terça-feira, 1 de março de 2011

Review de HQ: Ultimate Thor



"Você sente falta de fé, irmão ... ou você acredita?" Esta pergunta indaga sobre a realidade das coisas em Ultimate Thor, revista em 4 edições escrita por Jonathan Hickman e desenhado por Carlos Pacheco, que mostra a origem do personagem no universo Ultimate antes e durante a metada da primeira fase da equipe por Mark Millar. Ndesta HQ temos tudo aquilo que para mim deveria estar no filme: uma historia sobre responsabilidade (mas diferente do tipo de responsabilidade do universo 616), que se espelha na mitologia viking apesar de não ser o Thor nórdico,e claro, uma boa historia.

Tudo começa na Inglaterra, onde a versão Ultimate do Capitão Britânia e seu pai, que trabalham na E.U.S.S (que acredito que seja pra cuidar dos metas e super herois presentes na Europa), tem um interessante caso em mãos: um homem que se diz Thor, filho de Odin, Deus do Trovão da mitologia nórdica.O caso aqui é a tentativa de se provar se ele é um louco ou se realmente é a encarnação fisica de um deus na terra.Para isso, temos a ajuda do doutor Donald Blake,que depois se prova ter uma importancia maior na historia, na tentativa de se lembrar de seu passado e como isso afetará o seu futuro.

Enquanto isso, voltamos ao passado, numa era que Asgard acana de sair de uma longa guerra contra os Gigantes de Gelo de Jotunheim como vitoriosos.Enquanto os irmãos Thor, Loki e Balder caçam os ultimos inimigos foragidos, Odin tem planos maiores para Thor, que deve se tornar o proximo a comandar Asgard numa nova era, mesmo que para isso o Ragnarok tenha que acontecer.

E nessa parte do fim do mundo nórdico que Loki entra, como filho que desde sempre nunca gostou de sua posição na familia, como filho da mulher que foi dada ao Rei dos Gigantes de Gelo para troca pacifica em um dos momentos de guerra, invejoso perante a posição de seus irmãos perante seu pai, mas consciente do poder de destruição que tem, e da crueldade em seu coração.Após ser expulso do reino por cometer o assasinato de seu irmão Balder, Loki se disfarça de Barão Zemo (tendo ligação aí com o Capitão America, o que pode ter influência ou não nos filmes) com seu exercito nazista a disposição, se alia aos Gigantes de Gelo para botar Asgard abaixo.E consegue.

O universo Nordíco Ultimate gira ao redor de Odin, e tudo que há naquela terra e nas pessoas há sua essência, sua energia, incluindo aí nas pessoas que vivem e nasceram em Asgard.E há runas em formatos de pequenas pedras que permitem que você viaje pelos 8 reinos conhecidos, basicamente são as chaves da Ponte Arco-Íris Ultimate, que tem papel importante na hsitoria.O papel de Thor quando ele se lembra daonde veio e de quem é, no caso, é tomar uma posição de ser o lider dos Asgardianos numa nova era que se aproxima, mas que ainda não chegou, e ser o defensor de sua nova casa enquanto o momento de reeguer Asgard não chega. O interessante também é a explicação para o equipamento dele na terra( mostrando por exemplo as origens do escudo peitoral e do Martelo) tudo de certa maneira baseada na realidade mas com capacidade exagreda.Não é pra ser realistico, mas tem que ser cabivel para dar a sensação que aquilo é real dentro daquele mundo.

Ultimate Thor ainda é uma historia sobre responsabilidade, mas com muito mais coisas inseridas, que ao mesmo tempo consegue se manter com significado próprio e como complemento ao Thor original.Altamente recomendado.

Nota: 9.0

Apesar da Marvel hoje em dia ter se tornado algo que te obriga a não ler o que ela publica, ela ainda tem algumas coisas que valem a pena conferir, e como o filme da Paquita do Martelo está mais proximo, então mais reviews de historias que eu considero bacanas e englobam o personagem devem aparecer nos proximos meses.O mesmo deve acontecer com o Capitão America, X-men e Lanterna Verde (este ultimo no Plantão do Monitor). Então nos vemos na proxima!