segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

5 Contra 1: Coisas a serem ditas sobre Jesse Eisenberg e seu Lex Luthor

Escrito por Diogo Oliveira. Publicado originalmente em Batmania Rio.


"I got something to say..." mas não, não matei seu bebê hoje, mas devido a bomba jogada pela Warner e tornando Jesse Eisenberg oficialmente o novo Lex Luthor dos cinemas merece ser comentado por aquele que vos fala. No caso irei procurar explicar para você porque isso é uma boa ideia, e como poderia funcionar e se desenvolver este novo Luthor, que como sempre pela reação exagerada dos fãs já está manchado como Persona Non Grata do mundo nerd. Bem, pelo menos Ben Affleck agradece o desvio de atenção.

5) Você já viu esse filme antes...

"Oh meu deus, o cara de 'Coração de Cavaleiro' vai fazer o Coringa! Nolan não sabe o que está fazendo!" "Serio que a princesinha de 'O Diário de Princesa' vai ser a Mulher Gato?" "Um inglês como Superman, que ultraje!" "O ridículo do Tocha Humana como Capitão América? Isso nunca vai dar certo!" Não preciso falar para você que é melhor julgar quando ver, não?

4) Atualiza o perfil do personagem.

Lex Luthor foi sempre visto como um gênio do mal, e dentro disso já teve várias facetas. Mas aquela que mais permaneceu com o tempo foi a de bussiness man. E se vermos as ultimas pessoas que ficaram ricas com o advento da Internet e das novas tecnologias, elas não são exatamente senhores de idade. A lista dos jovens mais ricos do mundo tem muitos investidores ligados a Internet e inovação tecnológicas, perfil que claramente o ator de 30 anos (mesma idade do Henry Cavill) se encaixa perfeitamente, e que pretende levar isso ao Luthor da nova geração.

3) Dá pistas sobre as influências dos personagem

Bem, já sabemos que teremos um Lex mais jovem no filme, e até mesmo pelo porte do ator, não espere ver ele em armadura lutando mano-a-mano com o Superman. Um personagem extremamente cerebral e utilizando de suas tecnologias e contatos para derrotar o Superman é algo já visto em 'O Legado da Estrelas', HQ que influenciou fortemente 'Man of Steel', então não vejo porque não voltarem a revista para construir seu Lex. Além disso, criando seu próprio "herói" (seja ele quem raios for: Metallo ou Doomsday, ou nenhum dos dois) para combater a imagem do Superman remete a ideia mostrada em 'Lex Luthor: Man of Steel', que é obrigatório ter elementos da revista no filme por ser a Bíblia de tudo que você precisa saber sobre o vilão, basicamente falando.


2) Ele não é o Michael Cera

O porque dessa piada aqui? Apesar de ser da mesma geração que conseguiu se consolidar em filmes do gênero de comédia, Eisenberg tem inúmeros trabalhos que comprovam o contrário, que ele tem o talento necessário para ser um memorável Lex Luthor. Temos 'The Double', seu próximo filme, dramas como Night Moves, Holly Rollers, The Living Wake e A Lula e a Baleia. E Jesse ainda mantém a tradição de atores que concorreram ao Oscar fazerem Lex Luthor nos cinemas com sua atuação fantástica em 'A Rede Social', que certamente vai ter elementos dali em seu Luthor.



1) Possibilidades, muitas possibilidades.

E sim, exatamente pelo fato de que teremos um Luthor mais jovem que abre as oportunidades de trabalhar de várias maneiras diferentes aquilo que já conhecíamos do personagem, assim como foi feito em 'Man of Steel'. Além das óbvias diferenças físicas entre Eisenberg e Cavill (que ainda vai tornar a diferenças cérebro vs músculos ainda mais evidente), também temos o fato de saber o quão genial ele é e como construiu seu nome (foi herdado a empresa do pai ou ele construiu tudo sozinho?), os conflitos gerados também com Bruce Wayne e Lex pelo seu pontos de vista de comandar o negócio (e também seu segredos sujos de trabalho), além de seus próprios planos para a Trindade (Doomsday? Metallo? Qualquer outra coisa?). Apesar que eu tenho uma teoria de como Lex Luthor, Mulher Maravilha e os Novos Deuses se conectariam nisso tudo, mas isso fica pra outro texto (caso eu escreva de fato...)

E por hoje é só, comenta sua opinião sobre esta polêmica contratação abaixo!