sexta-feira, 15 de julho de 2016

5 contra 1: HQs para se ler antes de 'Suicide Squad'


Falta muito, muito pouco pra 'Suicide Squad' finalmente chegar aos cinemas e como sempre, vão recomendações de leituras para conferir antes, durante e depois que o filme chegar. Com o imenso numero de personagens envolvidos no filme, não vou mentir que deu não deu trabalho, mas acho que essas histórias encapsulam melhor o que o filme deve ser (baseado no que foi mostrado). Então continue abaixo!

5) Batman: Mad Love

A primeira aparição da Dr Harleen Quinzel aka Harley Quinn foi no episódio da primeira temporada de 'Batman TAS' chamado 'Joker's favor', mas foi em 'Mad Love' na revista 'The Batman Adventures', que a personagem teve sua primeira aparição nos quadrinhos e teve sua origem finalmente contada. Sendo mais violento, mais dramático e em certo nível mais sacana que o desenho, e sem as amarras de censura por ser, de fato um Saturday Morning Cartoon, a trama tem uma grande pegada da MAD clássica de Harvey Kurtzman com a seriedade de uma história pulp. Aqui vemos a origem da Harley Quinn, sua relação doentia e dependência do Coringa, e o que acontece quando ela supera seu grande amor jogando seu jogo. Engraçado, violento, dramático e um verdadeiro clássico das histórias do Batman dos anos 90, a revista é leitura obrigatória para os fãs da personagem. Ou caso você seja um safado preguiçoso, a serie animada adaptou essa história em sua quarta temporada. A revista foi originalmente feita pela dupla dinâmica Paul Dini e Bruce Timm.


4) Deadshot: Bulletproof (2005)

Esse é na verdade a segunda série estrelada pelo personagem, a primeira feita por John Ostrander ainda durante sua run em 'Suicide Squad', mas essa aqui guarda algumas particularidades em relação a primeira, que conta a sua origem e a sua extremamente complicada relação com sua família. Escrita por Christos Gage com artes de Steven Cummings e Jimmy Palmiotti, a série traz a Floyd Lawton uma nova surpresa em sua vida: uma filha. A história explora bem os pontos psicológicos do personagem, que mesmo sendo um assassino de aluguel ainda possui um lado heroico, e mostra a ação e caos que ele pode proporcionar, enquanto procura responder a pergunta: o que acontece quando alguém com um desejo de morte encontra uma razão para viver? Numa época que o personagem voltava a ficar em evidência por causa de 'Secret Six', essa aqui é um ótimo ponto de partida para os novos fãs.


3) Suicide Squad - Trial By Fire

Não se pode falar do Skwad sem falar da revolucionária história que a tornou uma das maiores equipes da DC Comics. Pegando o conceito de uma velha equipe da Era de Prata e revolucionando para os violentos e urbanos tempos dos anos 80, a equipe formada por John Ostrander (roteiros) e Luke McDonall (arte), a equipe formada por vilões que é enviada a mando do governo para missões para missões das quais eles não poderiam voltar. A série introduziu personagens hoje em dia clássicos como Amada Waller, além de ter revitalizado outros personagens, como Deadshot e Enchantress, abrindo um novo mundo de possibilidades dentro do Universo DC, enfrentando desde sua equipe rival/reversa Jihad, mas também as Fúrias de Darkseid e a poderosa Mãe Russia em plena Guerra Fria! Histórias diretas, cheia de ação e conflito que tornaram vilões em mais que anti-heróis, mas lendas!


2) Suicide Squad - Kicked in The Teeth

As influências principal do vindouro filme são três, em especifico. A primeira já foi mostrada na posição acima, e a segunda vai ser descrita agora. Uma das boas surpresas que o New 52 trouxe foi o retorno pesado do 'Suicide Squad', que fez a equipe voltar a explodir em popularidade por uma série de motivos. A primeira foi que a equipe de fato foi sempre popular, e a revista trouxe um bom nível de histórias que misturam a qualidade da ação, a tensão da espionagem e com divertidos momentos, parte por causa da adição da Harley Quinn a equipe em pleno crescimento absurdo de sua popularidade, além de tornar popular uma gama de personagens que nunca tiveram necessariamente seu espaço pra brilhar de fato, como El Diablo e King Shark. Seja em missões fora (e dentro) de Belle Reve ou a caça da psicótica Harley Quinn, que começa a ter uma interessante relação com Deadshot e sua nova origem é revelada, com histórias escritas por Adam Glass e arte por Federico Dallocchio e Clayton Henry ajudaram a trazer a equipe de volta a evidência e a glória!


1) Batman: Arkham Knight - Who Wants to Kill a Billionaire? / Suicide Blues

E aqui fechamos a trifecta de inspiração para o filme em live action da equipe, e se você for analisar bem, é provável o fator que fez o filme ter sinal verde para ser feito: o fato da maioria de seus membros e agregados terem não só conexão com o Batman, não só pelo fato de poder se vender como spin-off do mesmo personagem, mas que o publico teve anos de acesso a eles e as suas histórias por causa dos games da franquia Arkham. A equipe de fato existir no mundo dos jogos graças a Arkham Origins e Origins: Blackgate, que abriram o eterno rumor que a equipe ganharia seu próprio game, que infelizmente (ainda) não aconteceu, mas a primeira aparição da equipe como tal só ocorreu na revista que serve como prequel do game 'Arkham Knight''.


'Who Wants to Kill a Billionaire?' e 'Suicide Blues' mostram o "Task Force X" tendo como alvo principal o bilionário Bruce Wayne, que coincidentemente é o Batman, parte de uma trama que envolve desde o Pinguim até Simon Stagg, introduzindo o herói Metamorpho na jogada. As HQs tem mantido o padrão de qualidade do jogo, o que diz muita coisa sobre a revista em si, mas tendo Peter J Tomasi nos roteiros fica fácil, já que ele é um dos melhores escritores da editora atualmente, e com artes de Viktor Bogdanovic, Julio Ferreira, Ig Guara e Robson Rocha nas 3 edições que compõe essa história (edições #7, #8 e #9 na edição impressa, capítulos 19 a 26 na versão digital).

E por hoje é só pessoal! Até a próxima.