sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Plantão do Monitor Especial RETROSPECTIVA DA DECADA - PARTE 1

Originalmente postado em : http://www.uarevaa.com/2009/12/retrospectiva-da-decada-parte-1.html




RETROSPECTIVA DA DECADA
PARTE #1-FILMES "SESSÃO DA TARDE"

Esqueça esses filmes que tem animais falantes ou que fazer mais esportes do que sua fisionomia pode aguentar, e filmes de dança com astros teen que parecem bonecas da Barbie e que vendem sexo as pessoas que a Disney lança no seu canal pago.O filmes estilo “sessão da tarde” que falo aqui não só engloba o espírito aventureiro e divertido da antiga sessão de filmes depois do Vale a Pena Ver de Novo, mas também outros programas clássicos de cinema, como o Domingo Maior e o Cinema em Casa. Vamos ver quem mantêm o espírito vivo os bons clássicos do passado nessa década.



Desventuras em Série
A historia semi-depressiva dos irmãos Baudelaire contra o perverso Conde Olaf é uma daquelas adaptações bacanas que são jogadas ao limbo pela historia.Com um bom roteiro e um Jim Carrey elástico como não se via a tempos, é divertido sem ser bobo, é dark sem assustar os guris e é fiel sem enrolar. Historia gótica para crianças que faria Tim Burton corar de inveja.

Fanboys
Há poucos filmes que mostram como são os nerds (geek é uma ova!) de verdade.OK,defendem o que gostam com unhas e dentes, chegando ao ponto de cultuar durante toda a sua vida.Mas acima de tudo são pessoas.Tem sonhos medos, vontades, desilusões,sofrem,sangram,amam. São humanos.E apesar do tom de comédia (“Malditos Treekers!Estão em todo lugar!”) é um filme sobre amizade,e como nerd, você se identifica um pouco com eles.É como se fosse um Conta Comigo Nerd.

Eurotrip
Se lembra daqueles filmes que passavam o Cinema em Casa que caras iam pra algum lugar nas férias trepar?Então, Eurotrip é a versão melhorada desses filmes.Poderia citar American Pie, mas achei esse mais no clima dos antigos, e com uma historia mais bacana, com uma tour pela Europa regada a muita confusão e putaria.Alem das participações surpresa de Matt Damon,Vince Jones e da eterna Xena Lucy Lawcess.



Se você não conseguir ler isso,fudeu pra você...literalmente

Se Beber não Case (The Hangover)
Dirigido pelo mesmo acara que fez Dias Incríveis, temos mais uma historia sobre amizade no meio de uma despedida de solteiro.Só que ela pega todos os clichês presentes nela e as põe de cabeça pra baixo!Alem de ter feito a incrível proeza de ser uma comédia acima da qualificação PG-13 e ainda por cima fazer sucesso,mostrando a Hollywood babaca de hoje em dia que se o filme é bom,o povo vai ver,não importa a faixa etária.
Adrenalina (Crank)
Esqueça The Transporter.Deixe um pouco de lado o que foi que ele tenha feito com Guy Richie.Jason Statham é foda por causa de Chev Chelios, matador-mercenário que só se fode nessa merda, injetando venenos letais em seu coração ou trocando o mesmo por uma bateria elétrica.Foi criado ali um dos personagens mais bad-ass da década,e que ainda pretende continuar assim por muito tempo...

Grindhouse
Ah o velhos filmes de ação e de terror podreira são sempre os melhores...ou mais originas a baixo custo, podemos também dizer.Com um elenco caprichado e com direção da dupla Tarantino e Rodriguez, fomos apresentados a vários mini-clássicos que provavelmente nunca irão ver a luz do dia (quem sabe se Machete fizer sucesso veremos Werewolf Woman on the SS por completo?Eu pagaria!) e dois filmes do quais muitos não entenderam que a idéia era só se divertir, não achar a verdade na vida e universo,e homenagear um grande gênero que de forma direta e indireta ainda existe por aí.



