quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Indo pela sombra: Dead Of Night, o filme do Dylan Dog


Num caso de puro boca a boca,o filme do Dylan Dog,Dead of Night,conseguiu um respeitavel quinto lugar na posição na enquete da MTV dos filmes mais esperados de 2010,sendo que o filme não estava na lista porque o responsavel esqueceu do filme.Talvez do fato do filme no momento não estar numa grande divulgação,o faz não estar muito em evidência,mas esse resultado prova que nunca se deve duvidar da capacidade dos fãs.Então vamos falar de Dylan Dog e o que se passa na Calada da Noite (Dead of Night,tendeu?)


Sobre o personagem
Dylan Dog é um personagem criado por Tiziano Sclavi em outubro de 1986 e da qual sua publicação é feita até hoje pela Bonneli Comics(Dark Horse nos EUA),e é uma grande personagem e extremamente popularna Italia.Conhecido como o Detetive do Pesadelo,o inglês ex-alcoolatra e ex-policial da Scotland Yard, resolve casos misteriosos envolvendo zumbis,monstros,demônios e o cacete a quatro do mundo sobrenatural.Acompanhado pelo Grouxo (um ator que literalmenete incorporou o Grouxo Marx) e o Inspetor Bloch,ex chefe de Dog na Scotland Yard e atual amigo e figura paterna do cara.Em contrapartida,ele sofre uma um complexo de édipo fudido,já que todas as mulheres de sua vida lembram a sua mãe-morta Mogana,e seu pai/pior inimigo Abraxas sempre chega rpa estragar o dia.As historias envolvem muito misterio e clima detetivesco.Foi publicado no Brasil pela Mythos,Conrad e pelas editoras Globo e Record,sempre com indas e vondas,por causa dos cancelamentos por inumeros motivos...Se você tiver sorte achará em algum sebo,e se for realmente esperto,comprará!


Dellamorte Dellamore,O Homem de Cemitério
Dylan Dog teve um filme não oficial em 1994 chamado Cemetary Man(ou no original Dellamorte Dellamore),baseado em uma historia tambem escrita por Tiziano Sclavi.Francesco Dellamorte é uma especie de alter-ego italiano de Dylan,e apareceu pela primeira vez em 1989 na historia Orrore nero (Black Horror) onde encontra pela primeira vez Dog,apesar de que a historia de Dellamorte foi criada bem antes de Detetive do Pesadelo.
No filme,os mortos de um cemiterio começam a sair de suas tumbas,e Francesco(Ruppert Everett) fica encarregado de investigar o caso junto com seu parceiro mentalmente incapacitado Gnaghi.No processo,eles encontram uma bela víuva (feita por Anna Falchi) de um ex-milionario,atual morto.Dellamorte começa a ter um caso com ela,só que o marido levanta da tumba e morde eles.Pensando que ela vai virar uma zumbi,ela a mata,e a Morte se apresenta chamando o detetive para ser seu ceifador na terra....



No caso,eles seguiram uam linha que seria lógica caso forem fazer uma adaptação não permitida,só que foi a adaptação ideal do Dylan Dog,sendo que ele não é o Dylan Dog,mesmo tendo o mesmo criador e estilo!Sendo que a historia original de Dellamorte Delamorte foi escrita na decada de 70,e quando o desenhista perguntou a Sclavi como seria o personagem Dylan Dog,a resposta dele foi "faça-o como se fosse Rupert Everett". Assim, do romance nasceu o personagem da HQ, que recebeu as feições inspiradas num ator, que, mais tarde, interpretou o papel do personagem do romance que, nos gibis, tinha a sua cara. Simples, não?Isso prova como o mundo realmente dá voltas...O que raios é Dellamore?O nome da mãe de Francesco.

A aceitação do filme entre o publico italiano foi boa,gerou um sucesso legal,tanto que Martin Scorsese falou que esse era um dos melhores filmes italianos da decada.E, 1997,o filme foi parar no mercado americano pela Fox(na época que não era um estudio bucha) e foi um fracasso.Mas em compensação virou filme cult e um dos grandes trabalhos do diretor de terror italiano Michele Soavi.

