segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Uaréview: Lanterna Verde - O Filme

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2011/08/lanterna-verde-o-filme.html


Uaréview
Por Monitor


Finalmente, depois de quase dois meses de atraso, o primiro filme grande da Warner/DC Comics sem ser um Batman e Superman chega as telas, e com muita coisa sendo colocada em jogo. Por causa da performance abaixo do esperado em sua bilheteria, muitos acusam do filme ter sido ruim. É verdade ou mentira? Veja o que esse humilde escriba tem a dizer.Pode conter pequenos spoilers pelo caminho, mas já está clinicamente comprovado que isso faz bem, então seguiremos em frente.

Bem, antes de mais nada, a história: No espaço, uma nave cai num planeta e seus tripulantes sem querer acordam a entidade conhecida como Parallax (voz de Clancy Brown, veterano com trabalhos na DC Animada), um antigo Guardião de OA que foi tomado pela impureza amarela do medo. Os Guardiões de OA criaram muito tempo a Tropa dos Lanternas Verdes, protetores intergaláticos que se utilizam da energia verde da força de vontade para policiar a galáxia.Enquanto Parallax destroi civilzações inteiro, a criatura encontra seu carcereiro, o Lanterna Abin Sur (Temuera Morrison), que logo após ser abatido em combate, se dirige a Terra a procura de um substituto para a Tropa.

Na Terra, o piloto de testes Hal Jordan (Ryan Reynolds) tem passado um dia difícil. Após comprovar que os novos jatos com inteligencia artifical não são bons o suficiente, quase cancelando o contrato da empresa da qual trabalha com a aeronaútica, ainda sofre a pressão de sua melhor amiga/nova chefe e amizade colorida Carol Ferris (Blake Lively), e o descontentamento de sua família com suas ações precipitadas. O trauma da morte de seu pai o fez irresponsavél e recluso, com medo sempre de se comprometer a alguem e alguma coisa.Mas quando o moribundo alien Abin Sur lhe oferece a chance de entrar na Tropa dos Lanternas Verdes, sua chance de assumir suas fraquezas e crescer como pessoas finalmente chega.

No caso a questão principal do filme é como lidamos com o medo, e por assumirmos nossas fraquezas nos tornamos mais fortes, havendo aí grande ligação com as revistas que estão sendo escritas por anos por gente como Geoff Jonhs e Peter Tomasi. Assumir que nos temos medo não nos torna mais fracos, mas se entregar ao medo nos destrói por dentro. Ter sentimentos é bom, pois ajuda a fazer encarar nossas escolhas sem elas nos dominarem e virarmos escravas dela.

Sinestro (Mark Strong) não crê quando os Lanternas, unidos, não conseguem derrotar Parallax de cara, e junto com a omissão completa dos Guardiões faz a criação do primeiro anel de energia amarela, na tentativa de se utilizar fogo contra fogo.Hector Hammond (Peter Saasgard) se mantém distante e alienado de tudo e de todos, e não procura realizar seus desejos, como revelar seu amor, mas também é passivo demais para tomar uma atitude contra aquilo que ele não gosta.Quando Parallax o infecta, todo o ódio interior é exposto, assim como sua recém habilidades telepáticas. Hal, por seu medo de se comprimissar e machucar aqueles que o ama, mantém as pessoas distantes dele graças a sua arrogância, escudo de sua personalidade pra não se envolver.Com o anel, ele é obrigado a fazer escolhas que os reconecta com as pessoas que ele ama e assumir que tem medo de ficar a sombra(e das falhas) do pai para sempre.

