quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Desmembrando o Jogo: Relembrando Jogos Mortais parte 2


Antes de mais nada,veja a primeira parte aqui.

Chegamos a segunda parte do especial sobre Jogos Mortais, e agora em termos cronológicos chegamos a um ponto crucial da história, já que nessa parte poderemos considerar como o "meio" da saga. Jonh Kramer agora está no bico do corvo e precisa de ajuda urgente se quiser se manter vivo por mais algum tempo. Jogos Mortais 3, pra mim, é o melhor filme da cinessérie como também é um dos poucos filmes românticos de terror/suspense de verdade, sem as boiolices do Prepucio.
Explico: vemos toda hora em cena um tom bem mais pessoal do jeito em que Amanda(Shawnee Smith no auge da beleza e na sua melhor atuação na serie) e Jigsaw se relacionam. Mas não é um relacionamento fisico, mas completamente sentimental, já que Jonh a salvou e de certa maneira conseguiu tirá-la de um caminho bem pior do que está hoje.E ele, como veremos mais a frente na parte 3 deste especial, tem motivos para se apegar a ela além do fato de ser o primeiro "teste" que deu certo.Ele tem afeição a ela, porque de acordo com sua filosofia de vida, perdoar também faz parte.E o perdão vai ser explorado na trajetória de Jeff (o grande Angus Macfadyen)e Lynn (Bahar Soomekh).
Jeff vive a sombra da morte do filho, enquanto Lynn não aguenta a pressão de manter sua familia unida e procura conforto em medicamentos e no amante, que também quer que ela tome uma atitude em relação a sua vida.Enquanto Jeff tem que aprender a se desprender do passado (essa idéia será importante quando a ultima peça se encaixar, esperer a parte 3 do especial), Lynn reaprende a viver quando tem que manter JigSaw vivo, senão sua cabeça explode, literalmente. Mas Kramer construiu tudo isso para que Amanda seja testada, já que por causa de sua loucura e traumas, ela constroi armadilhas sem chance de sobrevivência, deturpando o trabalho dele. Mas Amanda não entendeu os movimentos que insinuavam que aquilo é um jogo, e com a ajuda de uma misteriosa carta (isso vai ser imp..ah, vocês entenderam) ela cede a pressão e acaba fazendo merda.No final,Jeff mata Amanda,e na sua ultima jogada, Jeff acaba matando Kramer,que faz a cabeça de Lynn explodir e faz que ele não descubra onde está escondida sua filha.

Em Jogos Mortais 3, somos apresentados ao detetive Hoffman(Costas Mandylor), personagem que seá de extrema importancia daqui pra frente, que é amigo do policial Rigg (Lyriq Bent),e ambos serão personagens principais de Jogos Mortais 4, ultimo filme com Darren Boussman na direção, com muitos problemas de gravação,talvez pelo fato de estar gravando simultaneamente Repo! the Genetic Opera.Apesar de na época de lançamento não ter curtido muito o filme (por te dar a sensação de "Historia Sem Fim")hoje em dia revejo ele não só como um bom produto mas peça essêncial para o quebra cabeças criado.
Rigg não consegue aceitar que a pessoas, as vezes, não podem ser salvas.E ele procura já a seis meses o rastro de Eric Matthews(Donnie Wahlberg),que como vimos em Saw 3 conseguiu escapar da corrente, espancar Amanda e ficar com seu final em aberto. mas eleé aprisonado pelo misterioso segundo ajudante de Kramer, já que deduziram que Amanda nem Kramer, nas portas da morte, poderia fazer certas coisas.Então Rigg é submetido a jogar o jogo,mas não como vitima, mas espectador/condutor, fazendo que os criminosos que joguem façam suas proprias escolhas, enquanto Rigg tenta não interferir.Enquanto isso, os agentes Strahm (Scott Patterson) e Perez (Athena Karkanis) investigam os passos de Rigg,atual suspeito por trás do desaparecimento de Hoffman, que está numa armadilha junto com o moribundo Matthews, além de conhecer sobre a origem de Jonh Kramer e os motivos mais profundos e dramáticos que o levaram a fazer o que faz, graças as informações dadas pela ex-mulher de Jonh, Jill (Betsy Russell).

Jonh Kramer e Jill prouram ajudar as pessoas numa clinica de reabilitação numa area violênta da cidade.Jill estava gravida,e no momento em que um desses viciados tira a vida de seu bebê,Kramer fica extremamente abalado,e depois de descubrir o cancêr e o acidente de carro, ele muda completamente e começa a praticar seus jogos, naquela que considero uma das melhores armadilhas da serie.Jigsaw respeitava o poder do controle que nos é dado, mas como percebeu, as pessoas não querem ter que controlar seus destinos, e não dar valor asvidas que vivem,então ele vai virar o "professor" dessas pessoas.Atenção nas cenas do hospital, varias participações bacanas de antigos jogadores da serie estão por lá.
No fim, varios personagens do passado de Rigg, Hoffman e Jigsaw são correlacionados, levando até a fabrica abandonada Gildeon(nome do filho morto), onde temos a confirmação que Saw 3 e Saw 4 se passam no mesmo periodo de tempo.E no fim das contas, Rigg não passa no teste, não consegue salvar Matthews da morte e temos a revelação que Hoffman é o segundo aprendiz de Jigsaw.Então temos dois jogadores em que lutam pelo legado de Jonh. Já descobrimos que foi Hoffman que escreveu a carta que deixou Amanda completamente abalada, e que Strahm, que estava perseguindo Rigg, fica preso em na sala em que Jigsaw morre.Como a primeira cena do filme cronologicamente é a ultima, sabemos provavelmente que todos serão encontrados na sequencia, mas o que ele diz no começo/ final do filme será muito importane pras proximas partes (tradução livre abaixo):

"Você sente que tem agora o controle, não é? Você acha que se livraria do teste. Eu prometo que meu trabalho vai continuar. Que me assegurei disso. Ao ouvir essa fita, alguns vão assumir que este é o fim, mas ainda estou no meio de vós. Você acha que acabou só porque eu estou morto. Não acabou. Os jogos apenas começaram."


Notas
Saw 3: 9,5
Saw 4: 8,0


Na parte 3: Trabalho de detetive, Era Hoffman e juntando o quebra-cabeças.