quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Da Prensa: Marvel + Aventura #6

Publicado originalmente em: http://blogclimax.blogspot.com/2012/02/da-prensa-marvel-aventura-6.html


Sim,sim, normalmente eu sempre falo da outra revista a linha "+ Aventura", mas essa mereceu meu pitaco, não só porque o filme do novo está chegando, mas também porque é um personagem do qual eu adoro, e a historia mostrada nesta edição apresenta não só o passado dele para o publico mais leigo mas também um dos motivos que o torna o Motoqueiro Fantasma um personagem (e um monstro) tão clássico.


Na história "O Dia que Johnny voltou pra casa" (publicada originalmente em Ghost Rider #5 em 2007), escrita por Daniel Way e desenhada por Javier Saltares, vemos o Espírito da Vingança em sua luta contra Lúcifer e sua gangue de motociclistas do inferno. Como parte do plano do Diabo de derrotar o Motoqueiro Fantasma, ele parte para o psicológico: atrai Johnny para o antigo circo onde vivia, trazendo de volta lembranças tristes de sua vida, as alegrias ao lado de sua amada Roxanne, e os motivos que o fizeram vender sua alma ao demônio.

Johnny tem os principais atributos que o fazem tornar um monstro clássico tão grande quanto por exemplo o Frankenstein e o Lobisomem. Ele parte do principio de um medo humano comum, a perda da figura paterna, e se expande e ganha relevância quando o sobrenatural faz o personagem e o leitor se questionarem sobre a validade daquilo, já que o próprio não faz ideia do erro que cometeu.A partir que ele falha com todos ao seu redor, ele se perde (literalmente) com o demônio interior e arrasta todos ao seu redor ao inferno que ele mesmo construiu, tema recorrente com o personagem.


O triste é que, perdido pelo seu próprio ódio, Blaze não vê algo que até Satã (dá a entender que)enxerga: que ele ainda tem salvação. Mas ao mesmo tempo, também reflete a Lúcifer algo que é constante ao Motoqueiro: não tem como voltar atrás para corrigir seus erros, o jeito é enfrentá-los.No fim das contas, a história nos apresenta de forma sólida a origem do personagem e nos faz importar com ele,mesmo que tenha alguns pequenos pontos que irão ser interligados no futuro da revista, mas que não chega a estragar a leitura dela como uma história própria.

NOTA: 7,5

OBS: Você provavelmente devem saber que a Marvel, numa manobra suja, está obrigando o criador do Motoqueiro Fantasma ,Gary Friedrich, a pagar 17 mil dólares a editora para que ele possa ter algum direito sobre o personagem de volta. Devido a esta grande sacanagem, o escritor Steve Niles (30 dias de Noite) está numa campanha para arrecadar grana pro Gerry pode ter algum direito sobre sua criação, da qual você pode ajudar de diversas formas (inclusive doando $$$) aqui.


OBS 2: Leiam também meu review de 'Road To Damnation' de Garth Ennis, que sairá em breve pela Panini, clicando aqui.