terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Plantão do Monitor: Hellblazer - Bad Blood

Publicado originalmente em: http://blogclimax.blogspot.com/2011/01/plantao-do-monitor-hellblazer-bad-blood.html


[Monitor.jpg]

Fala pessoal! Depois de um hiato caçando HQ's bacanas pra vocês o Plantão volta, dessa vez falando sobre uma história da Vertigo.


Hellblazer: Bad Blood é uma revista dos ano 2000, data que muitos antigamente pensavam que teria carros voadores e coisas estilo Jetsons, ou o fim do mundo, os os dois, que mostra exatamente isso: o futuro de John Constantine.Ela foi escrita por um importante criador da serie, James Delano, e desenhada por Philip Bond (que entre outras coisas fez 2000 AD, Dooom Patrol e Kill You Boyfriend, HQ do Morisson que espero ainda falar aqui).


A historia resumidamente é a seguinte: no ano de 1997, a conhecida Princesa Diana morre e é rpaticamente canonizada dentro da Inglaterra, e a partir daí uma "maldição" cai sobre a familia real, onde cada ano morre mais gente da realeza. Mudando de cenário, no ano 2025 a Ingletrra dominada por um governo parlamentarista praticamente ditatorial e sua monarquia praticamente não tem poder politico no país, além do fato do governo usar a TV e a religião combinados para manipular as pessoas.


Neste cenário, vemos um milagre: John Constantine etá mais velho, mas tirando esse fator ele continua a mesma pessoa. Sua grande amiga dessa época é Dolly, uma enfermeira lésbica e principal fonte de renda e serviços basicos de saúde, que se importa bastante com a situação politica de seu país, diferente de seu místico companheiro.A merda começa a feder quando é descoberto que Dolly é a unica sobrevivente da linhagem real, fruto de uma relação proibida de um jovem principe com uma DJ indiana.

A idéia da monarquia é ultilizar o "reality" show Bloodline para apresentar a sua versão da vida de Dolly, e depois de tomar o futuro bebê real dela, e a tornar uma martir perante o publico (ou seja, despacha-la quando ela nao for mais util),e a partir dái os poucos nobres vivos iniciariam um golpe de estado que levaria de volta o total poder politico aos reis. Mas com John Constantine envolvido no meio da história, as coisas não serão tão simples...

As primerias duas edições so focam mais em Dolly (a ovelha indo pro abate, sacaram o trocadilho de Delano?) conhecendo seu passado misterioso e muito do dessenrolar do Bloodline, enquanto as duas ultimas focam mais em Constantine tentando acabar com o problema e se aproveitando da situação.A integração entre os personagens principais e suas coadjuvantes (um gordo Chas Kramer e a namorada/segurança de Dolly) trás um humor inglês refinado e divertido de assistir. Mas algo que senti falta foi do lado mais sobrenatural presente, apesar de que a idea é mostrar o personagem mais desligado desse mundo, já que com a idade ele adquiriu experiência suficiente para passar a perna dos outros sem apelar pra magia.

A interpretação de Delano para o cenário futurstico dá historia ficou bem coeso, dá pra perceber que é uma data futura mas não tem muitas viagens tecnológicas. Ainda mantem algo comum em varias historias do tipo de mostrar um futuro distópico, neste caso não tão grave, mas mesmo assim demonstra que mudanças são necessarias para que um cenário pior do que está não ocorra. É claramente uma revista politica, que não necessariamente fez alusão a grande eleição da época que a HQ foi lançada (Bush contra Gore) mas demonstra uma stuação que até hoje é universal, que é a do controle das massas e sujeiras politicas.


No final das contas, as mudanças acontecem, e um velho mundo atrasado mostra que ainda tem potêncial para surpreender e evoluir, assim como o próprio Constantine, que no fim das contas vive uma fase mais "live and let live" do que tentar escapar de Satanás, ele está num momento cool da sua vida.Passa por muita merda ainda, mas o sorriso sarcástico no rosto também se mantem firme como o tempo.

NOTA: 8.0