sexta-feira, 11 de março de 2011

Plantão do Monitor: Twilight

Publicado originalmente em: http://blogclimax.blogspot.com/2011/03/plantao-do-monitor-twilight.html


[Monitor.jpg]

E não, não estou falando do filme com os Emopiros.

Twilight no caso é uma Graphic Novel em 3 edições lançada em 1991, escrita por Howard Chaykin (do classico American Flagg!) e desenhada por José Luis García-López(Estrada Para a Perdição, Jonah Hex) que busca ressucitar antigos personagens de ficção cientifica da editora e traze-los em um jeito novo e diferente.No caso os personagens ressucitados pela história são Tommy Tomorrow, Star Rovers, Star Hawkins, Space Ranger, Manhunter 2070, Space Cabbie e Knights of Galaxy mas todos bem diferentes de suas versões originais, porem foram mudanças positivas em favor da historia em favor da historia.

O mundo de Twilight é fortemente influênciado pelo movimento steampunk, o Incal de Jodorowsky, Duna de David Lynch e Blade Runner de Ridley Scott. Um futuro onde animais e maquinas evoluiram e os humanos estão correndo risco de extinção. Onde ainda está presente a sede de poder, o fanatismo religioso, preconceito e a busca da vida eterna. Há expansão agressiva do espaço, tecnologia altamente evoluida mas mesmo assim com um olhar forte pro passado, como se fosse uma via de mão dupla para o futuro.


A historia é toda contada pelo ponto de vista de um envelhecido Homer Gint (um dos 3 Star Rovers), testemunha e também peça importante em varios dos acontecimentos importantes no ultimo milênio que a trama se passa.Os outros dois membros da equipe são Rick Purvis, coronel e jogador-celebridade com manias violêntas, e Karel Sorensen, reporter que já foi esposa de Homer e que se tornou uma Deusa após absorver a energia de uma raça alienigena durante um explosão.

Tommy Tommorow aqui é o vilão da historia, sempre querendo mais e mais, seja poder, imortalidade ou divindade, e não tem escrupulos nehum para que isso aconteça.A ex-esposa de Tommy, Brenda Tomorrow, foi abandonada pelo seu amrido,e além de ser uma ótima pilota e estrategista, quer descobrir mais sobre a fonte dos poderes da agora deusa Karen e descobrir a cura para a imortalidade. O Comandante Wood era subordinado a Tommy Tommorow até que foi testemunha da transformação de Karen e se tornou o lider da armada conhecida como Knights of Galaxy.

E pra completar, agora temos os irmãos John Staker (Manhunter 2070) e Alex Staker(Star Hawkins), ambos caçadores de recompensas, que tentam sobreviver no universo caótico. Ilda, a robô que é a grande paixão de Alex, age compkletamente perdida em suas ações, e só quer ajudar, apesarv de não ter corresponder os sentimententos de Alex e ter o desprezo de John.Enqunto Jonh alcança vôos mais altos em sua carreira, alex está bebado e acabado, perdido entre a bebida e a busca por seu amor, mas que terá na morte de Tommy Tommorow de se juntar com sua amada.
Abaixo tem um sinopse resumidas no que acontece nas 3 edições.

Livro 1: Last Frontier - Rick Purvis termina para sempre a possibilidade de uma paz duradoura entre o homem e a mistura entre animais e maquinas.A obsessão de Tommy Tomorrow com a vida eterna significa encontrar o último dos Methuseloids, e Homer Glint testemunha a transformação Karel Sorensen numa Deusa.

Livro 2: Lords of the Long Shadow - Brenda Tommorow fala para a agora Deusa-Karel de acabar com a Praga da Eternidade (que a cada dia mais deixa uma procentagem alta dos seres humanos imortais)para que a vida da humanidade possa retornar a um equilíbrio fundamentado, devolvendo as almas dos Methuseloids (e a energia que alimenta Karen) seu devido lugar. mas Tommy Tommorow cansou de esperar e mata Karen, absorvendo parte de seus poderes para si e se auto-intitulando o novo Messias.

Livro 3: Blood on the Stars - É o conflito final! De um lado: Star Hawkins, Jon Starker, Ilda, Brenda Amanhã, Karel Sorensen e Homer Glint querendo evitar mais caos xenofóbico no universo! Do outro lado: Tommy Tomorrow e sua nova ordem mundial! Quem vencerá? E como isso vai acontecer?

Bem, sobre a revista: as sequencias de ação são mostradas como sendo o grande evento da edição, então ela não é exatamente algo presente, apesar de que quando acontece é nuna escala épica.O foco da historia é mais politica e psicológica, e é muito bem trabalhada neste quesito, apesar de que a passagem de tempo elimine alguns personagens da trama , mas isso não chega a atrapalhar a qualidade do produto.

A arte de Garcia-Lopes está inspiradissima e é um deleite para os olhos, e Howard consegue desconstruir os personagens sem se tornar "uma cópia de Watchmen", especialmente pela época que a historia foi lançada.Estranhamente Twilight é uma ótima revista da qual não é muito lembrada, que inicia a decáda de 90 reunindo criativamente muito bem todas as inovações da ficção ciêntifica da decada anterior.


Nota: 8.5