sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Review: Green Lantern - Emerald Knights



Ou como saiu por aqui, Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda.

Bem, Emerald Knights foi um filme em animação produzido pelos mesmos que fizeram o filme em live action, e a partir do filme de Martin Campbell eles tiveram a oportunidade de colocar o segundo filme do Gladiador Esmeralda nas telas. Mas diferentemente de Primeiro Vôo, que o foco da trama fica mais em Sinestro e Hal Jordan, dessa vez Jordan serve mais de host da história, deixando o papel principal para Arisia.

No caso a principal ameaça do filme é Krona, um dos antigos moradores de Oa que ousou desobedecer a lei dos Guardiõees de não tentar descobrir como o universo se originou.Ao fazer isso, Krona foi sugado para o universo de antimatéria, e por lá ficou durante muito tempo até se utilizar de um Sol para abrir um portal e sair de lá como um poderoso ser de antimatéria, que deseja destruir a tropa dos Lanterna Verdes mais do que tudo. Vendo tudo isso, a novata Arisia(Elisabeth Moss), acompanhada por Hal Jordan(Nathan Fillion), conhece a história de alguns dos principais integrantes da Tropa dos Lanterna Verdes enquanto um plano de ataque contra Krona é planejado.

A primeira história que vemos é sobre os primeiros 4 Lanternas Verdes escolhidos, entre eles o escrivão Avra(Mitchell Whitfield), que acha que não merece ter todo esse poder. Ao encarar os exércitos de Khund, Avra tem a coragem necessária e descobre até então uma vantagem inesperada diante dos perigos: o anel não só lança raios de energia mas também construtos a partir da força de vontade do usuário.O tom intenso da ação já começa pontuando aí e mostrando de fato o que é um Lanterna Verde em seu conceito mais básico.

A segunda história trata-se do treinamento de Kilowog (Henry Rollins), num passado onde ele era muito diferente do casca-grossa que viria a ser no futuro. Sgt. Deegan(Wade Williams) pega pesado com todos, ainda mais com Kilowog, que não concorda com os metódos extremos de seu treinador.Após Deegan passar por uma situação que custou sua vida, Kilowg precisa se tornar o líder e aprender que ser durão com seus recrutas garantirá a sobrevivência deles. Baseado numa história escrita por Peter Tomasi e na revista Green Lantern Corps.

A terceira história foca mais na ação física para contar a história de Laira(Kelly Hu ), filha de nobres de um planeta com tradição de guerra, do qual seu conflito violento com um planeta vizinho no passado quase aniquilou sua raça, se não fosse o anel da Tropa escolher a princesa Laira para por fim a guerra. Anos depois, o seu planeta natal retalha violentamente seus inimigos, obrigando Laira voltar a seu planeta e confrontar sua complicada família. Diferente das outras 2 primeiras histórias, a ação aqui é muito mais física e pesadamente influenciada pelas artes marciais e pela cultura oriental.

A quarta história, com um tom mais cómico que as outras durante o filme, e a adaptação de "Mogo não se socializa" e graficamente é de longe a mais bonita parte dento do filme. Bolghunga (Roddy Piper), o Incansável, está prestes a se tornar o maior guerreiro do universo, até que é desafiado a acabar com o Lanterna Verde chamado Mogo. Vasculhando o planeta por meses a fio sem encontrar seu oponente, Bolghunga descobre tarde demais que seu inimigo estava sempre a olhos vistos, já que Mogo é nada mais nada menos que o Planeta Lanterna Verde!

A quinta história é uma mistura de Tigres, clássico do Allan Moore, com o trabalho de Geoff Jonhs em relação a Abin Sur em todo seu trabalho com o Gladiador Esmeralda.Abin Sur(Arnold Vosloo) é atacado de surpresa pelo criminoso Atrocitus(Bruce Thomas), e com a ajuda de Sinestro(Jason Isaacs), consegue derrotar o criminoso e levá-lo de volta a sua prisão, no planeta Ysmault, parte proibida de acesso pelos guardiões. Lá, Atrocitus envenena a mente de Abin Sur com possivéis visões do futuro, onde Sinestro criará sua própria Tropa a partir da energia amarela do medo e destruirá a Tropa dos Lanternas Verdes. Foi uma ótima adaptação de Tigres e Geoff Jonhs, que escreveu também o roteiro, conseguiu jogar suas ideias ali contribuindo ainda mais com a adaptação.

A ultima parte do filme é o embate final da Tropa contra Krona, fazendo que Arisia crie uma estratégia que a coloca dentro do registro dos Livros de Oa. No fim das contas, o que esta animação tem o filme não tem, que no caso é a interação entre os integrantes da Tropa que permite a escala épica da ação, mas o mesmo tempo se você quer conhecer mais sobre os personagens principais da mitologia e suas evoluções, como por exemplo Hal Jordan e Sinestro, eu recomendo o filme. No fim das contas, a animação segue com a ótima qualidade de sempre, sem deixar a peteca lançada por All Star Superman cair. Se você quer conhecer mais sobre o Lanterna Verde e seu universo mas está sem saco de pegar uma HQ e ler, o filme em live action (que você pode ler meu review aqui) e Emerald Knights é definitivamente a pedida.


NOTA:9.0