sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como consertar a cronologia dos filmes do X-Men?


Bem, estão empolgados para 'Days of Future Past'? Bem, deveriam. Entre as muitas coisas que empolgam o pessoal em relação ao filme, está a possibilidade de concertar a intrínseca e extremamente complicada cronologia temporal dos filmes, coisas que 'X-Men: First Class' não exatamente ajudou a resolver, ao contrário, complicou ainda mais. Este post não é uma opinião de fã do que eles deveriam fazer, mas sim uma (possivel) resposta da qual foi buscada exatamente dentro das teorias e estudos sobre viagem do tempo e baseada no que a equipe do filme e o que foi mostrado sobre o mesmo até então comentaram e exibiram. Clique abaixo e continue.

[ATUALIZADO COM CONTEÚDO INÉDITO] 

Antes de mais nada, confira a linha temporal que a Empire fez de todos filmes até então, que ajuda a entender um pouco o que até então acontece (clique para ampliar):


O que por enquanto pode ser respondido ou não respondido.

Bem, uma das primeiras coisas que foram meio respondidas em 'First Class' é sobre o Fera. O cameo dele em 'X-Men 2' mostra um humano Hank McCoy dando uma entrevista de TV, e em X-Men 3 vemos o Fera (Kelsey Grammer) em toda sua glória azul e peluda.


No caso, é mostrado em First Class que Hank preparou um soro para tentar refrear sua evolução mutante. Apesar de não ter dado exatamente certo na primeira tentativa, é percebido no trailer que dessa vez ele conseguiu criar um soro  que de fato funciona, e quando é preciso, ele solta seu lado animal.





Já pulando para 'The Last Stand', temos em Leech (Cameron Bright), a possivel resposta para que os eventos que acabaram dando no cenário visto em DOFP. Os poderes de Leech anulam outros poderes mutantes por um periodo de tempo, então a cura criada a partir de seu sangue obviamente também vai durar um periodo de tempo. Os mutantes que tomaram a vacina, terão seus poderes de volta. E apesar do cenário feliz do fim de 'The Last Stand', temos um cenário ainda não visto entre isso (mas talvez a ser mostrado em X-Force?), mas pela reação da cena dos créditos de 'The Wolverine', a reação foi violenta o bastante para trazer o Projeto Sentinela de volta, atitude essa que pode ter sido apoiada por Trask (Bill Duke).


E também temos Stryker, bem diferente em suas interpretações físicas em um curto periodo de tempo: Danny Hutson aparece como Willian Stryker em 1975 em 'X-Men Origens:: Wolverine' e Josh Helman em DOFP em 1973. Lembrando que isso não significa nada no caso, os dois atores podem, dentro do filme, terem a mesma idade (apesar da incongruência física dos mesmos). E lembrando que em 'First Class' é citado que Stryker Jr já estava na ativa no exército a um bom tempo.


Mas ainda temos certas incoerências como, vocês podem ver abaixo, dois Trasks e duas Moiras diferentes, em diferentes períodos de tempo.



E só um lembrete: não necessariamente Wolverine e Victor Creed ficaram sempre juntos, houve épocas que eles se separaram e cada um foi pro seu canto (só ver o flashback de 'The Wolverine'). Isso ajuda a entender o ponto que Wolverine está, no passado, em DOFP.

Mas então, qual seria a solução?

A palavra chave que poderá responder/resolver os problemas cronológicos do filme é uma só: Retrocausalidade. Retrocausalidade é sobre um efeito preceder sua causa, é algo no futuro que afeta o passado. Tem aplicações filosóficas, físicas e temporais, e basicamente, é algo que é feito no futuro que pode influenciar o passado, podendo mudar completamente o passado, e por consequência, o futuro. No caso se misturarmos a Retrocausalidade com a magia das viagens do tempo que Hollywood tem, temos uma explicação de como 'Days of Future Past' poderá concertar e dar um reboot definitivo na franquia. Para começar a explicar sobre isso, vamos a explicação de Bryan Singer sobre as viagens do tempo no filme (via Empire):

"O princípio que eu vi é a teoria de que enquanto um objeto é observado, ele ainda não aconteceu de fato. O viajante do tempo cuja consciência viaja através do tempo eu chamo de O Observador, e até que O Observador retorne para o ponto de onde viajou, os resultados ainda não ocorreram. Então ele pode mudar o passado e até que ele volte o novo futuro ainda não existe. Como resultado nós podemos ter ações paralelas e com uma tensão em suspenso porque sempre há a ameaça de um retorno da consciência de Wolverine, o que poderia deixar o mundo ainda pior."

