quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Conheça o Besouro Verde!



Com o filme do Seth Rogen estreando na gringa e chegando em breve em terras brasileiras, decidi fazer esse "tutorial" sobre o personagem para você ter uma melhor idéia do que raios seja o personagem.Então, é hora de você conhecer mais sobre a Vespa Verde! (Porque Hornet significa Vespa, e não besouro como a bizarra tradução BR sugere).

A Era de Rádio
Antes da TV entrar na vida das pessoas e a industria cinematografica bombar, o rádio era a midia mais popular de todas.E mais importante do que você imagina.Por exemplo, o primeiro encontro oficial entre Batman e Superman é datado na epoca do rádio, durante o programa do Homem de Aço. Na rádio WXYZ, George W. Trendle e Fran Striker foram os responsaveis pela criação do personagem a pedido do chefe deles James Jewell, para fazer a trinca com Lone Ranger e Challenge of the Yukon.O seriado ficou bastante popular, tendo temporadas entre 1938 a 1950, voltando para o season finale em 1952.

Era da Televisão
Na decáda de 60, Willian Dozer era o cara, principalmente por ter tornado a sua versão do Batman um icone da cultura pop da época.mesmo com a tentativa fracassada de um dos criadores do personagem, George W. Trendle, em bolar uma serie televisiva em 1951 e 1958, foi só em 1966 que a serie foi pro ar, com Van Williams no appel de Britt Reid e um jovem Bruce Lee no papel de Kato, antes de se tornar a maquina de dar porrada do qual será conhecido eternamente.Foi nesse seriado, que infelizmente teve um curto periodo de vida, que a Black Beauty, veiculo dos herois, ganhou popularidade.O seriado era tudo que o batman do Adam West poderia ter sido e não foi: serio, realista e ainda sim antenado com o que acontecia nos quadrinhos da sua época.

Era dos Quadrinhos

As publicações do Besouro Verde nos quadrinhos sempre foi meio erráticas, ganhando estabilidade só a pouco tempo com a Dynamite Comics assumindo o controle do personagem.A Helnit (Holyoke) Comics foi a primeira a fazer quadrinhos do personagem, logo após o incio da serie.Passou ainda pela Harvey Comics e Dell Comics com algumas one-shots, antes da volta nos anos 60, quando a Gold Key Comics publicou um mini-série em 3 edições baseada na serie de TV.

Em 1989, o Besouro Verde volta numa serie regular da NOW Comics com uma trama bstante interessante.Começa estabelecendo os primeiros Besouro e Kato, Britt Reid II e Hayaski Kato, e seus destinos: Kato virou astro de cinema enquanto Britt morre com uma parada cardiaca. Anos depois, mostrando os personagens nos anos 60, com a primeira versão feminina de Kato (Mishi Kato) e o neto de Brit Reid , Paul Reid, assumindo o manto do heroi substituindo seu irmão morto.Outros 2 Kato's apareceram durante a serie:Ikano Kato e Kono Kato.A revista na editora NOW durou de 1989 a 1995, incluindo um especial solo de kato escrito por Mike Barron.Antes de acabar com a serie e a editora falir, eles lançaram ainda Tales of Green Hornet, mostrando historias com o personagem nos anos 40, nos anos 60 e no futuro em 2080.

Depois mais de 10 anos, a Dynamite comics obtem os direitos do personagem e Kevin Smith apresenta numa mini-série a sua versão do personagem que quase chegou a ir pro cinema.Mostrando uma historia conteporânea, e a volta da versão feminina de Kato.Entre as revistas da linha "Green Hornet" estão Green Hornet: Parallel Lives, prequel do filme de Michel Gondry, Bloody Lines, GH Strikes!, Year One, Golden Age Remastered. Kato também tem suas revistas na editora:Uma deles escrita por Kevin Smith e uma sobre a origem do personagem.

Era Literária
O personagem também tem uma respeitavel carreira nos livros.Já teve romances publicados pela Western Publishing, Big Little Books, Dell Publishing e atualmente está na Moonstone Books com média de dois livros por ano.veja alguns deles abaixo:
The Green Hornet Strikes!
The Green Hornet Returns
The Green Hornet Cracks Down
Green Hornet: Case of the Disappearing Doctor
The Green Hornet in The Infernal Light
The Phantom Chronicles 2 (participação especial)

Era das Cinesséries
Besouro Verde teve duas cinesséries: The Green Hornet (pela Universal), com 13 capitulos e estrelado por Gordon Jones (Britt Reid/ Besouro verde) e Keye Luke (Kato) que lutavam contra um sindicato do crime com um misterio lider por trás de seus atos.Essa cinessérie foi dirigida por Ford Beebe e Ray Taylor.

Em The Green Hornet Strikes Again!, também feita pela Universal, seguia uma linha diferente das maioria das cinesséries da época: ela contava historias soltas, sem ligação entre os epísodios.Com 15 episódios dirigidos por Ford Beebe e John Rawlins, tendo Warren Hull como Britt Reid e Keye Luke novamente como Kato.

Curiosidades

O Besouro Verde é tataraneto do Lone Ranger (Zorro do Oeste), sendo que este acontecimento foi durante a genêse do personagem nos rádios.O neto do Lone ranger se chama Dan Reid, mesmo Dan Reid pai de Britt Reid, o tornando sobrinho-neto do Zorro do Oeste.

Kato já foi japones, filipino, mas acabou ficando como coreano mesmo.

O ator que fez o herói na serie de TV, Van Williams, fez uma ponta no filme que conta a vida de Bruce Lee: Dragon: The Bruce Lee Story.

Kevin Smith teve uma cena de sexo vetada entra Besouro Verde e A Kato, cena esta que estava no roteiro original do filme.

A musica de abertura/tema da serie de rádio é "Flight of the Bumblebee" de Nikolai Rimsky-Korsakov e "The Infernal Dance of King Kashchei" de Igor Stravinsky.





Bem, dia 14 de fevereiro chega o filme com o personagem, nos vemos lá com a resenha do filme! Então fiquem com o trailer e até a proxima!