quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Review de HQ: Cowboys & Aliens



Se você for parar e analizar,a conquista de territórios até então desconhecidos, especialmente onde hoje é os Estados Unidos da America, foi baseada na ideia de ser uma civilizção inferior "precisando" de uma salvação.Chegando no local, os desbravadores capturaram os moradores locais, ultilizaram sua mão de obra e exploraram seus recursos naturais.Mas tente imaginar uma situação onde toda a especie humana, seja de qual região ou modo de vida que ela vivia , esteja ameaçada por alguem exterior. Alguem do espaço.

Esta situação é mostrada na HQ Cowboys & Aliens, de uma das primeiras editoras de quadrinhos derivadas de fato de um estudio de Hollywood, a Platinum (Studios) Comics, e escrita por Andrew Foley e Fred Van Lente, e desenhado por Dennis Calero e o brasileiro Luciano Lima. mas vamos voltar no tempo e contar como a revista foi criada.Uma HQ com o nome (mas não com a mesma historia) foi criada em 1996 pelo escritor Tom Arvis pela editora Sureshot, numa mini-historia de 16 páginas.Em 2004 a Platinum compros os direitos do nome, fazendo em que uma disputa oficial entre a editora e Arvis acontecesse, chegando num acordo que gerou a mudança de titulo da historia de Tom para Wayout West.

Bem, bem vamos a historia.O ano é 1973, é uma caravana de pessoa é escoltada pelo cowboy Zeke e a pistoleira Verity, servindo como seguranças até uma cidade do recem desbravado velho oeste.Durante um ataque indígena, uma nave alienigena cai na Terra, e dentro dela não está aliens amigavéis. O Comandante Dar e sua equipe de consquistadores galaticos estão tentando voltar pra casa, mas também não deixaram o planeta sem toma-lo em seu poder.Chegando em Silver City, o corrupto prefeito Alan Cross é acusado de ter enganado as pessoas sobre a prosperidade da cidade, no mesmo momento que ela sobre um ataque brutal dos Invasores Espacias.Não tendo outra opção, os moradores da cidade são obrigados a se juntar aos apaches, liderados por War Hawk, e a cientista alienigena e espiã contra os colonizadores espacias Kal, para ver se conseguem impedir que uma invasão em larga escala aconteça.
Mostrando uma mudança de perspectivas do caçador e caça, de quem tenta se expandir e de quem está tentando para não ser eliminado, torna a historia um conto sobre preconceito, e de como o ser humano precisa sempre viver na pela uma dor para poder entender a experiência ruim do outro. mas no fim das contas o que prevalece de fato é o instinto de sobrevivência, e temos a vantagem de podermos nos atualizar facilmente com outras tecnologias, o que vai ajudar na batalha de Zeke, Vality e War Hawk contra os Aliens.

E da união entre as duas culturas que um entendimento mutuo acontece, gerando assim uma mudança de mentalidade de quase todos.Quase, por que como o prefeito Cross mostra, haverá sempre pessoas tentando passar pela esperança a fim de simplismente sobreviver a custa dos outros.Mudanças são penosas, pois tem que basicamente mudar a mentalidade chula das pessoas pensarem, mas quando se ultrapassa o preconceito todos só tema ganhar.Mas como o final indica, há possibilidades da guerra galatica ser continuada, mas com chanmces das pessoas nunca saberem o que de fato aconteceu e como esse evento pode ter mudado toda a sociedade até então.O roteiro consegue ser bem claro nestes pontos.

Em relação a arte, o traço de Luciano Lima não é exatamente o mais refinado, mas tem a vantagem de ser extremamente dinâmica, te deixando animado ou passando as sensações certas no momento certo,e ajuda ainda mais a manter a boa imagem dos artistas brasileiros lá fora. Algo que de certa maneira pra mim foi visto como algo negativo que a combinação da arte dos aliens com certos aspectos do roteiro deixou tudo mais parecido com um desenho animado dos anos 90, sensação que vai e volta algumas vezes no decorrer da leitura, mas que não chega a atrapalhar o bom resultado geral.Cowboys & Aliens faz parte de um movimento importante da cultura pop(que ainda vou falar no CinemaScope) que é da geração dos "westerns mistos" que jogam elementos novos ou fantasiosos dentro do velho-oeste.Rende uma boa leitura e uma historia de ação boa de companhar.

Nota:8.0

Saiu uma HQ online que segue os aocntecimentos da grapic novel, Cowboys & Aliens II :Worlds at War, que é escrita por Alana Joli Abbott, que é uma leitura muito interessante.Você pode vê-la aqui. Ainda farei uma resenha sobre ela, fiquem ligados.

E o filme baseado na HQ chega em agosto em terras brasilis, confira o trailer!


E o trailer da HQ você pode ver abaixo:


Até a proxima!