E se você leu a descrição (com spoilers) da primeira cena do filme, tanto o que Singer diz e o que acontece na cena entram bastante dentro do principio da Retrocausalidade. A consciência da pessoa vai pro passado, modifica o passado, e automaticamente modifica o futuro. E também o fato de Kitty Pryde (Ellen Page) poder fazer isso também é explicado, no momento que  os poderes dela funcionam (numa base comparativa) que nem um elétron: se elétron atravessa um objeto, de acordo com a  Retrocausalidade, esse mesmo elétron pode ser mandado pro passado. Ou seja: se ela consegue atravessar a matéria, ela evoluiu a um ponto que o seu nível de intangibilidade a permite atravessar o fluxo do tempo.


Mesmo o velho Logan interferindo na velha cronologia, ainda há problemas a serem resolvidos: Charles Xavier diz  a Logan que construiu o Cérebro junto com Eric, e que conheceu o mesmo aos 16 anos de idade, e como bem mostrado em 'First Class', tudo isso é mentira. Mas temos o fato de que tanto Charles quanto Magneto já conheciam Logan antes,e parte da trama de X-Men 1 e 2 é fazer Logan lembrar por si mesmo sobre seu passado, lembrança essa que voltam mais forte em 'The Wolverine' provando que seu fator de cura também afeta sua memória danificada pelo ferimento da bala de adamantium (provavelmente a coisa mais estupida feita em 'Origins: Wolverine'). Ou seja, Wolverine, dentro de X-Men 1, precisava ser protegido daquilo que achavam que era o plano do Magneto, mas após isso, é hora de Charles retribuir o favor e fazê-lo lembrar por contra própria  seu passado, e no processo recuperar sua memória e sarar seu cérebro.


Mas mesmo assim, a Retrocausalidade ainda não é a solução para alguns problemas dentro dos filmes como: o irmão gêmeo de Charles. P.Xavier, do qual vive em estado vegetativo na ilha Muir com... Moira Mctargget. Além de um Trask negro, trabalhando na Casa Branca, que pode ser ou não Bolivar, já que seu primeiro nome não é citado. Com os aspectos sci-fi aumentando e muito dentro da franquia, há possibilidades de realidades alternativas e linhas temporais paralelas, além de experimentações cientificas e outras coisas. Em relação a Moira e Trask de X3, sempre pode haver o lance de "na verdade ela é minha filha(o)". É uma saida fácil, nada original, mas que poderia funcionar. E também há histórias que ainda não conhecemos dentro dos filmes, então não sabemos exatamente se P. Xavier é realmente o irmão gêmeo de Charles, ou até mesmo um Clone criado por Apocalypse ou o Senhor Sinistro... Mas tudo isso pode ser apagado dentro da nova cronologia, mas não impedida de ser respondida em outros filmes.


No fim das contas: de uma vez só, 'Days of Future Past' pode não somente excluir 'Origens: Wolverine' e 'The Last Stand' de uma vez da cronologia, ou criar uma linha cronológica paralela, da qual o próprio Singer, em comentários sobre quem poderá estar em 'X-Men: Apocalypse', já fortemente indicou. Assim, Singer (e quem mais entrar na franquia) teria a liberdade de trabalhar com as versões da história que preferir, enquanto o estúdio tem possibilidade infinitas de contar inúmeras histórias sobre seus personagens em um universo fechado (amém, as coisas se juntarem a Marvel Studios não é necessariamente um bom movimento), resultando em algo mais ou menos assim (clique para ampliar):



Só que esta matéria terá que ser atualizada por causa de uma ótima novidade que começa a nos dar respostas sobre  a time line dos filmes: o site viral 25 Moments percorre desde o final de 'First Class' até o cenário pós apocalíptico mostrado em 'Days of Future Past' nos dando insights e preenchendo alguns buracos da cronologia. Vamos analisar as principais informações e o que isso pode nos dizer sobre o passado, presente - e possivel futuro da franquia.

