quinta-feira, 15 de outubro de 2009

GRIM REAPER

GRIM REAPER

Como fã de metal, sempre procuro conhecer as bandas que construíram esse grande e definitivo gênero que até hoje continua vivo e chutando bundas por aí. E como todo headbanger/metalhead (porque se você não sabia, o termo metaleiro é considerado perjorativo, então agora ce já sabe), sabe da importância do NWOBHM (ou New Wave of British Heavy Metal), claro, conhecemos varias bandas como Iron Maiden, Saxon, e por aí vai. Mas vocês se lembram do megaboga Grim Reaper amiguinhos? Nunca ouviu falar? Então leia mais sobre essa banda fodástica e como ela anda hoje em dia.

No inicio, 100 entravam, 1 saia vivo.



Tudo começou numa cidade da Inglaterra chamada Droitwich Spa, no vindouro ano de 1979, por um cara chamado Nick Bowcott, que passou por várias bnadas antes de bater no peito e decidir criar a sua. No final a formação que viria a ser o Grim Reaper seria Nick (na guitarra), o baixista Dave Wanklin e o primeiro vocalista Paul DeMercado (que não, não é parente do Walter Mercado). Depois de muito tempo fazendo shows em sua cidade, a reputação deles aumentou e criaram sua primeira musica “The Reaper” para a coletânea Heavy Metal Heroes. Em 1981, eles fecham contrato com a gravadora inglesa Ebony Records após derrotar outros 99 candidatos na Batlle of the Bands naquele ano. Sendo que o presidente da gravadora , Darryl Johnston, decidiu trabalhar com o grupo após ouvir três faixas produzidas em uma maratona de 24 horas de gravação dentro do mesmo festival. Aí a banda foi pra galera FTW.


Te vejo no Inferno, meu amigo

Substituindo DeMercado por Steve Grimmett, que foi uma mudança muito bem acertada por sinal, eles começaram a gravar seu primeiro álbum, See You in Hell, feito em 1983, gravado em apenas 4 dias e lançando numa sexta feira 13 de julho (EVIL). Com musicas como See Your in Hell, The Show must Go On, Run for your Live e All Hell let Loose, ela atingiu o feito de ter ficado em 73° lugar na Billboard, que ainda é muita coisa para uma banda de metal, mesmo hoje dia.





Sem Medo

Depois do sucesso do primeiro cd, eles não perderam tempo e trocaram o baterista de novo (entra no caso Marc Simon) e grava o pesado Fear no Evil, em maio de 1985. Parecendo uma explosão atrás da outra, musicas como Let the Thunder Roar, Fighting to the Last, Matter of Time e a faixa titulo Fear no Evil, gravada por Chris Gaberin, clipe do qual virou um clássico (tanque anfíbio, homem-lobo e quebra de correntes em slowmotion) e foi “homenageado” pelo Weezer anos depois:



See You In Hell e Fear No Evil juntos chegaram a vender mais de 200.000 mil cópias só nos EUA. Os problemas com a banda começam a partir do 3° álbum...

Rock You to Hell

Bem, segundo álbum rendendo grana, todos felizes e contentes, então porque não continuar? O terceiro álbum, que se chamaria originalmente Night of The Vampire, estava sendo produzido pelo presidente da gravadora, Darryl Johnston, mas vamos dizer que ele não estava exatamente “produzindo” o disco, compreende? Aí a banda apresentou o álbum e eles simplesmente negaram o disco, até que a banda foi atrás do produtor Max Norman (que já trabalhou com Ozzy, Savatage e Megadeth), que produziu exatamente as mesmas musicas, mas só que com um resultado BEM melhor. Depois de rolos com contrato com a gravadora inglesa, e muita confusão, eles acabam lançando o disco em 1987 com o nome de Rock You to Hell, seguindo a mesma linha dos antecessores, com Rock you to Hell, Rock me Till i Die, When Heavens Come Down e Suck It an See. Ah claro, o baterista foi trocado de novo e entra Lee Harris:



Mesmo após o lançamento do disco a banda ainda tinha seus problemas, e a solução foi a inevitável separação, e a banda acaba.

Pós-Tumulo

Após a banda acabar, cada um foi pra um caminho: o fundador Bowcott, voltou a escrever para a revista Circus e mais tarde começou a trabalhar para a Marshall Amplificadores em Nova Iorque. Já Grimmet entrou na banda Onslaught. Formado em 1983, como uma banda que fazia um crossover punk/metal pelo baterista Steve Grice e pelo guitarrista Nige Rockett, com o vocalista Paul Mahoneyand e o baixista Jason Stanford, a banda lança o primeiro album Power From Hell em 1985 e em seguida The Force e In Search Of Sanity.

Desapontado pelas criticas negativas do ultimo álbum do Onslaught, Steve saiu e montou o Lionsheart, que era mais melódico porem com a pegada hard’n’heavy dos seus últimos trabalhos. Durante um dos episódios de Beavis and ButtHead (bons tempos) a banda apareceu:



Depois do Lionsheart, Steve ainda cantou no Friction, em 2002, num álbum entitulado simplesmente Friction. Mas de uns tempos pra cá, Steve voltou com sua fase solo, mas carregando o legado do Grim Reaper pra frente.

Retorno

Com a Steve Grimmet’s band, volta-se aos tempos do Grim Reaper e ao metal de qualidade. Em 2006 voltou a ativa cantando musicas só do Grim Reaper e em 2007 lançam o primeiro album, Personal Crisis, produzido pelo baixista do Pink Scream 69, Dennis Ward. A formação atual é Ian Nash na guitarra, Ritchie Walker no baixo e Pete Newdeck na bateria.

Alias, a banda vem ao Brasil esse ano. O primeiro show acontecerá em Brasília no Festival de Metal Marreco's Fest no dia 20 de junho, junto com a banda norte-americana Omen e em São Paulo dia 23 de junho no Inferno Club. (Merda!Tinha que vir pro Rio também :@ )



Bem, é só isso, recomendo que vcs escutem a banda e até a próxima!

Pra saber mais da banda vão nesses links;

http://www.myspace.com/thestevegrimmettbandgrimreaper

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=267542

Informações gerais:

Formação
Membros

* Nick Bowcott - Guitarra
* Steve Grimmett - Vocal
* Lee Harris - Bateria
* Dave Wanklin - Baixo
* Kevin Neale - Baixo (1979-1981)
* Paul DeMercado - Vocal (1981)
* Adrian Jacques - Bateria (1981-1982)
* Lee Harris - Bateria (1982-1985)

Discografia
Álbuns de estúdio

* 1984: See You in Hell
* 1985: Fear No Evil
* 1987: Rock You to Hell

Demos

* 1981: Bleed'em Dry
* 1982: For Demonstration Only
* 1983: Demo '83

Coletâneas

* 1999: Best of Grim Reaper

Singles

* 1982: "See You in Hell"
* 1983: "The Show Must Go On"
* 1984: "Fear No Evil"
* 1986: "Rock You to Hell"

Formação atual

Steve Grimmett
Pete Newdeck
Ritchie Walker
Ian Nash

Originalmente postado em:http://www.uarevaa.com/2009/06/de-fora-da-panela_18.html