segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CinemaScope: Ghost Dog, O Caminho do Samurai

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2011/02/cinemascope-ghost-dog-o-caminho-do.html


O CinemaScope deste fim de semana vai continuar o assunto da semana passada com um filme que mostra bem a idéia de culturas, sejam elas parte do mundo opo ou não, se cruzando e coexistindo criando algo novo, e porque não, espetacular.Esta semana vamos falar de Ghost Dog: O Caminho do Samurai.


Ghost Dog é um filme dirigido e escrito por Jim Jarmusch (Flores partidas, Dead Man, Sobre café e Cigarros) e foi lançado no ano de 1999. A historia é o seguinte: Em Jersey City, um assasino Afro-Americano segue o Hagakure, a filosofia e estilo de vida dos samurais. Ele mora sozinho, na simplicidade, somente com pombos-correio como companhia, e é chamado nas ruas de "Ghost Dog". Seu mestre, que salvou sua vida há oito anos, faz parte da máfia local. Quando a filha do chefe da máfia é testemunha de um dos trabalhos de Ghost Dog, ele torna-se dispensável. As primeiras vítimas são as suas aves, e em resposta, o assasino vai em encontro a seus atacantes, mas não ele não quer prejudicar o seu senhor ou a moça envolvida. Na ocasião, ele fala com seu melhor amigo, um haitiano de língua francesa que vende sorvete no parque, e com uma jovem garota com quem ele discute livros. Será que ele pode permanecer fiel ao seu código? E se ele faz, qual é o seu destino?

O filme se passa em um ambiente urbano, mas todos seus personagens remetem algo do passado ligado a atualidade.Temos de mafioso fãs de Public Enemy, uma mulher com problemas psicológicos fã de desenhos animados classicos (Pica-Pau, Pernalonga), e claro, o personagem principal, um matador de aluguel que seja um filosofia oriental antiga, e que ao mesmo engloba todos os aspectos dos outros personagens em certos momentos chave do filme.

O filme mostra que tudo está interligado e é influênciado pelo o que há a seu redor.E o fato da tecnologia estar nos deixando cada vez mais proximos (afinal, o filme foi feito em 99) começava a mostrar que todos tinham contatos com todos, apesar de não necessariamente entendermos o que falamos, todos podiam estabelecer amizades.Mostra que o mundo é influênciado pelo passado e pelo presente como se fosse um só moldando assim o futuro, que por coincidência só pode ser feito se as velhas regras forem postas a prova.

Mostrando que não só o cinema se recicla para criar algo novo, mas a sociedade em si precisa olhar para trás para andar para frente, não só socialmente, mas em sua integridade.Por ser um meta-filme, ele ultiliza de outras midias para não denunciar sua posição, usando livros, musica (especialmente hip-hop) e televisão para construir um espelho para tornar aquele mundo real, além de utilizar outras influências visuais e narrativas, que vão de Tarantino a Looney Toones e engloba tudo isso como formas genuinas de arte. Destaque também para a trilha sonora matadora de RZA.

Ghost Dog é um dos melhores filmes da virada do século e mostra bem não só o futuro do cinema, mas também como estamos vivendo, cada vez mais interligados e com trocas constantes de influências, e como isso molda nosso carater e o porque da importancia dos estilos de vida se cruzarem.

Nota:9.0

Titulo original:Ghost Dog: The Way of the Samurai
Ano de lançamento:1999
Dirigido por: Jim Jarmusch
Com:Forest Whitaker, Henry Silva and John Tormey
Estúdio: Artisan Entertainament