segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Revirando o Baú : Demolidor- O Homem sem Medo (Versão do Diretor)


Demolidor provavelmente deve ser meu personagem favorito junto com os X-men dentro da House of the M(ouse) e quando foi anunciado que ele iria ganhar seu filme, fiquei muito empolgado! Mas o problema é que o filme não saiu do jeito que os fãs queria, e principalmente, do jeito que o diretor Mark Steve Jonhson (que no ponto de vista dos fanboys virou o pária das adpatações de HQ, e com certa razão, especialmente depois de Motoqueiro Fantasma).Apesar das suas merdas posteriores, a versão do diretor de Demolidor O Homem Sem medo é MUITO boa.Não só comparada a filme original que saiu nos cinemas, mas como adaptação do personagem em si.

Bem vamos começar pela historia.Vemos o jovem Matt Murdock tentando sobreviver no violento bairro da Cozinha do inferno, em Nova York. Seu pai, um pugilista em fim de carreira, trabalha secretamente nas docas a serviço da máfia local.Quando o pequeno Matt descobre os podres do pai, sofre um acidente com radiação que o deixa cego, mas amplia todos seus outros sentidos. Após isso, pai e filho decidem melhorar de vida, mas após ganhar uma luta que não deveria contra um lutador da máfia, ele é assasinato deixando o jovem Murdock orfão.

Já adulto, Matt Murdock (Ben Affleck) está atuando como advogdo junto com seu amigo Foggy Nelson (Jon Favreau, nome importante pra historia da Marvel e das adaptações de HQs), sempre defendendo aqueles que não tem voz perante a justiça.Mas se a justiça não é concedida de dia, a noite Matt vira juiz, juri e executor quando se veste como o Demolidor e tenta limpar a Cozinha do Inferno da influência de Wilson Fisk, o Rei do Crime (Michael Clake Duncan), que como o nome diz, comanda todo o crime em NY. Mas Matt tem uma surpresa em sua vida quando encontra a misteriosa Elektra (Jeniffer Gardner), cuja familia tem ligações com Fisk.

Primeiro, a mudança de tom entre a versão do cinema e a versão do diretor é gritante. Na versão do dirtor, o foco é exclusivamente na redenção do Demolidor, advogado que não acredita no próprio sistema que defende, e age como vilante para tentar resolver a situação. E essa seria a versão pro cinema até Homem Aranha chegar e fazer acontecer, transformando toda a trajetória de Matt Murdock em um drama mela-cueca romântico. Medo esse da produção de ser ou não ser o proximo Homem Aranha que acompanhou todo o processo de produção do filme, que no final Mark Steve (fã decretado do personagem), diretor inciante, não estava na posição de impor sua opinião perante os produtores e a versão ruim do filme foi pra tela grande.

A versão do diretor trás uma trama de assasinato importante para os persongens desvendar quem é o Rei do Crime.Vemos mais ações de todos os persongens, vemos eles serem utéis e especialmente vemos uma história se concretizar ali, não um amarrado de sequências. Uma protistuta é assasina e temos Nelson & Murdock tentando porvar a inocencia do acusado (Collio), enquanto as pistas levam alguem proximo ao Rei do Crime, alguem que sabe todas as suas sujeiras. Essa mesma protistuta é informante do jornalista Ben Urich (Joe Pantoliano), que durante o rumo das investigações descobre a identidade secreta do Demolidor. Falando nele, boa parte da primeira hora do filme mostra um dia na vida de Matt Murdock, que ajuda a explorar bem os motivos dele agir daquela forma, além de demonstar suas capacidades, como advogado e herói.

Vendo o filme, as informações convergem ao climax quwe realmente te deixa empolgado com tudo. Como boa parte do filme foi baseado no que Frank Miller fez, a hsitoria ainda se concentra no quadrado Demolidor-Elektra-Rei do Crime-Mercenário, mesmo que este ultimo (feito por Collin Farrel) seja o elo mais fraco da corrente, foi popular e carismático o bastante pro visual e atitudes serem levados pros quadrinhos.Ben Affleck foi aceitavelmente bem como Demolidor, a Elektra de Jennifer Gardner está ótima (ajuda a atriz ser a fuça da personagem), e Michale Clake Duncan faz Wilson Fisk ter presença mesmo não aparecendo direto.

A versão do diretor como filme é muito melhor, mas certas cenas, caso essa versão fosse pro cinema, não funcionariam ou não teriam muito sentido entre o grande publico.Mesmo a participação da mãe do Matt seja foda, a maioria do publico não sabe quem é ela. As cenas do Mercenário no aeroporto poderiam muito bem não estar ali.Mas acho que serve de uma ótima ponte pro publico descobrir quem é de fato o personagem, afinal, essa versão é bastante superior, mas ainda não é aquilo que pode-se considerar o filme perfeito do personagem. Mas acho que vocês deveriam dar uma segunda chance a esse filme em especifico,vocês irão se surprender.

NOTA:8.0

Dica: caso queiram comrpar o filme, compre em Blu Ray, porque tem a versão do diretor mais todos os bons extras da versão de cinema.