segunda-feira, 30 de maio de 2011

CinemaScope: X-Men Origens: Wolverine

Publçicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2011/05/cinemascope-x-men-origens-wolverine.html


Com a chegada de X-men First Class semana que vem, o CinemaScope volta a uns 2 anos atrás pra relembrar o pior filme da franquia X até então feito, afinal, quando o Deadpool consegue ser um elemento bom de uma historia, boa coisa não deve ser.Continua abaixo.

Com a intenção de realmente formar um universo 100% mutante separado de outros filmes da Marvel no cinema, o filme do Wolverine deveria trazer a origem do personagem que se encaixasse com o grande publico mas quer também serviria pra construir uma cronologia pros filmes. Mas o problema que o diretor Gavin Hood queria o filme de um jeito e a Fox queria de outro, que gerou mudanças, e depois do sucesso de The Dark Knight, que seguia uma linha mais psicologica que Hood queria seguir, surgiu mais mudanças. mas o ditado já dizia: quanto mais mexe na merda mas ela fede. Durante as gravações houve novamente impasses entre diretor e estudio, sendo certas cenas dirigidas até mesmo pelo Richard Donner. No fim das contas, saiu aquilo que saiu e tivemos que aceitar esse fato.

Vamos a história: começando no seculo 17 no Canadá, o jovem James descobre que o filho do criado da casa, Victor é seu irmão, e após um incidente que fez despartar seus poderes mutantes (no caso as garras de ossos) eles fogem de caso, crescendo e lutando em varias guerras importantes da história do mundo, e sembre sobrevivendo graças a seu fator de cura.Durante a guerra do Vietnam, James Logan(Hugh Jackman), aka Wolverine e Victor, aka Dentes de Sabre(Liev Schreiber) são chamados pelo coronel Willian Stryker (dessa vez vivido por Danny Huston) para participar de um esquadrão formado só de mutantes, entre eles Deadpool (Ryan Reynolds) e Agente Zero (Daniel Henney).

Mas devido a brutalidade da equipe, Logan sai da equipe pra viver nas montanhas canadenses com Kayla Silverfox(Lynn Collins). Anos mais tarde, Victor volta a ativa e mata Kayla, fazendo que Logan descubra via Stryker que ele está eliminando seus companheiro de Esquadrão.Ao fazer parte de um experimento que colocou o metal adamantium em seus ossos, Logan descobre uma conspiração com mutantes muito maior que ele imagina, que envolve todos ao seu redor e que irá definir o seu futuro.

Bem, pra começar, porque exatamente o filme é ruim? Ou o filme é ruim porque é uma má adaptação? Na verdade, ambos. Muitas das situações na historia poderiam ter sido diferentes de eles não agissem como quisesem cair na porrada toda hora um com os outros, apenas chegassem e conversassem e batessem um papo. As coisas acontecem como se fossem um video game, fase por fase.E pior, um jogo ruim com historia ruim, motivos banais e razões idiotas para ações idiotas. Os motivos pro Wolverine se chamar assim são ruins, assim como a relação entre Victor e Logan é retratada de forma clichê, e a maneira que Stryker manipula a situação faz qualquer um perceber que tem algo errado, e o relacionamento com Kayla não tem quimica, não convence.

Mas quem sofre com isso, (literalmente) é o corpo do Wolverine, já que a terrivel ideia das balas de adamantium junto com o fato de após a operação que implantou o metal em seus ossos ele sair andando como se nada tivesse acontecido também não contruibui pra veracidade da coisa, já que até então nos filmes do Singer tinha passado a ideia que a injeção de adamantium que fez ele perder a memória, porque o corpo quase não aguentou o procedimento. Até a ambientação do filme sofre problemas, já que vai dos anos 60 até o quase inicio dos anos 80, mas simplesmente não aparenta isso, não parece um filme de época. A falta de violência (leia-se : sangue) de fato também não ajuda a dar credibilidade.

Mas o filme não tem boas coisas? Tem. Primeiro a cena de abertura, que mostra Logan e Victor durante as guerras do mundo, foi muito bem feita.Segundo, Ryan Reynolds como Deadpool, um dos piores personagens já criados.Não sei se é pelo pouco tempo de tela ou pelo fato do Barakapool ser MUITO melhor que o personagem nos quadrinhos, mas no filme ele chega a ser suportavel e até mesmo engraçado. E as cenas de ação no geral merecem destaque também, podem não ter sentido pra acontecer mas são bem feitas.E também para o bem ou para o mal ajudou a formar uma unidade temporal ate agora, já que provavelmente First Class vai chegar pra embaralhar a cronologia.

No geral, os problemas para fazer o filme só deixaram o resultado final pior que o planejado, numa chance de finalmente mostrar o personagem livre de certas limitações pelo fato dele estar dentro dos X-Men.Se os problemas com The Wolverine acabarem, quem sabe não vemos o personagem como se deve nas telonas...

Nota:2.5



Esse post faz parte de uma retrospectiva que estou fazendo no meu blog, contendo reviews de X-Men O Filme, X-Men 2 e X3:O Confronto Final. Só clicar nos nomes pra vocês lerem.Na proxima sexta sem falta sai meu review de First Class, fiquem ligados!