quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

5 contra 1: Os mais importantes filmes da Marvel nesta década


Como prometido, estou aqui com mais um 5 contra 1, desta vez para falar sobre os filmes mais importantes da Marvel Comics desta década, que foi a principal responsavel pela volta do gênero as telonas. Lembrando que aqui a qualidade do filme está em segundo plano, mas sim a importância para os filmes de HQ.

5- Hulk
Ang Lee conseguiu aqui elevar e quebrar as espectativas sobre como deveria ser um filme de super-héroi trazendo drama, complexidade e composição artistica até então impensáveis para algo do tipo, aprofundando na psicologia do Hulk e de seus personagens. Pena que o filme não é reconhecido pelo fãs e nerds chatos, e a obsessão pra ver o Hulk batendo em alguem retirou boa parte do conteudo do filme do Edward Norton, deixando o filme com aspecto imcompleto e vazio =/

4- X-men
O filme que deu o primeiro passo a popularidade e a franquias milionárias foi dirigido por Bryan Singer, que junto com Sam Raimi, definiu como se fazer filmes de quadrinhos com qualidade, além de outros fatores, como revelar um astro (Hugh Jackman) e fazer a popularidade do Carcajú explodir ainda mais, tratar os temas originais da HQ com seriedade e de fato pavimentar de vez os caminhos da Marvel no cinema.

3- Homem Aranha 2
O primeiro Homem Aranha pode ter sido o grande hit que fez os produtores correrem atrás de todos os direitos, mas vamos aos fatos: o segundo Homem Aranha até hoje provavelmente é o melhor filme da Marvel já feito, com uma qualidade que até então nenhum filme da Marvel depois deste chegou proximo de fato a atingir a qualidade desse filme.

2- Homem de Ferro
Homem de ferro foi o passo mais ousado no ano revolucionário que foi em 2008. Tanto por ser um dos primeiros filmes derivados de quadrinhos que se disfarça de adaptação para contar um tipo de historia totalmente diferente (e não tentar mascarar ser uma adaptação, como Motoqueiro Fantasma e Jonah Hex) além do fato de ser o primeiro filme produzido inteiramente pela editora de origem, ou seja no momento que a Marvel COMICS banca a grana, também tem poder de inflluência em todo o resto do projeto. Meu review do filme aqui.

1- Blade
Bem, aqui é o motivo é simples e curto: sem o sucesso de Blade, não existiria nenhum filme de quadrinhos nos anos 2000 pra frente, porque foi o sucesso dele que pavimentou o BOOM das adaptações dos quadrinhos nesta década.Ou seja, sem Blade, você não teria TDK, Scott Pilgrim, Vingadores,etc. Ou seja, Wesley Snipes é o cara!

Bem, acabei por aqui. decido se vou falar sobre os filmes da Vertigo esse ano ou no proximo, até lá, divirtam-se e boas festas!