Em 1963, Erick Lensherr é acusado de assassinar o presidente Kennedy. Apesar da história mostrada em outro viral (The Bent Bullet) indicar que ele teve a ajuda da Mística, ele acaba sendo preso mesmo sem necessariamente ter provas, gerando o movimento 'Free Magneto'.


Outra importa data, talvez a mais importante: Charles Xavier abre oficialmente a Escola Para Alunos Superdotados, que procura educar e treinar os mutantes do amanhã. Sabemos que entre 1965 e 1972, ele vai desistir e fechar a escola, por motivos que não sabemos.


Em 1972, uma conversa de 18 minutos entre o industrial Bolivar Trask e o presidente Nixon é deletado das gravações do arquivo secreto. Ninguém sabe o que realmente foi discutido, mas provavelmente foi sobre...


A criação dos Sentinelas e seu uso para segurança do país, seja contra nações estrangeiras, ou como mais tarde será revelado, mutantes.


Tendo Wolverine não tendo voltado por passado e modificado a história, e acreditando que Charles Xavier percebe/descobre a intenção do possivel uso militar dos Sentinelas contra os mutantes, ele vai até o congresso em 1975 e pede para o governo respeitar os direitos dos mutantes como cidadãos.


Em 1984, ' The Human Majotity', movimento criado pelo pastor e apresentador de TV Bob Bell, ansce e começa a tomar força. Obviamente espelhando os eventos de 'Deus Ama, O Homeme Mata', acredito que esse momento vai voltar a ser explorado, só que dessa vez em 'X-men: Apocalipse', e claro, em outro contexto.


Chernobyl, o famoso desastre nuclear em 1986 gerou vários Filhos do Átomo acelerando seu processo de formação, entre eles um jovem Colussus.

Essa informação está fora dos '25 Momemtos', mas vale a pena citar: Jean Grey é chamada a participar da Escola de Xavier (acompanhada por um livre Magneto) em 1981. Sendo que 1987, onde se passa o final de 'X-men: Origins Wolverine' (válido dentro desta cronologia), ele ainda estava andando e recrutando o jovem Ciclope e 'A Irmã de Kayla' (já que temos a Emma Frost original em 'First Class', e ela é chamada assim nos créditos).



Em 1989, começamos a ver o plano de Trask funcionar a longo prazo: com a identificação de DNA criada por Trask sendo utilizada pelas forças de proteção nacional americanas, ele secretamente começa a criar um database mutante, a ser entregue pros países mais poderosos.


Já nos anos 90, é mostrado que facções rebeldes mutantes tenham se juntado com grupos armados Zapatistas no México. acredito que foi nesse incidente que Chales e Eric se separaram de vez, dando a verba necessária para o plano de Magneto visto em 'X-Men'. E dentro desse contexto,dava pra encaixar direitinho a X-Force nessa trama...


Em 2001 as coisas começam a ficar bem mais interessantes: após o atentado da Estátua da Liberdade, o governo, junto com as Industrias Trask, começam a criar dentro da Baía de Guantánamo uma ala especial só para mutantes.


Em 2006 temos a confirmação de que sim, os eventos de X-men 3  ainda contam, e bastante, tendo vários mutantes da equipe ajudando a reconstrução da ponte. Visto a que ponto a crise chegou, o presidente dos Estados Unidos decide eleger Hank MCoy, o Fera, como o embaixador das Nações Unidas. um ano depois, temos os eventos mostrados em 'The Wolverine'.


Mesmo com um mutante nas Nações Unidas, a tal cura (como suspeitado) não demonstra resultado definitivo em seus pacientes, aos poucos com seus poderes voltando a aparecer. Isso desperta novamente a paranoia mutante pelo mundo e em 2009, os colares inibidores são criados com sucesso pelas Industrias Trask, impedindo o uso dos poderes mutantes enquanto estiverem com o colar.


