quinta-feira, 11 de agosto de 2011

5 contra 1: HQs que você deve ler antes de The Dark Knight Rises



Bem, com as recentes novidades acerca do filme e o hype cada vez mais crescente, decidi fazer um 5 contra 1 de algumas histórias que podem ou não influênciar o proximo filme do Batman, The Dark Knight Rises (porque por enquanto me recuso a chamar de 'O Cavaleiro das Trevas Ressurge') e como e porque elas devem (ou não, só deus sabe o que se passa na cabeça do Nolan) influenciar o filme, mas que mesmo assim garante uma boa leitura e aprofunda seu conhecimento sobre os personagens antes da "épica conclusão" em 2012. Vamos a lista abaixo:

5 - A Queda do Morcego (Knightfall)
A principal história a ser adaptada nas telonas mostra um misterioso inimigo (que depois revelaria ser Bane) testando Batman em seus limites fisícos e psicologicos, culminando na batalha corpo a corpo com Bane que resultaria em sua aleijamento. Leia especialmente o primeiro arco da Knightsaga, que consta com a fuga em massa das prisões em Gotham (cena alias que já foi gravada no filme) e a clássica cena do "I will break you!" que pode ser um spoiler, ou não, no que vá acontecer no filme.

4 - Terremoto (Cataclysm)
A megassaga que antecede 'A Terra de Ninguem' mostra o que acontece quando Gotham City é tomada por um terremoto, o cenário de caos com a policia tentando dar segurança a população, os criminosos tocando o terror na cidade e Batman e sua equipe tentando manter tudo sobre controle. Durante as gravações no estádio de futebol foi visto uma maquinária que provocou um pequeno terremoto no local, que como o poster do filme evidencia, deve ter uma escala muito maior e pode botar realmente a cidade abaixo.

3- O Legado do Demônio (Legacy)
Após o virus Ebola quase consumir Gotham, Batman descobre que quem esteve por trás da praga era ninguem menos que Ras Al Ghul, e que agora planeja espalhar outra praga tão mortal quanto esse em escala mundial! A Batsquad está pronta para deter o criminoso, mas Batman terá que enfrentar o novo noivo de Talia Head (sou do tempo que chamavam ela assim), o homem que quebrou sua coluna: BANE! Além do filme ter uma ligação com Ras Al Ghul por causa da Liga das Sombras, aqui entraremos na mais pura especulação, já que cada vez mais Miranda Tate está parecendo (e agindo) como se fosse Talia Al Ghul, filha de Ras, além da origem de Bane e sua posição atual na organização neste caso estarem ligados a Cabeça do Demônio.

2- Vengeance of Bane
Vengance of Bane no caso mostra a origem de Bane, desde criança quando ficou preso no lugar da mãe cumprindo pena, até quando se alistou para participar d projeto que o apresentou ao soro veneno, que lhe dava força extra, até sua fuga da prisão de Snta Prisca e sua decisão de tomar Gotham City para si.No caso, se a origem do personagem será bastante diferente da habitual, uma coisa que o team Nolan nunca muda é a personalidade de seus personagens,e neste caso para os novatos é uma ótima forma de conhecer e entender Bane: um homem que quer atingir a perfeição e para isso quer derrotar aquilo que considera o ser perfeito: Batman.

1- Mulher Gato: Ano Um (Catwoman: Year One - Annual 95)
Bem, não achou que eu iria esquecer de Selina né? Das varias origens que a personagem possui, decidi escolher essa por ser o unico "Ano Um" feito com ela. Diferente das outras origens qe mostram sua infância e adolecencia, aqui o foco é em seu primeiro ano como ladra. Após um assalto mal sucedido, Selina é convidada por um cafetão a ser dominatrix em um clube onde os ricos e poderosos saciam seus desejos sexuais mais secretos. Com as informações obtidas no local, Selina consegue informações que permitem que seus roubos saiam cada vez mais sucessiveis, até que foi chamada para ser treinada pelo mestre das artes marciais chamado Mestre Sem Braços (é serio, ele não tem braços, mesmo.) Lá ela faz seu primeiro inimigo, Kai (também conhecido como Hellhound), um outro ladrão com vontade de aprender e muito mais inescrupuloso do que Selina. Além de ter paralelos com o treinamento de Bruce em Batman Begins, que gera espelhos interessantes na construção da personagem, colocando ela em igual ao Bruce em suas capacidades, parte direto pra área que interessa de certo modo: Selina como ladra que terá que enfrentar um desafio fora de seu universo criminal, coisa que provavelmente acontecerá no filme.Como escrevi essa matéria numa segunda-feira, o universo conspirou para que na quarta-feira Anne Hathaway comentasse que essa era sua história favorita da personagem.Coincidência bizarra? Não, competencia de quem escreve e é fã dos personagens RISOS!

Bem, espero que você curta as histórias que eu indiquei. Até a proxima!