terça-feira, 2 de agosto de 2011

Capitão América: O Primeiro Vingador

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2011/07/capitao-america-o-primeiro-vingador.html


Uaréview
Por Monitor


Depois de muito tempo, a ultima peça do quebra cabeças que a Marvel Studios montou para seu universo cinematográfico que nos levará ano que vem ao filme dos Vingadores está completo.O Primeiro Vingador chega as telas sondado por muitas duvidas, especialmente como o seu ator principal faria jus ao papel de liderança necessária e se seu diretor iria trazer um filme bom.O que posso dizer é: continue a leitura abaixo.

Bem, antes a história: começando nos dias de hoje, um enorme avião cargueiro foi encontrado no Alaska, e dentro dele uma surpresa: um escudo do lendário heroi da segunda guerra mundial, o Capitão America. Em flashback, é mostrado como o franzino Steve Rogers (Chris Evans) foi convocado para o projeto Rebirth, e após passar por uma experiência se torna o supersoldado perfeito. Durante algum tempo, contra sua propria vontade, Steve foi utilizado como propaganda de guerra, mas que se propôs a ir em ação para resgatar seu amigo James Buchanan 'Bucky' Barnes(Sebastian Stan), mantido prisoneiro pelo fanático Johann Schmidt, também conhecido como o Caveira Vermelha (Hugo Weaving), que tem planos muito maiores do que os nazistas comuns, e pretende por eles em prática graças ao poder contido no Cubo Cósmico.

O que podemos dizer antes de mais nada, que esse definitivamente não é um filme politico, apesar de que lida com a imagem do personagem como representante da nação, mas vai além disso. A presença das figuras do Capitão America e do Caveira Vermelha remetem a simbologia do bem e do mal, e de como o poder dado as pessoas pode corrompê-las ou torná-las mais fortes. No fim das contas, bandeiras não contam neste filme, aqui é mostrado as definições puras de herói e vilão, e de como isso vai ser importante para o "futuro" universo cinemático da Marvel. Steve Rogers é mostrado como lider, e especialmente como um ser humano que tem a oportunidade de não ser somente o homem perfeito em caráter, mas também fisicamente. Se Steve Rogers é o exemplo de força pela humildade, Johann Schmidt é o mal exposto e sem medo de mostrar o que é capaz.

A construção de Steve Rogers como personagem e sua evolução durante o filme é muito bem feita, e quem diria, Chris Evans nos provou que estavamos errados sobre ele. Conseguiu fazer o papel de garoto timído e de lider muito bem, e tem uma ótima química com Peggy Carter(Hayley Atwell) , figura que consegue passar força por seu uma mulher numa posição de comando no exercito, coisa incomum na época, e tem que com Rogers um romance praticamente militar. Os detalhes na caracterização de Steve fazem toda a diferença, como por exemplo o fato dele saber desenhar muito bem, e manter isso como algo mais intimista (pra quem não se lembra, um dos grandes talentos de Steve Rogers é desenhar, fazendo que ele se torne um artista gráfico durante um período de tempo). Em relação aos coadjuvantes, tiveram um ótimo suporte na forma de Bucky, que já tem algo de Soldado Invernal em sua versão cinematográfica, e o Comando Selvagem, que apareceram pouco mas todos tiveram seus momentos de destaque.

Armim Zola (Toby Jones) não apareceu em sua versão cibernética, mas é um ótimo contraponto em relação ao Caveira Vermelha, mostrando ele como um homem que pode ir além do que acredita em nome da ciência, mas que fará de tudo para sobreviver caso o pior aconteça.Tommy Lee Jones foi bem, mas nada mais do que isso (o proprío assumiu que fez isso por dinheiro) e Stanley Tucci saiu do obvio clichê do "ciêntista de cabelos brancos" nos trazendo um humilde, beberão e acima de tudo alguem que valoriza o dom da vida como Dr. Abraham Erskine. Dominic Cooper foi ótimo como o playboy e gênio em formação Howard Stark, com muitas semelhanças com o trabalho de Robert Dowey jr. Espere a interação entre os dois em Os Vingadores vá ser algo parecido.

Em relaçãoes ao universo Marvel em geral, os fãs vão se empolgar com a aparição relampago do Tocha Humana original durante a Stark Expo, a sutil homenagem a versão mecânica de Arnin Zola dos quadrinhos, além do Captain America n°1, o uniforme clássico e a algo parecido com versão Ultimate do Capitas. A presença de elementos de Thor também é forte, além do Cubo Cósmico e a rapida aparição dos Nove Reinos, também temos a presença de Yggdrasil (A Àrvore da Vida), parte do folclore que Hitler e o Caveira Vermelha acreditam como ciência.

Os aspectos negativos do filme podemos citar que ele não explica bem em qual período de tempo dentro da Segunda Guerra o filme se passa. Podemos considerar que o filme se passa um pouco antes do ataque nazista a Londres no periodo comhecido como The Blitz (7 de setembro de 1940 até 10 de maio de 1941), mas não ficou muito bem definido.Algo que levou de certo modo ao distanciamento da Segunda Guerra Mundial de fato, é que no filme a HYDRA se tornou uma subdivisão rebelde do Nazismo de Hitler que se separou e criou suas proprias pernas, tornando o foco do exercito tratar de derrotá-lo antes que aumente ainda mais os estragos da guerra. Outra coisa foram que as missões contra a HYDRA poderiam ter sido mais exploradas, apesar de entender os motivos financeiros pro estudio de não filmarem TODOS os ataques aos vilões, focando apenas nos momentos mais importantes.

Posso falar que 'O Primeiro Vingador' é uma grata surpresa, já que no inicio de tudo achava que Thor se sairia bem melhor, e acabou gerando o efeito contrário. O filme só não fechou o ciclo de filmes da Marvel Studios bem, mas é o melhor filme e o mais enxuto feito pela produtora.Vá sem medo e não saia antes dos créditos!

NOTA:9.0

PS1: O trailer do Espetacular Homem Aranha passa antes do filme, e a parte da visão de 1° pessoa pode ter sido copiada de Mirror's Edge, mas fica do caralho em 3D.

PS2: A Marvel ainda não conseguiu me animar em relação ao filme dos Vingadores. E antes que venham nos comentários o papo de "Tu é DCnete", por enquanto estou cagando e andando pro filme porque eles não mostraram nada que seja realmente colossal para a escala daquilo que considero mais do que um filme, mas um evento cinematográfico. Mas o trailer é bacana, e trás pequenas informações interessantes, além de Fábio, o deus do trovão, HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHA!

PS3: Não farei essa piada novamente.