segunda-feira, 23 de maio de 2011

Revirando o Baú Especial: X-Men 2



Antes de mais nada,leia a parte 1 deste especial aqui.


Seguindo com o especial que fala sobre os filmes mutantes, vamos com o segundo (até agora o melhor) filme da franquia dos X-Men! Depois de 3 anos após o primeiro filme, no caso adaptando o arco "Deus Ama, O Homem Mata" de Chris Claremont, bem no inicio da carreira dos escritor com os mutantes, Bryan Singer e equipe trouxe um filme com uma escala maior e que permitiu explorar melhor o mundo criado e sua fidelidade como adaptação, se tornando assim uma das melhores adaptações de quadrinhos que se tem.
Vamos a história: um atentado contra a vida do presidênte dos Estados Unidos faz que a revolta mutante volte a se espalhar pelo país. Manipulando o incidente usando o inocente mutante alemão Noturno (Alan Cumming) com um soro que atinge o sistema nervoso, o general Willian Stryker (Brian Cox) vê uma oportunidade de atacar a Escola Xavier para Estudantes Superdotados com o aval do governo.Mas suas intenções são outras, já que ele deseja o Cerébro para seus experimentos que podem por em risco toda a vida mutante na terra.

Enquanto isso de desenrola, Magneto (Ian Mckellen) consegue escapar da prisão, Wolverine (Hugh Jackman) volta ao Instituto, fazendo que seu flerte com Jean Grey(Famke Janssen) aumente ainda mais, especialmente com Xavier (Patrick Stewart) e Ciclope(James Marsden) nas mãos do General. Tempestade começa a se aproximar de Noturno e tentar entender sua visão de ver o mundo, enquanto Vampira (Anna Paquin) e Bobby aka Homem de Gelo(Shawn Ashmore) engatam uma relação. mas secretamente, algo acontece com Jean, que no futuro (leia-se 3° filme) pode desencandear para algo ameaçador...

Este filme, diferentemente do primeiro, se trata sobre duas coisas.Primeiramente , é sobre fé, no sentido de no que você se agarra para se manter forte.Na raiva, na religião, na companhia de outro que ama? No fim das contas ele mostra os alicerces que fazem a comunidade mutante, como pessoas, sobreviverem ao preconceito.E é esse preconceito no caso que é explorado de fato no filme.Se no primeiro foi mostrado que há uma rachadura dentro dos mutantes de como eles devem se comportar, nesse filme eles são colocados como iguais na posição de que são procurados, marginalizados, e alvo de preconceitos.Os párias, aqueles que todos odeiam, sempre fugindo dos humanos que querem fazer mal a eles.Uma tentativa de guerra entre mutantes e humanos e como o acontecimento disso pode interferir no futuro.

Como Wolverine, de certa maneira, é o personagem que vende na franquia X, mais de sua origem e suas conexões com o vilão do filme são mostradas.O interessante aqui é a ideia de que de certo modo Magneto e Xavier sabem daonde vem Wolverine, mas não necessariamente saber quem ele foi antes de injetar o adamantium (e até mesmo antes da Arma X, quem sabe ela e Logan não aparecem na sequência de First Class?), além do fato que Lady lethal (Kelly Hu) é uma adversária formidavel e a altura ao Carcaju .Obvio que há diferenças entre o padre extremista das HQs e o general-cientista do filme, mas ambos são mostrados como o lado humano (no sentido homo sapiens) e calculista da guerra mutante, que sempre está ao ponto de começar, mas que ninguem até então deu o passo mais ousado.

Também é bacana no filme a interação entre Tempetade e Noturno. Você percebe que apesar de não terem mostrado seu passado, que Ororo teve uma infância dificil e guarda ainda muitas mágoas e recentimentos, enquanto Noturna ensina a ela que tem coisas muito boas que a fé pode trazer, além de ser ajuda espirtual aos problemas da vida, também pode ensinar coisas que a tornam uma pessoa melhor, como o perdão.Enquanto isso , na parte romântica da história, Jean escolhe Scott a Wolverine, e Vampira e Bobby são usados meio que um simbolismo ao tipo de flertye que eles tem, de estarem juntos mas não poderem se tocar.Legal ver Mistica ganhando mais espaço, num velho caso onde fazendo pouco se mostra muito.


Também é claro (e bacana) ver as participações de certos mutantes, como Colossus, e a penca de easter eggs no computador de Stryker, que vão do Quarteto Fantástico a importantes cenários e personagens do mundo mutante.Foi claro na intenção do diretor e dos produtores de eles serem a "Segunda Geração" de X-Men no futuro, até mesmo a possibilidade de um spin off com os Jovens Mutantes liderados pela Vampira e Homem de Gelo, quem sabe.

No fim das contas, X-Men 2 se coloca como uma das melhores adaptações de quadrinhos de ainda hoje o melhor filme dos X-Men já feito, tornando o tema principal organico junto com a ação.

NOTA:9.0