segunda-feira, 18 de abril de 2011

CinemaScope: Consciência em Longa Metragem

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2011/04/cinemascope-consciencia-em-longa.html



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKtpiXiLopvvuy51lBZORvzp-n7s9G6Y2zvXAoG7GLQcy7MqoF4Kwqn-6fPZHN4Gmmyp4Xfm_00Jk10XZSHnynD9NflYmXp62CkeCpwjakgIAoOB2q1xEmZB0SUw-7ZjdHGi_gc28y344/s1600/cinemascope.GIF
Na Semana da Consciência do Uarevaa, decidi mostrar alguns filmes que falam sobre vários assuntos, mas que de certa maneira mostra a reação só só entre os personagens do filme mas também com seu publico diante de certos temas que devemos ter consciência se aquilo é certo ou errado, ou descobrir de fato o que seria o certo e o errado dentro do mundo que vivemos. Alguns filmes daqui são famosos, outros nem tanto, mas é a prova que certos assuntos sérios podem chegar ao público nem a necessidade de cagar regra.


Quanto Vale ou é Por Quilo?
Ano: 2005 Direção: Sérgio Bianchi

O filme faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que formam uma solidariedade de fachada. O filme faz uma grande crítica às ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas.

Gran Torino
Ano: 2008 Diretor: Clint Eastwood

Veterano da Guerra do Vietnã e empregado aposentado da Ford vê sua vida mudar quando finalmente percebe que sua vizinhança mudou, contendo gente jovem fazendo coisas de gente experiente, imigrantes e a violência das gangues, enquanto faz amizade com um jovem vietnamita. Preconceito, economia e uma atuação ducaralho de Clint em um de seus melhores filmes recentes, na frente e atrás das cameras.

Super Size Me
Ano: 2004 Diretor: Morgan Spurlock

Numa America onde o fast food se tornou a alimentação simbolo da nação, Morgan Spurlock decide fazer um documentário falando sobre como um regime diario baseado em McDonalds pode fazer com a pessoa.Além disso, mostra uma sociedade dominada pelas marcas comercias e vitimas da pessima alimentação.

Vinhas da Ira
Ano: 1940 Diretor: John Ford


Homem sai da prisão e tem que liderar sua familia em busca de uma America tomada pela Grande Depressão Econômica.Um dos melhores filmes do diretor John Ford, vemos uma America menos bela e utópica que custuma aparecer, além de um retrato serio da de como era a vida após a quebra da bolsa de 1929.

Segunda Feira ao Sol
Ano: 2002 Diretor: Fernando Aranoa


Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem), um machão rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas a verdade é que ele e seus companheiros, dos quais ele se torna uma espécie de líder, são perdedores completos, mergulhados no alcoolismo e em crises familiares.

Billy Elliot
Ano: 2000 Diretor: Stephen Daldry


Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade. Ótima historia sobre pontos de vista e mudanças sobre o que é certo e errada para uma pessoa que começa a tomar suas primeiras decisões.

Pom Poko - A Grande Batalha dos Guaxinins
Ano: 1994 Diretor: Isao Takahata

O crescimento de Tóquio durante os anos 60 originou uma explosão urbanística nos subúrbios; montanhas foram aplanadas e florestas abatidas. Os tanuki, uma espécie de guaxinins, vêem-se ameaçados pelo desenvolvimento dos humanos: a área habitável reduz-se, bem como os recursos alimentares. A falta de comida conduz a guerras internas, mas a sabedoria dos anciões canaliza a energia e a frustração de todos os tanuki contra o inimigo comum: o Homem.Antes de James Cameron cagar o sci-fi ecologico com Avatar, boa parte das historias vindas do Studio Ghibli são sobre este temas: ficção cientifica, ecologia e tradições, como por exemplo Nausicãa e Princesa Mononoke.

Tropa de Elite 2
Ano: 2010 Diretor: José Padilha


Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam, porque o filho Rafael (Pedro Van Held) tornou-se adolescente, Rosane (Maria Ribeiro) não é mais sua esposa e seu arqui inimigo Fraga (Irandhir Santos) ocupa posição de destaque no seio de sua família. Quem viu o filme saiu tendo grandes discuções sobre a politica no país,e os grandes estragos que o filme causaria caso chegasse antes das eleições.Já falaram muito sobre o filme aqui.

A Corrente do Bem
Ano: 2000 Direção: Mimi Leder


Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.

Bem, espero que vocês tenham curtido. Próxima semana começaremos o esquenta para o filme do Thor com... alguma coisa. Inté