sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Revirando o Baú: Atividade Paranormal



O sábio ditado já dizia "Não há crente que duvide, não há ateu que não tenha fé". E o caso se encaixa bem com Atividade Paranormal, filme de 2007 que só foi ganhar destaque mundial e respeitabilidade em 2009, graças as inumeras exibições para o publico em festivais,faculdades, cinemas de esquina, festa da vovó, resumindo, aonde tivesse publico. E o hype gerado foi o que levou o filme até a Paramont e a partir dai o resto é historia.

Falando em historia, vamos a trama do filme.Um casal, Katie eMicah,acabam de se mudar para um casa no suburbio, e passam a registrar essa mudança por gravações feitas por uma camera.Mas o negocio começa a mudar quando suspeita-se que há um demônio agindo na casa, e no momento que se confirma o fenômeno sobrenatural. Micah continua insistindo em descobrir mais sobre o demonio presente, enquanto Katie encara um velho problema do passado, que no fim das contas pode aumentar ainda mais as visitas do ser maligno a casa...

Fato, se algo em parte está faltando na alta Hollywood é criatividade, e filmes como Atividade Paranormal estão vindo de uma fornalha onde se pode fazer algo bom e barato, coisa do qual os executivos dão pulos de alegria, pois assim podem incentivar novos cineastas que podem levar um bom conceito/ideia adiante com o minimo de grana gasta possivel.Foi assim com esse filme, com Distrito 9,está sendo assim com Monsters, e por aí vai.Os "filmes de guerrilha" nunca estiveram tão em alta, e de certo modo estão ditando moda e estilo de como fazer, e dar possibilidade que as pessoas façam, cinema.

Mas em relação a Atividade Paranormal? Esse é um tipo de filme em que se requer total submersão ao filme, senão o efeito de susto não funciona.Não vou compara-lo a Bruxa de Blair(filme do qual não gosto) porque diferente de fugir da sua propria sombra, com Atividade você não tem uma confirmação imediata do que se enfrenta, e a tensão é gerada a medida que percebe-se que o perigo é real.Claro que, o elo fraco do roteiro se concentra em Micah, que mesmo sabendo dos perigos do negocio, prefere confiar em seu ceticismo e se fuder no final por sua propria culpa,ou seja, morre por ser idiota (nossa estou spoilando demais aqui,mas a ideia em minha mente é de que quem está lendo provavelmente já viu o filme).
Momento "esquilo dramático"

No fim das contas,não vou dar nota pra esse filme, já que se baseia no quanto você se deixa envolver com o filme. Assim como o filme, fui me envolvendo a medida que o filme ficava mais tenso, tanto que eu tenho cagaço do final(a versão do cinema) até hoje. È uma experiência, e como tal, as vezes é compreendida, outras não.

NOTA: Escolhe você ai!

Epilogo: A sequência
Bem, era invitavel depois da grana que deu que o estudido faria uma sequência.Mas temos doisfatos acerca desse filme. Primeiro: não se sabe de nada sobre a historia, estratagia que está sendo funcional para tentar atrair o publico as salas de cinema, e o segundo e problemático fato de que talvez esta seja uma sequência inutil.E tem realmente chances, porque se a mulher que aparecenos trailers não for Kate e sim outra vitima do "demônio imobiliário", há grandes chances do publico não engolir a trama e sair decepcionado, porque a sensação geral sobre ele é de "não tinha daonde continuar, espero que achem uma boa soluçãosenão..." Tudo na base da tensão, riscos e escolhas, assim como o proprio filme em si.