quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Revirando o Baú : Bravura Indômita com John Wayne



Com a chegada do filme dos irmãos Coen no Brasil, decidi ver o filme original e falar sobre um dos ultimos filmes do fodão John Wayne.Apesar de fã de poucos westerns americanos (prefiro os italianos), Wayne ajudou a moldar o estilo e trazer inumeros personagens e historias classicas. Mas do que se trata True Grit? Ele presta? Respostas abaixo.

A historia mostra um velho-oeste em plena expansão e deixando de ser a terra sem ordem de outrora.Mas o fato de haver ordem, tornou uma das marcas dele, a morte, em algo banal.Coisa que a jovem Mattie Ross(Kim Darby) descobre a procurar o assasin de seu pai, Tom Chaney (Jeff Corey), do qual a familia tinha acolhido e ajudado em momentos de necessidade. Mas ao procurar ajuda para prender o criminoso, ela vê presa as amarras da lei, sendo obrigada a pagar ao delegado local Reuben J. 'Rooster' Cogburn (Wayne) a prender o bandido. Mas só que o Texas Ranger La Boeuf (Glen Campbell) também está atrás de Chaney, que matou um senador do Texas, e quer a recompensa pela cabeça dele. vendo uma situação que necessidades finãnceiras ultrapassa o senso de justiça e vingança, Mattie acompanha os dois homens da lei para achar e punir os culpados.

Como disse anteriormente, o tema é sobre justiça, simples, curta e justa, e com a honra dos duelos de outrora.A cena do julgamento e enforcamento mostra bem o quão banal morrer ficou naquela época. familias inteiras saem de suas casas e até de outras cidades só para verem as pessoas morrerem, e depois que acontece elas vão embora como se nada tivesse acontecido. Cogburn vai atrás pela grana,e pelo senso de regeneração, afinal ele é um homem das antigas, que entrou "na moleza" de sempre atirar por trás, ou qualquer maneira que torne seu trabalho mais facil.

La Boeuf é convencido, mas malandro quando quer, elhe interessa muito ver Tom morto. entre os dois, está Mattie Ross, com seu cabelo curto indicando igualitade entre os homens do filme (recurso bastante ultilizado no cinema por sinal) cuidando do dinheiro e servindo as vezes de donzela em perigo, e quase todo o tempo EXTREMAMENTE irritante.

É interessante ver nos papéis coadjuvantes os jovens Denis Hooper e Robert Duvall nos papéis dos bandidos. John Wayne neste filme prova que ainda tem caldo pra render, mesmo que seja um papel que sintetiza todos ou outros faroestes da sua carreira, mas que lhe rendeu um Oscar em 1970 e uma sequência chamada Justiceiro Implacável em 1975. No geral o diretor Henry Hathaway fez um trabalho bom, mas sem muitas novidades e inspiração especialmente para bater o furacão Sergio Leone que surgia na época. É um bom filme, mas nada mais do que isso.

NOTA: 7.0