Capitão Sky e o Mundo do Amanhã
Injustiçado.A palavra que qualifica o ótimo filme que introduziu a Hollywood os filmes 100% feitos com tela verde pode ser injustiçado.Mas pode ser chamado de Retro,Genial.O conto totalmente pulp sobre um megalomaníaco que quer destruir o mundo na década de 30, com forte influencia do sci-fi da época,deixou um bando de gente de queixo caído,mas não foi suficiente pra fazer um bom sucesso em termos de $$$, mesmo sendo um ótimo filme...se acharem pra comprar ou alugar,façam isso,será uma experiência satisfatória!
Stardust
Mesmo sendo Senhor dos Anéis que trouxe o gênero de fantasia de volta a telona, Stardust tinha uma clima anos 80 que é bom de ver, que nem Feitiço da Áquila ou Willow(do qual eu curto).O estilo pode ter enfurecido as putinhas do Gaiman, mas ainda não deixa de ser uma boa transição para as telas e um bom filme.Tem todos os elementos que fizeram Neil ser o cara durante todos esses anos.Obvio que poderiam ter sido mais pesados,mas acho que o resultado final seria o mesmo.

Shaun of The Dead(Todo mundo quase Morto)
Os filmes de zumbis estavam meio em baixa no começo desta decada.Mas foi graças ao surpreendentemente foda remake de Madrugada dos Mortos(por Zack Snyder) e principalmente por Todo Mundo Quase Morto que o gênero voltou com força total e o mestre George Romero pode voltar a trabalhar com suas crias anos depois.Fãs dos clássicos do gênero e um humor afiado que faria chegar ao topo,o diretor Edgar Wright os atores Simon Pegg e Nick Frost se tornaram cultuados no meio cinéfilo e nerd, até mesmo pelo próprio Romero! Vejam também Hot Fuzz e fiquem de olho em Paul,próximo projeto do trio.




Superbad
Temos inúmeros exemplos de como Hollywood mostra de maneira (caricata) os adolescentes, com seus atores de 30 anos fazendo gente com a metade da idade, alem de seus estilos sendo mostrados caricatos ao extremo.Eu pelo menos não vi isso em Superbad.Mesmo havendo uma certa distancia entre as “facções”, elas se interagem.E a linguagem também,mesmo tendo a comunicação entre as pessoas sejam com bem menos palavrões,mas as piadas feitas tão no caminho.E também tem McLovin, símbolo de que o velho espírito fanfarrão não morreu.Como espectador, foi um filme de comédia de adolescente, para adolescentes, não uma comédia adulta infantilizada, como vemos muito por aí.Se encaixa na proposta feita.




Menções Honrosas

Steven Seagal
O porrador, tira e guitar hero também é conhecido por ser o rei das locadoras, com seus filmes de ação pra se ver com cerveja e muito sono depois do Fantástico.Mas seu retorno (e provável cena de ação com Danny Trejo) devem mudar essa situação.Veja alguns filmes recomendados.
Recomendados:Da fase nigga temos Half Past Dead,o reality show policial dele, Against The Dark, que é dele contra vampiros, e o “filme do mercadinho” que passa toda hora na Record e eu me esqueci o nome (rs)

Clique nas imagens para ampliar.

Sean Willian Scott
O eterno Stifller, apesar de muitas vezes fazer sempre o mesmo papel, é um cara legal e tem uns filmes bem bacanas para serem assistidos.Veja alguns exemplos abaixo e corra já pra sua locadora.
Recomendados:Bem Vindo a Selva,Role Models (Antes só que mal acompanhado), Os Gatões (Dukes of Hazzard),Cara cadê meu Carro?, e pra algo mais cabeça Southland Tales.
PS: Sou um daqueles que acham que seria foda ver ele como Guy Gardner...

Clique nas imagens para ampliar.

Heróis de Ação dos anos 80
A alvorada do novo século também trouxe a esperança de que os heróis do povo voltassem a tela em todo seu esplendor, sem remakes e merdas do tipo. Stallone conseguiu seu respeito ( e muito $$$) de volta com o elogiado retorno de Rocky Balboa e o êxtase de sangue e violência com Rambo 4, e promete trazer o dia do apocalipse reunindo os melhores dos melhores em Os Mercenários (The Expendables). Também podemos citar Duro de Matar 4.0, o primogênito entre todos esses, que alem de trazer Bruce Willis fazendo o que sabe de melhor, trouxe um Mclaine herói/sidekick e Justin Long como o sidekick/herói, e tecnologia sendo usada sutilmente para deixar tudo mais fodão.E em dvd, temos o reencontro do rei do espacate Van Damme com Dolph Lundgren em Soldado Universal: Regeneration!


Clique nas imagens para ampliar.

E aí,tem alguma sugestão pra lista de algum filme? Fale sobre ele nos comentários! Continue acompanhando o Uarevaa e meu blog e na próxima semana retrospectiva da década (ou uma tentativa de uma...) Post decicado ao Lester (Mark Ritts), do Mundo de Beakman, que morreu no inicio dessa semana.Dona Morte tá foda...