sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Review: Cowboys & Aliens - O Filme


Numa época onde o gênero de faroeste lentamente consegue reconquistar o publico, Cowboys & Aliens é mais um dos exemplos que eu já citei anteriormente de "Westerns Mistos", que são faroestes com um toque a mais, normalmente ligados a ficção cientifica, mas acima disso, a adaptação da grapic novel da Platinum Studios é Jon Favreau provando que acima de tudo, ele tem algo a dizer e uma marca a deixar.E sim, terá SPOILERS!

Antes de mais nada vamos a história: Na cidade de Absolution, um homem misterioso chega. sem memória e com um estranho objeto ligado a seu pulso, ele descobre que é Jack Lonergun (Daniel Craig), bandido procurado por assassinato.Mas algo inesperado acontece: alienigenas começam a atacar a cidade e sequestrar seus habitantes, e somente Lonergun tem a arma necessária para derrota-los.Se juntando a misteriosa Ellie (Olivia Wilde), ao perigoso fazendeiro Woodrow Dolarhyde(Harrison Ford) e o barman Doc (Sam Rockwell), que está em busca de sua esposa sequestrada, o grupo vai em busca da origem dos alienigenas e tentar impedir que a invasão aumente ainda mais.

Diferente da revista original, que focava mais na alegoria da colonização europeia em terras americanas, no filme é substituida pelo tema "identidade". Como Meachan (Clancy Brown) diz na metade do filme "não é o que você faz, e sim o que você é". Dolarhyde nunca conseguiu educar seu filho (Paul Dano) do jeito que tornasse uma pessoa boa, sendo que no fim das contas acaba sendo a figura paterna do jovem Emmet(Noah Ringer) e do indío Nat Colorado(Adam Beach). O fato de que ele seja encarado no inicio como "o cara mau" é mais por causa das responsabilidades que carrega e da desilusões causadas por isso.

Doc procura recuperar o respeito perdido por ser humilhado constantemente e mostrar que pode ser utíl. O jovem Emmet precisa amadurecer e aprender a se virar sozinho para sobreviver. Lonergun aos poucos recupera sua memória e descobre que não era exatamente uma boa pessoa, e vê nessa nova situação uma oportunidade de se regenerar.A surpresa fica por conta de Ellie, que na verdade é uma alienigena presa no corpo de uma humana, que tenta destruir de uma vez por todas a raça de aliens vilões do filme, e que se utiliza um pouco da imagem de sua falecida esposa para que se aproxime de Jack.

Pra quem espera um blockbuster de escalas épicas, vão se decepcionar.Cowboys & Aliens tem ação numa medida boa, mas não é nenhuma escala Michael Bay. Ainda bem.A ação se mantém simples, porem empolgante e que não tem medo de ser violênto, mas o que segura o filme é seu emocional. Mudar é preciso para que nos reconciliamos com nossa paz interior, e assim podemos crescer como pessoas. E pro diretor Jon Favreau, o filme é muito mais do que a exploração sobre identidade dentro do cenário do filme, mas a auto-afirmação da fase que ele passa agora: não mais o diretor de filmes cults, não mais o diretor do Homem de Ferro, mas agora somente como diretor, e artista que consegue muito bem provar o seu valor.


NOTA: 8.0


E relembrando, eu resenhei a algum tempo a HQ Cowboys & Aliens, quem quiser dar uma olhada, só clicar aqui.