de que ele tem um visual “magro” que é bastante interessante.Mas como o desenho parte pro lado mais infantil / infanto juvenil, os músculos sobrepuseram a mente, tanto que nos outros episódios ele foi derrotado facilmente pelo Batman ao atingir seus cargas de Veneno. Ouve um episódio também que o Coringa enfrenta o Batman e a Batgirl com o suporte do Veneno, vale conferir.



Batman & Robin
Ator: Jeep Swenson (Bane) Michael Reid MacKay (Antonio Diego)

No ultimo filme do Batman durante os anos 90, Bane é Antonio Diego, franzino e perigoso criminoso sul americano que vira cobaia do dr Jason Woodrue para seus experimentos com o Veneno, afim de criar o soldado ideal, a maquina de matar perfeita. Depois de matar Woodrue, Pamela Isley pega bane, já sofrendo os efeitos do veneno, para ser seu guarda costas pessoal, enquanto viaja de volta a Gotham afim de começar seu reino de terror e dominação nas plantas.Apesar do visual da mascara estar ótimo, o bane mostrado ali, como todo o resto do filme, se distancia bastante do que é o original, se resumindo a uma montanha de músculos que somente sabe bater nos quando é necessário. Bane foi interpretado pelo ator e ex-lutador Jeep Swenson, que morreu logo após o termino das gravações.




Batman The Animated Series / The New Batman Adventures / Batman Beyond
Primeira aparição: Bane (TAS s03e01 ) Dublado por: Henry Silva

Contratado pelo gangster Rupert Thorne para derrotar o vigilante conhecido como Batman, o mercenário Bane chega em Gotham, com planos grandes de cimentar seu nome do submundo do crime e utilizar a oportunidade para tentar tomar todo o poder de Thorne como criminoso para si. Após quase ter uma parada cardíaca devido a uma overdose do soro ‘Veneno’, Bane é derrotado e levado a cadeia.


 Bane volta a aparecer com um novo visual no episódio “What If” a ultima temporada de Batman TAS, ‘Over The Edge’, onde é mostrado um Bane mais meticuloso e vingativo, aproveitando do ódio de James Gordon para dar cabo não só ao Batman mas também ao Comissário. Bane volta como cabeça de uma operação junto com outros vilões de Gotham, como o Charada e o Chapeleiro Louco, para uma tentativa de dominar a cidade, mas tem o azar de no episódio ‘Knight Time’ (de Superman TAS) ter o Homem de Aço assumindo o manto do Homem Morcego.


Em Batman Beyond, vemos que Bane finalmente prosperou no mundo do crime, afinal tem sua própria ilha particular e soldados a sua disposição, mas pagou um preço muito alto: o constante uso do Veneno destruiu seu corpo e o tornou um inválido, que precisa de cuidados constantes para se manter vivo. No geral, o Bane do DCAU tem suas semelhanças com o Bane dos quadrinhos, mas foca mais pro lado “criminoso de carreira” e pelo fato de ser um desafio físico realmente relevante ao personagem, apesar de mostrar que tinha possibilidade de ir muito mais além se lhe dessem oportunidade.


Young Justice
Primeira Aparição: Drop Zone (s01e04) Dublado por: Danny Trejo

Pra mim, a melhor adaptação do personagem para outra mídia até hoje, não só por ter sido dublado pelo motherfucker Machete, mas por ter privilegiado pela primeira vez o intelecto do personagem do que seus músculos.Com a Ilha de Santa Prisca tomada e a fabrica de veneno nas mãos dos Kobras, Bane se utiliza da Justiça Jovem para abrir caminho até ele ter de volta o soro veneno em suas mãos.A cena da Miss Marte tentando ler a mente dele e só ouvir resultados de partidas de futebol em espanhol já é antológica.


Justice League: Doom
Dublado por: Carlos Alazraqui

Num filme onde a Legião do Mal é basicamente reunida para atingir a Liga da Justiça onde se dói mais, novamente vemos aqui o quanto cruel Bane pode ser. Ao violar o tumulo dos Wayne, Bruce parte desesperado para dentro da armadilha de seu inimigo, que o derrota novamente e enterra Bruce junto com o cadáver de seu pais.Mas como Batman diz depois no segundo confronto contra Bane, após escapar : “o seu erro foi me enterrar vivo!” Bane também é um dos únicos que dão apoio aos plano lunático de Vandal Savage de destruir a Terra com uma explosão solar,a final, se ele não consegue derrotar o Batman, ninguém mais merece o direito XD

Arkham Asylum / Arkham City
Dublado por: Fred Tatasciore

Nos games Arkham Asylum / Arkham City, não só o Bane, mas especialmente o soro veneno, são elementos importantíssimos da história.Passando por um momento de desintoxicação do seu corpo com o soro Veneno, com supervisão da doutora Penélope Young. Durante a rebelião da qual os prisioneiros tomaram conta do Arkham, Batman descobre que a doutora estava retirando o veneno de bane só para criar uma versão melhorada e mais potente, o soro Titan. Após o Coringa lhe dar uma overdose de veneno, bane volta a ficar musculoso e mais incontrolável do que nunca, obrigando o Batman jogar o Batmóvel contra ele para obter a vitória. Mas boiando em uma das caixas de Titan jogadas num rio próximo, bane sobrevive mais um dia. O mesmo soro Titan é usado pelo Coringa na fase final do jogo, mas sua composição junto com as formulas bizarras contidas em seu corpo o fazem ficar doente ao ponto de correr risco de morte...

Em Arkham City, Bane volta aparentemente disposto a destruir todo Titan existente dentro da cidade presídio, e com a ajuda do Batman partem contra os Tygers, a força policial de Hugo Strange até o local onde a formula é fabricada. Mas as reais intenções de Bane eram usar todo o Titan possível para si, mas seus planos no fim foram desmantelados por Batman, que derrota o vilão e explode a fabrica de Titan, como todo o resto da fórmula existente.


Bane também esteve presente nos filmes e series de TV:
Batman: Brave and The Bold
Superman/Batman: Inimigos Publicos
Batman: O Mistério da Mulher Morcego
Batman: Knightfall (radio-novela inglesa)
E claro, The Dark Knight Rises, mais isso é outra história...

Bane também esteve presente nos games:
Batman & Robin (game baseado no filme de 1997)
Batman: Rise of Sin Tzu
Lego Batman 1 e 2
DC Universe Online

Até a próxima!