Talvez a imagem de divulgação mais chocante até agora, vemos Sentinelas dominando a força a mansão Xavier em 2010, transformando ali em um centro de estudos das Industras Trask, e a partir daí, o começo do fim.


A partir disso, a ideia da Cura Mutante é novamente posta em pauta, já que em 2011 as Industrias Trask, junto com outras gigantes do mercado (como -surpreendentemente- a Yachida Corp) decidem criar uma Cura 2.0, e que dessa vez funcione em definitivo. Um protesto pacífico de mutantes contra a cura ocorrido em Nova York acaba em desgraça com a intervenção dos Sentinelas, e entre seus mortos, está o mutante Warren Worthington III, o Anjo.


Em 2012, os campos de concentração mutantes se multiplicam rapidamente. E em 2013, as Industrias Trask revelam a sua interpretação da "cura mutante" com o sentinela versão Mark X, um robô biomecânico que pode se adaptar a qualquer situação ou inimigo, a arma perfeita contra os crescentes protestos mutantes.


A segunda imagem mais chocante, mais por suas razões do que o visual em si, é Magneto em frente do tumulo de Hank McCoy, o Fera, atacado e morto em sua casa por radicais Anti-Mutantes em 2015.


Em 2018, os mutantes começam contra atacar com o primeira organização militante, Os Mutantes Livres, liderados pelo ex-prisoneiro Bishop.


Dá a entender que, depois disso, os Sentinelas provavelmente ficam auto-suficientes e adquirem uma consciência, fogem dos controles dos humanos e passam a exterminar qualquer forma de vida sapiente. Com os mutantes e seus poderes dando mais trabalho, todos dos Sentinelas passam a caçar e matar incessantemente mutantes. Mas também Bolivar pode ter ficado louco, ou morto, e aí transferido sua consciência para uma maquina, tudo é possível.

Isso de certo modo fecha muitos buracos, porém deixa aberto a década de 80 e 90 da velha cronologia a ser trabalhada ou por Singer ou por outros diretores, apesar de que o desafio agora fica em como não confundir no publico com essas duas linhas temporais. Neste caso, essa cronologia oficial liberada pela Fox responde MUITAS perguntas, mas ainda gera outras duvidas: Como de fato Charles ficou paralítico na velha cronologia, e como se sucedeu a fuga ou liberação de Magneto no fim dos anos 70 nessa mesma linha temporal?

Além disso, a (possível) morte de Bolivar Trask poderá ter desencadeado uma sere de programas secretos do governo para eliminação e controle dos mutantes para seus próprios objetivos, não só a utilização dos Sentinelas como o próprio esquadrão secreto de Willian Stryker em 'Origens: Wolverine'. Com a possível mudança da realidade, coisas como por exemplo Logan ter injetado adamantium poderá ter acontecido mais tarde (podendo até mesmo usar isso como pretexto para adaptar 'Arma X') e eliminar por completo os eventos de 'Origens: Wolverine'. E recentes criticas em relação a concertar a cronologia dos filmes remete também as criticas em relação de 'X-Men: The Last Stand', que me levaram a pensar que devido a fragilidade que Wolverine sofre quando viaja no tempo (da qual seu copro "morre e ressuscita" resistindo o processo de voltar no tempo) talvez ele acorde durante "o reencontro" (ou primeiro encontro após ter perdido a memória) dele com o resto da equipe em uma futura sequencia da nova linha temporal.

Bem, essa pode ser as respostas que a gente procura, como também não pode ser, vai que eles decidem jogar a cronologia pro alto e conta as histórias que apenas a interessam no momento (como a Marvel - a editora de quadrinhos- faz hoje em dia). Mas por enquanto esta é a solução que, aparentemente, vão usar no filme. Talvez eu esteja certo, talvez eu esteja errado, mas por enquanto estou bastante inclinado a acreditar esta teoria. E vocês o que acham? Até a próxima.