sábado, 3 de dezembro de 2011

5 contra 1: Melhores adaptações cinematograficas da Vertigo Comics


Depois de muita enrolação e falta de saco (e de tempo livre), finalmente vou escrever sobre os filmes que foram adaptados do selo adulto da DC Comics, a Vertigo. Aqui eu coloco os melhores e os motivos para eu achar isso. Se tiverem afim, o espaço de comentários está aberto a discussões saudaveis, ou seja, sem mimimi desnecesário, por favor .Então vamos a lista!

5- Stardust - O Mistério da Estrela (Stardust)
Filme dirigido pelo competente Matthew Vaugh (X-Men First Class, Kick Ass) da história original de Neil Gaiman e Charles Vess, Stardust é um conto de fadas que pega os elementos comuns do gênero e mostra de um jeito peculiar que só Gaiman consegue fazer. Apesar da falta de consideração do estúdio com o filme e a reclamação dos fanboys pela falta do Gore em algumas cenas, Stardust conseguiu ser uma ótima adaptação e um puta filme, que trouxe de voltar o clima dos filmes de fantasia oitentistas como Willow,Princess Bride, Labirinto e A Lenda.




4- Estrada para Perdição (Road to Perdition)
Estrada para a Perdição está aqui porque foi a primeira adaptação da Vertigo feito na "Era de Ouro" das adaptações de HQ. Além de ser mais um trabalho bem feito por Sam Mendes(Beleza Americana, 007:Skyfall), mostrou que: 01- Tom Hanks pode ser bad-ass 02- Quadrinhos não se resume a superpoderosos de colant 03- Quadrinhos podem ser adultos e serios, e devem ser levados a serio.Na época de seu lançamento chegou a ser chamado "a provavel primeira adaptação de HQ que pode levar o Oscar de Melhor Filme". Não ganhou exatamente esse prêmio, mas levou outros Oscars pra casa.



3- V de Vingança (V for Vendetta)
Não adianta chiar.Não adianta reclamar.É fato. V de Vingança foi a primeira adaptação pro cinema (depois de uma seria de falhas gigantes, como 'Do inferno' e 'Liga Extraordinária') realmente boa de Allan Moore.E como já disse na minha resenha do filme, o segredo do sucesso (em todos os sentidos) de V de Vingança não é adaptar literalmente a HQ, mas sim pegar a sua estrutura (que permitia sempre se modernizar/adaptar) e contruir algo baseado no que acontece na atualidade.Hoje em dia o filme se tornou tão cult quanto a HQ porque consegue ser funcional, e trazer de volta um gênero meio perdido em filmes de ficção ciêntifica: o de futuros distópicos, como Zardoz e Farenheit 451.



2- Marcas da Violência (A History of Violence)
Marcas da Violência é uma das celebres parcerias entre o diretor David Cronenberg e o ator Viggo Mortensen, que adapta a história do selo Vertigo Crime. Apesar de seu plot até ser meio simples, a força das interpretações e o modo como é trabalhado as situações é o que move o filme e hipnotiza o espectador. A transformação do personagem de Viggo, do pacato homem da casa ao assassino sangue frio, e as situações geradas a partir dái, são um primor em termos de narrativa e interpretação.





1- A Árvore da Vida (The Fountain)
Aqui temos um exemplo atípico em relação as outras posições. Darren Aronofsky não estava conseguindo fazer o filme sair, devido a inumeros problemas, seja ele de elenco, ou de grana ou os usuais braços de ferro com o estudio. A sua solução? Bater na porta da Vertigo junto com o artista Kent Willians e lá sua hsitória foi publicada.Depois de algum tempo, e já com elogios na bagagem devido a grapic novel, os problemas de Darren foram resolvidos e ele começou a fazer o filme. Fonte da Vida não está na primeira posição só por ser o melhor filme da lista, mas também por ser uma adaptação as avessas. Aronofsky curtiu a experiência e vai fazer a mesma coisa com seu proximo filme, Noah, lançando a grapic novel primeiro depois o filme.



Bem,é só isso. Até a próxima!