Dead Of Night
Bem,Kevin Monroe (TMNT) conseguiu ter muita sorte de seu primeiro filme live action tivesse tantas possibilidades a serem exploradas.Vamos falar aqui do plot e das duvidas/polêmicas a cerca do filme.

Dylan Dog(Brandon Routh) está fudido.Sem emprego,sem mulé, longe da Inglaterra e Marcus(Sam Huntington) como unico amigo,ele tenta manter uma vida longe do sobrenatural na já naturalmente mistica Nova Orleans.Mas como desgraça pouca é bobagem,seu amigo morre e vira um zumbi,enquanto uma jovem mulher chamada Elizabeth(Anita Briem) pede ajuda em um caso que futuramente eles descobrem que envolvem a velha rixa entre vampiros e lobisomens(todos heteros,como originalmente concebidos),ou seja as chances de merda acontecer são grandes.Dog está num beco sem saida,e sua unica opção é voltar a um mundo onde um dia jurou que nunca mais ia pisar.
Bem agora vamos por partes:

-O filme por enquanto só vai estrar na Italia,especificamente em março de 2010.Não há data ainda pra sair nos EUA,e consequentemente,no resto do mundo.

-Um fator negativo,não só pro filme,mas entre os fãs,é a falta de uma divulgação,seja lá do que for,do filme.Uma foto,um video,qualquer coisa pra mostrar que o filme está ali.Mas DON não é o unico a sofrer desse mal,não é The Losers?

-ATUALIZADO:Sim,Dylan Dog ainda será inglês.Não havera então uma "americanização" do cara.

-Grouxo não pode aparecer por causa dos direito autoraisz em cima do cara original.Ou seja,a mudança não foi uma "liberdade criativa",mas necessidade.E pelo que dizem,foi uma mudança acertada.

-Brandon Routh melhorou MUITO de Superman Returns pra cá,serio.Procurem os outros projetos do cara e façam a comparação.

-Os caras por detrás das cameras são muito competentes,temos Paul Hirsch,o editor que trabalhou em O Imperio Contra Ataca,e Klaus Badelt,compositor que trabalhou em Poseidon(o remake de 2006),Piratas do Caribe e Constantine.E equipe de make-up feita pela Drac Studios,de Watchmen e Benjamin Button.

-Outra coisa bem solida é o elenco,alem de Routh,Huntington e Briem,temos Sam Huntington,Peter Stormare como o lobisomem Gabriel e Taye Diggs como o vampiro Vargas.
"massa véio!"

-A reação ao trailer mostrado na Comic Con(e que até hoje os fãs tão esperando) foi bastante boa,assim como uma das exibições teste foram bem elogiadas.Veja o que rolou na exibição teste aqui, e na Comic-Con abaixo:

"O filme em si parece sólido, começando com uma cena de Dylan Dog cochilando em sua cadeira segurando uma flauta (um aceno simpático para a HQ original).Uma montagem passada a seguir mostra as co-estrelas do filme,como Peter Stormare que diz a Dylan: "Você está completamente louco para sair da aposentadoria", e Kurt Angle(lutador de luta livre), batendo em Dylan em uma laje de um frigorífico. Todo o tipo de monstros estavam no trailer, por exemplo Taye Diggs como o vampiro Vargas (um pouco ao estilo Buffy, mas com ilustres distinções,como aslongas presas). Muitos,mas muitos zumbis - incluindo um momento particularmente engraçada que encontra Huntington em um necrotério e descobre que sua condição de cara morto.E um demônio negro, que é dito ser o principal vilão no terceiro ato. Pra completar,temos Dylan enfrentando o super-parrudo-Zumbi Tatuado."
Bem,isso só são algumas coisas acerca do filme,e de um personagem do qual gosto muito.Para saber de mais informações detalhadas de DON,vá no blog oficial do filme e esperem por mais informações sobre ele no proximo ano. Fãs de Dylan Dog unidos!