sexta-feira, 15 de abril de 2011

Plantão do Monitor: Mulher Maravilha - Hiketeia

Publicado originalmente em: http://blogclimax.blogspot.com/2011/04/plantao-do-monitor-mulher-maravilha.html


[Monitor.jpg]
Hiketeia na antiga mitologia grega seria quando alguem cria com você uma relação de depêndencia mutua com alguem que fez algo muito errado, um crime por exemplo. Você direitos e deveres com essa pessoa, assim como a culpada também tem esse direito. Mas como em toda tragédia grega, o drama é constante e o caos é iminente.

Mulher Maravilha: Hiketeia é uma historia escrita pelo grande Greg Rucka(Mulher Maravilha Vol 2, Gotham Central) e desenhada por JG Jones (52, Y: O Ultimo Homem) e foi publicada originalmente no ano de 2002, e ainda é uma das melhores histórias da Mulher Maravilha não só da decada passada mas de todos os tempos.

A trama mostra quando uma jovem chamada Danielle Wellys procura Diana, agora não só uma super heroina mas tambem embaixadora de Themyscera no mundo dos homens, pedindo a Hiketeia, uma proteção contra crimes em troca de tratamento justo e mutuo entre as partes. Diana, seguindo as tradições fielmente, aceita, sabendo que as terriveis Furias querem trazer a sua punição a garota e a Mulher Maravilha, de certo modo. Mas o que ela não sabe é que os crimes de Danielle foram feitos em Gotham City, território do Cavaleiro das Trevas, e Batman não vai desistir tão facilmente de levar a jovem a justiça.

Temos no caso uma historia que define bem a Mulher Maravilha como aquela que está entre Os Melhores do Mundo ( nem o site, nem o grupo humoristico, estou falando do Batman e Superman), mostrando que uma heroina que age com o corção mas que respeita as leis sobre ela impostas. Respeitando a Hiketeia, a Mulher Maravilha procura respeitar as tradições e fazer que ambas cumpram o seu acordo.

Por outro lado temos a presença do Batman, representando a justiça dos homens moderna,e de certa maneira cega, que procura só punir sem se importar com os motivos da pessoa, ela esteja errada ou não. Alias por muitas vezes Batman nesta serie é utilizado como o elemento ardiloso a história, mostrando mais ou menos que o Homem é capaz de fazer coisas mais baixas pra ver seu objetivo cumprido.

E pra completar, temos as Furias, buscando sangue dos culpados e a dor daqueles que os ajudam, assim como também espera um minimo vacilo para que elas ataquem e se alimentem da carne daqueles que não cumprem sua palavra. mas como Diana descobre ao longo da historia, as vezes a maior dor não é necessariamente a física. As 3 Furias se diferenciam pela maturidade de ambas, e pequenos detalhes entre elas remetem outras vilãs da Mulher Maravilha.Se você está lendo a atual fase da personagem, dá pra fazer uma comparação com as Hysminai, as guerreiras renascidas.

A relação entre Diana e Danniele tem facetas de amizade, servidão e devoção, já que Danniele sempre foi fã da heroina e estudou profundamente a mitologia e cultura gregas, e por isso mesmo ela seguiu a leis de antigamente. E o lado e a opinião de Diana em relação a isso é que não se pode aplicar as leis de antigamente de maneira literal do jeito de hoje, mas usar os ensinamentos de outrora hoje em dia, junto com a ideia do heroi classico que foi a base para praticamente todos os personagens da DC Comics, de que os bons devem ser defendidos,e se possivel, aqueles que fizeram algo de errado merecem uma segunda chance.

Nota : 9.0