sábado, 19 de junho de 2010

Review: DC SHOWCASE O Espectro



DC SHOWCASE é uma serie de curtas de animação que vem junto aos dvds da linha DC Universe que contam historias de personagens considerados mais obscuros dentro da editora.Aqui no Brasil, infelizmente graças a incompetência da Warner Bros Brasil eles não vem embutidos juntos com os filmes(nem os dvds duplos),obrigando a caçar eles por aí.Mas para minha surpresa,os curtas conseguem ser tão bons (ou melhores,no caso,ainda não comprei o dvd do Crisis of Two Earths pra comparar) que os filmes.
Mas antes de tudo,uma mini-biografia do Espectro.Criado por Jerry Siegel e Bernard Baily em 1940,ele é dentro do universo DC o espirito da vingança,a mão de deus perante os pecadores.Normalmente ele julga e mata aqueles culpados perante o olhar divino.Quando o espirto está sem hospedeiro,custuma agir de maneira muito mais sádica que a normal.Atuou muito na Sociedade da Justiça e teve 3 pessoas que incorporaram A Ira de Deus: Jim Corrigan,Hal Jordan( o Lanterna Verde) e o detetive de Gotham Crispus Allen.
Mas vamos a trama do filme:Um grande produtor de filmes de terror é assasinado em sua propria casa.A pedido da filha do falecido,o detetive Jim Corrigan se intromete no caso e agindo secretamente como a entidade sobrenatural Espectro,chega aos culpados antes da policia e impõe sua justiça a eles.O filme foi dirigido por Joaquim dos Santos(que trabalhou em outras animações da DC e da Warner) e roteirizado por Steve Niles (criador de 30 Dias de Noite e Crimes Macabros).
Mas em relação ao curta o que posso dizer? Genial! O porque? Mistura genêros como o policial, blaxpotation e terror,esse especialmente com inumeras citações,que vão de Sexta Feira 13,Christine,Exorcista e até King Kong no meio.Tudo consegue se inteligar e funcionar muito bem,tanto as novidades que eles junto podem formar até mesmo os clichês que se tornam parte da diversão.O unico problema? È um curta.Enquanto a DC Universe se desvia de sua intenção principal de usar os filmes em dvd para introduzir outros personagens da editora que não sejam Batman e Superman,os curtas mostram que a muito o que se fazer e também,para tristeza nossa,muitas oportunidades perdidas.

NOTA:9,0

OBS:Vocês conseguiram ver Geoff Johns e Bruce Timm na abertura do filme?Eu sim!