terça-feira, 28 de julho de 2015

5 contra 1: Melhores Filmes da Marvel Studios - Fase 2


Olá pessoal! Com todos os filmes da Fase 2 da Marvel Studios já lançados, é hora de  fazer o Top 5 dos filmes lançados, do pior para o melhor. No caso não inseri Age of "Ultron" pois vou classificar todos os filmes dos Vingadores separadamente quando as duas partes de 'Infinity War' chegarem, então ainda vai levar um tempo... As escolhas podem ser consideradas polêmicas, mas embutido nelas há o review de cada um explicando em detalhes os porquês dessas escolhas. Então clique abaixo e divirta-se! Só lembrando que você pode ver meu Top 5 dos filmes da Fase 1 aqui.


5 - Guardians of the Galaxy

De longe a escolha mais fácil, representa tudo que a Marvel Studios andou fazendo nestes filmes, e não foram coisas boas. Se feito por outros o filme seria condenado e considerado mediocre, aqui acabou se provando que a Marvel Studios pode literalmente vender merda que as pessoas vão consumir cegamente. Mesmo como talentoso James Gunn por trás da película, acabou se saindo um filme bem fraco de um diretor que sempre conseguiu se sobressair com pouco. Mas graças ao imenso hype gerado pela propaganda do filme e por ser um filme que apela pra artifícios como a comédia e a nostalgia para atrair crianças e adultos de seu nicho, em quantidades exageradas que chegam a danificar a qualidade do filme, acabou se tornando um grande sucesso. Mas não adianta encher de nostalgia e de piadas e não ter uma história realmente sólida por trás que amarre tudo isso. Veja meu review do filme aqui.


4 - Thor: The Dark World

Não acaba não sendo pior filme da Marvel porque pelo menos ao longo do filme houve uma evolução do personagem principal, mesmo que a mesma seria sumariamente exterminada no final do filme. De resto, os mesmos problemas de sempre: vilão mal utilizado, falta do timing das piadas, assim como o excesso das mesmas, ações sem consequência, e especialmente, não considerar os problemas do primeiro filme e concertá-los aqui. Mas ainda sim tem uma linha narrativa mais agradável de se acompanhar do que GOTG, apesar de ser porcamente explorada de maneira igual. Se antes ainda tinha-se uma desculpa, agora é uma certeza: os filmes do Thor realizados pela Marvel Studios são uma porcaria. Veja meu review do filme aqui.


3 - Ant-Man

O ultimo filme a estrear da Fase 2, o 'Chinese Democracy' da Marvel Studios ainda está se mantendo no topo das bilheterias, e apesar de não ser o melhor filme desta Fase, é com certeza o mais equilibrado. Os problemas de sempre estão presentes, mas de maneira mais amena, as piadas tem timing, e mostra uma bem vinda diminuição de escala (pun intended) na ação pra algo mais direto ao ponto. Além disso, só do filme ter saído com uma qualidade mínima já é de se agradecer, devido a sua longa e bastante conturbada tentativa de fazer o filme sair do papel, que não acabou virando o caos completo. Veja meu review do filme aqui.


2 - Captain America: The Winter Soldier

'The Winter Soldier' tinha possibilidades de ser o melhor filme da Marvel. mas observe que eu utilizei o termo no passado. O filme não é de forma alguma é ruim, pelo contrário: os Russo Brothers se comprovaram ótimos diretores de ação, e trouxeram a principio um ótimo filme de espionagem, que realmente parece levar Steve Rogers a desafiar o seu status quo atual e do mundo que o cerca. Mas com a aparição da HYDRA na jogada, por mais que o filme continuasse com qualidade, já era tarde demais: a mudança do tom de filme de espionagem para filme de super herói novamente, e mostra de maneira escancarada até então o que antes era implícito: não há consequências reais para as ações dos filmes. Parte intervenção da própria Marvel, parte da vontade dos diretores de favorecer não só aos seus "chefes" mas a si mesmos, os filmes do Capitão América novamente se auto-castram as suas possibilidades, que mais do que nunca eram gigantes. Veja meu review do filme aqui.


1 - Iron Man 3

Escolha polêmica? Talvez. mas tenho muitos motivos para apoiar esta decisão. Primeiramente, é o único filme da Marvel Studios nesta Fase a realmente mostrar consequências das ações que seus personagens tomam, além de se construir baseado nas consequências do que aconteceu em 'os Vingadores', como é o correto a se fazer neste ponto. Além disso, não só funciona como um fechamento de trilogia mas também poderia funcionar ao longo da história que eles queriam contar, caso não tivessem "deletado" os eventos do filme em Age of "Ultron" e no medonho One-Shot feito. Além disso, apesar da via de expressar o twists sobre isto ter sido a mais errada possível, a interpretação do Mandarim foi sensacional, assim como ela se relaciona a figura do Homem de Ferro e a jornada de Tony Stark de belicista a cientista de fato. E por ultimo, o que vemos é uma constante queda de braço, que no fim temos a vontade do diretor vencer a vontade da produtora. Por mais interferência que há, Homem de Ferro 3 é o único filme desta fase que se possa se considerar que é um filme de diretor de fato. Veja meu review do filme aqui.


Vejo vocês na próxima, ao resenhar o novo filme do Quarteto Fantástico! Até a próxima!