sexta-feira, 1 de abril de 2011

Uaréview: Sucker Punch:

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2011/03/sucker-punch.html


Uaréview
Por Monitor


"Você está despreparado!" é a frase da propaganda do primeiro filme 100% original, sem adaptações ou remakes de Zack Snyder. E o contexto dessa frase pode significar muitas coisas. mais abaixo falo sobre o filme, com alguns spoilers!

Bem vamos a historia: após sua mãe morrer, a jovem garota apelidada de Babydoll(Emily Browning) tem que viver com sua irmã mais nova e seu padastro (Gerard Plunkett), de olho na herança na familia e na filha mais velha. Com a herança indo tudo pras filhas, o padrastro tenta estuprar Babydoll e sua irmã e para se defender a loira pega a arma do pai e mata por acidênte sua irmã. Após fugir, ela é presa e é levada ao Instituto Lennox para Doentes Mentais.

Dentro deste instituto, ela descobre que seu padrastro pagou ao responsavel do local Blue Jones (Oscar Isaac) para que a lobotomize, e o doutor responsavel por isso, apelidado de High Roller (Jon Hamm, em uma das provas vivas que ele precisa fazer o Superman antes de morrer) chega em cinco dias. A doutora Vera Gorski (Carla Gugino) ajuda as pacientes do local a libertarem seus demônios e criarem seu proprio mundo onde elas sejam livres e donas de seu destino.Com a ajuda de Blondie (Vanessa Hudgens), Amber (Jamie Chung) e as irmãs Rocket(Jena Malone) e Sweet Pea(Abbie Cornish), elas pretendem fugir do sanátorio rumo a liberdade num mundo onde real e imaginário se misturam.

Bem, a grande pergunta que os trailers não respondem é: o filme tem algo substancial de fato ou é só um espetáculo visual? Sim, ele tem conteudo, e tem desdobramentos e funciona bem assim.No caso as personagens principais são Babydoll e Sweet Pea, personagens siamêses no sentido que ambas são iguais, mas tem posições diferentes durante o fato de agir para garantir sua propria liberdade.Enquanto Babydoll quer sair da situação de risco que está, Sweet pPa quer garantir a segurança sua e de sua irmã Rocket, de certa maneira culpada por ambas estarem no hospicio.Babydoll perdeu a mãe e a irmã e procura não perder sua vida, mas a questão é o que ela fará quando sair, rpa onde ir no caso? O filme sempre assume que na verdade aquilo é a historia de Sweet Pea sendo contada, e de como ela escapou dali graças de fato a heroina (e uma das principais, mas não necessariamente A principal) ter chegado e obrigado elas a viverem, a tomarem uma atitude.

O filme é de certo modo como Inception, já que tem 3 niveis (ou mundos) acontecendo, na versdade todos dentro das mentes das atrizes principais, e como a união delas possibilita que aquele mundo seja vivo e coexistente, isso tambem graças ao tratamento da Dra Gorsky.No caso temos o mundo real, o universo do Caberet como mundo intermediario, que de fato conta em forma de alegoria o que acontece no mundo real com todos os personagens,e aquilo que podemos considerar o mundo de "RPG". que se passa no subconciênte dessas garotas e funciona como se fosse um RPG de fato, onde enfrentam varios inimigos em varios mundos diferentes refletindo suas ações no outro mundo: alemães zumbis, orcs, cavaleiros mediavais, dragões, robôs assasinos.No caso Dra Gorski, nos dois mundos onde aparece, faz o papel da psicologa que quer que suas paciêntes se curem,e dá armas (fisicas ou literais) para isso.

No caso o mundo "do meio" onde temos o Cabaret,é mostrado de maneira mais explicita o mundo dominado por homens, por uma ótima interpretação da parte de Oscar Isaac como Blue Jones, um homem que comanda a mão de ferro a clinica/cabaret e tem uma paixão doentia por Babydool. No mundo onde as mulheres dominam, os homens ora são vistos como inimigos, que os bons como crianças, e o unico das quais elas respeitam está na figura do Wise Man (Scott Gleen, o Hollis Mason de Watchmen e elevado a status de fodão neste filme), que não só serve como guia na batalhas mas como a figura parterna e masculina forte e protetora que elas nunca tiveram na vida, especialmente dentro do hospicio.No caso The High Roller tem uma pequena, porem importante participação no fim do filme que dá a vitoria do combate a Babydool.

Algo deve ser destacado que agora finalmente Snyder pode utilizar seu estilo e temas favoritos (já falei muito deles no ultimo CinemaScope). No caso além de ter slow motion dando tensão as cenas e alto estilização nos cenários e nas cenas de ação fantásticas, ainda temos um personagem modificador em seu meio (Babydoll), a ideia de sacrificio para um bem maior, trilhas sonoras combinando com as cenas. No geral ele teve liberdade aqui de fazer tudo que gosta mas sem ficar preso a um conceito já existente, seja de outro filme ou outra midia, não adaptando-a, mas homenageando, já que temos coisas que vão de Ninja Gaiden a Castle Wolfstein dentro do filme. Alias, parabens a Tyler Bates pelo seu melhor trabalho até então, junto com Marius De Vries, que gerou remixes e musicas proprias fodas como esta aqui:



No fim das contas, pra mim, foi o melhor filme do Snyder já feito, não só por ter feito uma salada pop que não te confunde, pelo contrário, te diverte e prende a sua atenção, onde ele pode testar de tudo e amarrar de maneira que no filme pareça tudo uma coisa só.Em termos de "jornada do herói" se assemelha bastante a Lenda dos Guardiões, simples porem funcional.Não li as criticas e francamente não entendo o desempenho não esperado assim do filme, e francamente não me interessa discutir isso aqui.Vá ver de mente aberta e prepare-se para um ótimo filme de ação com gostosas, coisas épicas e sim, conteudo e substancia satisfátorios.

Nota:9,0