terça-feira, 22 de março de 2011

Palavras a 100 p/ hora: Atraso do Lanterna Verde - O Filme


Bem, estou aqui rapidamente desenterrando essa velha coluna (todos minhas velhas colunas voltaram esporadicamente, relaxem [como se tivesse alguem que se importasse com isso XD]) para falar de um assunto que me deixou, muito,MUITO puto. Como vocês estiveram sabendo, o filme do Lanterna Verde vai se atrasar, mudando de sua data de lançamento mundial (17 de julho) para uma mais...ingrata no ponto de vista de todos (19 de agosto). Foi uma decisão errada? OBVIO que foi.

Mas vamos observar umas coisas: Lanterna Verde estreia dia 17 de julho, junto com eles (ou na semana seguinte, sei lá) estreia Carros 2 (sequência do pior filme da Pixar). Ambos em 3D. Na semana seguinte teremos Transformers 3: Pink Floyd Edition (Dark of The Moon, sacaram, sacaram?), também em 3D. E uma ou duas semanas depois teremos ainda o ultimo Harry Potter e Capitão America, todos em 3D!

Agora faça a pergunta: Quantas salas em 3D o Brasil tem? E essas salas atendem a demanda para tantos filmes no formato? Não. Apesar dos cinemas, especialmente do tipo multiplex, se multiplicarem, o numero de salas é ainda pequeno, porém crescente. Mas não o suficiente para atender a avalanche de filmes que chegam no formato, especialmente este ano. Além do fato que a Warner teria seus grandes filmes do meio de ano praticamente colados, no caso a presença de Lanterna Verde poderia atrapalhar Harry Potter (pfff) ou vice-versa (mais provavel), fazendo perder publico e grana.Em agosto, de fato, teriamos uma lançamento mais tranquilo e sem grandes inimigos a se enfrentar.

Mas como falei na Analise dos filmes da DC Comics em 2011, Lanterna Verde é um filme acima de tudo sobre/de riscos. Obviamente por lançar bem depois da data original vai fazer muitos ficarem tentados e baixar o filme na net, mas dependendo como se sair de grana e criticas, isso vai ser bom para que os fãs, o grande publico e os fanboys retardados e reclamões vejam o filme com melhores olhos. Mas também pode dar o efeito contrário. O atraso pode dar mais grana, ou confirmar o filme como fracasso aqui no Brasil.

Scott Pilgrim quase não sai por essas terras nos cinemas (nem deveria, o filme e a HQ são uma bosta) mas houve campanhas dentro e fora dos Estados Unidos para ser exibido nos cinemas. Não acredito que a Warner vá bota-lo direto para dvd, afinal é muita grana envolvida, mais do que em The Losers e Jonah Hex (que foram filme baratos pro padrão Hollywoodiano), ou seja ele vai sair de qualquer maneira. O atraso é pessima pros fçãs que esperam ver ansiosamente o filme, além de nerds chatos ou não em geral , mas quanto será essa fatia do publico de fato? Foram eles que bancaram os 1 bilhão de TDK? Obvio que não, mas com fãs ajudamos a mostrar como este filme(ou personagem) é legal, e o atraso não ajuda na divulgação, tanto pela pirataria quanto por outros fatores.

A decisão foi idiota, mas se parar para analizar tem seus motivos reais, não por causa que o filme poder-ser-ou-não-uma-bosta e coisas do gênero.A sua força de vontade,e a do filme em si, vão assegurar a qualidade, independente da data lançada.Então não fique deprimido. Fique puto com a Warner, mas ultilize esse tempo para mostrar a outras pessoas como esse filme pode ser legal, como aquele universo é fantástico.O filme vai ser bom? Eu não sei, afinal não estreou em lugar algum, mas tudo indica que sim. O novo trailer sai nas proximas semanas, junto com uma penca de coisas.E como diria o grande Blaze Bayley, take a leap of faith!