Apesar de não ter muitas citações ao resto do Universo DC, exceto uma citação sobre Adam Strange, que parece ser amigo de Hector, a presença da Amanda Waller(Angela Bassett) é bacana pros fãs, dando pistas que realmente pode haver mais coisas escondidas naquele mundo do que os filmes deixam pensar, já que aparentemente ese filme também segue o padrão Nolan de "ficar na sua". Mas me faz pensar como esses mundos poderiam se interligar depois, num World's Finest ou no lendário filme da Liga da Justiça, mas cago regra sobre isso em outra oportunidade.Citando raidamente, os efeitos especias e o 3D dentro do filme empolgam, o dinheiro a mais investido nosso valeu a pena.

Um dos grandes momentos engraçados do filme é quando a cena clássica do "herói encontra mocinha depois do resgate" (num estilo bem Superman do Donner) é sacaneada com a descoberta relampago da identidade do lanterna Verde por Carol. Apesar do ator principal do filme ser conhecido mais pelos seus papéis de comédia, os momentos engraçados do filme são coesos e não estragam os momentos de drama.

Sobre Parallax, a cena dele atacando Coast City é maravilhosa, pois mostra sua principal influência para o conceito do filme (a cortina de fumaça que tomou Nova York no 11 de setembro) e mostra bastante ele como um ser de energia sólida, que pode ser repartido e expandido, tendo assim motivos para que um pedaço dele (que funciona como uma bactéria) cause estrago, além do mesmo poder rastrear sua energia. Mas não é só de dor fisícas que ele é capaz, mas Parallax é como se fosse um demônio falando no seu ouvido, te desanimando, alimentando da sua fraqueza de espirito.E também dá a entender que pode existir vários Parallaxes (existe essa palavra?) no momento que a energia amarela possui um corpo, possibilitanto ver um dia Hal Jordan como Parallax também.

Sobre o elenco, me surpreendi bastante com Blake Lively, que nas propagandas era tão expressiva quando uma porta, mas no filme está excelente como Carol Ferris, sendo terna e madura quando ela tem de ser. Sinestro está impecável com Mark Strong, e Peter saasgard, mesmo limitado por uma das desvantgens do filme do qual falarei mais abaixo, fez uma interpretação muito boa como Hector Hammond, sendo um stalker sem amor próprio dentro do corpo de um gênio.Ryan Reynolds prova-se uma escolha acertada como Hal Jordan.

Falamos sobre as vantagens, agora vamos as desvantagens do filme.Apesar de ter sido exageradas por muitos, elas existem no filme. A primeira delas é o fato do primeiro ato do filme ser corrido demais. Ele te passa informações básicas dos personagens mas não as aprofunda como deveria, e pela futura versão estendida que sairá no Blu Ray, parece que tinha espaço pra isso. Segundo, o plot da Ferris Enterprise é resolvido muito por alto, seria melhor ver Carol Ferris colocando a mão na massa.

O terceiro e mais agravante defeito é ele não ter abraçado a estranheza do projeto. Você praticamente não vê os aliens no filme, você não vai a outros planetas, não explora o espaço. E o filme foi vendido como se uma um furacão de alienigenas reunidos, sendo que nenhum deles aparece de fato no filme fazendo algo, ou interagindo com Hal.Kilowog (Michael Clake Duncan) e Tomar-Re (Geoffrey Rush) aparecem rapidamente quando Jordan é treinado e só volta no filme do filme. Espero que, caso a sequência for ver a luz do dia, que mantenha Hal Jordan no espaço, porque isso castrou e muito a escala épica do filme.

No fim das contas, como poderiamos definir o filme do Lanterna Verde? Um filme bo, ruim, mediano? Pra mim, apesar de ter problemas sérios, foi uma experiência divertida e uma adaptação válida do personagem, que merece uma segunda chance nas telonas. Martin Campbell fez um bom trabalho, mas precisamos de alguem que entenda e que mergulhe o proximo filme (se tiver) de cabeça num universo sci-fi. Não acho que é melhor que First Class e Capitão América, mas ainda está bem acima do resultado de Thor.Não preste atenção nos outros, foque na sua força de vontade e assista sem medo o filme, e não saia enquanto os créditos acabarem!

NOTA: 8.0