sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O Noir no Batman de Christopher Nolan - Partes 1 & 2

Publicados originalmente no Batmania Rio (1,2). Escrito por Diogo Oliveira.




O personagem Batman foi criado por Bob Kane e surgiu em 1939 pela revista Detective Comics, para fazer um paralelo mais realista entre seu primeiro grande super herói, o Superman. No caso, os Estados Unidos estavam ainda se recuperando do baque que foi a crise de 29 para eles, sendo que estavam no inicio da Segunda Guerra Mundial e a ascensão do nazismo. A situação nos Estados Unidos era de recuperação, a partir do momento que o Estado se intrometeu na economia e passou a gerar mais empregos. Em termos de violência, com as dificuldades que a população passava, mais e mais os gangster ganhavam poder, não só na ruas, mas politicamente também, apesar que no inicio da década de 40 os grandes mafiosos já estavam ao ponto de parar. O Batman de 1939 mostra uma cidade (Nova York até então, antes de se transformarem Gotham) onde o crime era uma coisa cotidiana e por muitas das vezes a policia não dava conta, e a estrutura da cidade precisava da corrupção para sobreviver. Em comparação com a vida real, não mudou muita coisa...

Batman teve muitas inspirações para sua criação. Como disse Betty Kane, esposa de Bob Kane, no documentário “A Lenda do Cavaleiro das Trevas”, muitas das idéias de Bob para o personagem veio dos desejos de infância dele, como morar num castelo da Itália e ter um mordomo. Mas não foi só disso, como também se inspirou em Zorro, nas criações de Leonardo DaVinci, especialmente na invenção "Black Flying Foxes", uma espécie de avô da Asa Delta que teve inspiração em morcegos, nas revistas de quadrinhos de detetive e heróis pulp (em especial O Sombra). Outra fonte de inspiração para o personagem foram os filmes. The Bat, filme de 1926 sobre um ladrão que se vestia de morcego teve influencias obvias na gêneses do personagem. Robin em parte foi inspirada em Robin Hood de Errol Flynn, e o Coringa foi criado a partir de um filme expressionista alemão chamado “ O Homem que Ri”.


Batman sempre foi um personagem dark, e suas motivações são de cunho social e psicológico. Sendo que na primeira versão da origem dele, publicada ainda em 1939, os pais deles morrem assassinados durante um assalto e Bruce some por 10 anos, dá a entender que o crime acontece entre 1929/1930, provavelmente depois da grande queda da bolsa. A medida que os anos passam e novas versões e/ ou extensões do que de fato aconteceu, vemos um papel importante na máfia nessas historias, apesar que a natureza do que seja “crime” em Gotham seja completamente diferente, mas todos a partir do mesmo principio muito bem definido por pelo artista Mike Mignolia “é uma criança que teve seus pais retirados pelo crime”.

Neste editorial em 3 partes, procuro analisar os aspectos Noir não só do personagem, mas a presença deles dos filmes do diretor Christopher Nolan com o personagem, no caso especialmente em Batman Begins (2005) e O Cavaleiro das Trevas (2008), baseados em especial numa obra que mostra bem esse lado detetivesco e escuro do personagem, O Longo Halloween (1996/1997) e Vitoria Sombria (1999/2000), ambas escritas por Jeph Loeb e desenhadas por Tim Sale. O trabalho será focado especialmente no Noir de detetives e policiais. No caso não citaremos 'The Dark Knight Rises' com grande frequência por aqui, pois suas inspirações se afastam mais do gênero em discussão e entram em outras áreas, mas ele terá uma parte específica (no caso a ultima) onde falaremos sobre as poucas influências Noir do filme.

Como o gênero Noir no cinema foi constituído a partir da literatura pulp e hard boiled, acho importante citar as 3 revistas que ajudaram a construir esse universo cinematográfico para o personagem. Não que os filmes tenham se focado só nesses 3, mas são a espinha dorsal para que seja colocado os outros elementos. No caso de Batman Begins, “Ano Um” de Frank Miller (roteiros) e David Mazzucchelli (arte) ajudou a situar a posição não só do Batman (Christian Bale) e James Gordon (Gary Oldman) na cidade, assim como sua relação contra o crime, mas os motivos disso acontecer , o porque da corrupção da cidade. Temos a volta de Bruce ao lar , temos Gordon ainda como capitão, não comissário, a presença dá máfia, trazendo um background mais realista e contemporâneo para tudo aquilo feito antes.



Datas, mortes, mascaras e a máfia: as revistas que inspiraram os filmes



Se “Ano Um” trouxe as respostas para os “sobre o que, quem e aonde”, Longo Halloween e Vitória Sombria trouxe a resposta a pergunta do “fazendo o que”. Toda a situação e estrutura narrativa do filme foi pega dentro dessas duas revistas.Vemos o surgimento do Batman (Ano Um/Begins) e fortalecimento do combate ao crime, paralelamente a decadência da máfia e o surgimento dos vilões bizarros (Longo Halloween/Vitoria Sombria/The Dark Knight).

Assim como o noir, as 3 revistas apresentam vários elementos de outros gêneros.Temos em especial o clima mafioso apresentado em Poderoso Chefão, assumidamente usado nas historias de Jeph Loeb, assim como o suspense e o terror dos assassinatos em serie, que remetem a filmes neo-Noir como Seven, outros filmes que podemos citar como espelho para as revistas, em especial Ano Um, seriam Dirty Harry, Taxi Driver e pitadas de Sam Peckinpah com seu “Traga a Cabeça de Alfredo Garcia”, alem dos clássicos elementos das revistas de super heróis.

Por enquanto quem predomina como base das historias é Longo Halloween, que ganhou destaque principalmente em Cavaleiro das Trevas, graças a Harvey Dent e sua luta contra o crime.Pedaços de certos elementos de Ano Um e Vitoria Sombria também estão presentes neste filme,como a cena final do Duas Caras (retirada e adaptada de uma das cenas finais do Ano Um) e a Unidade de Crimes Hediondos (baseada em um grupo policial que Gordon montou em Vitoria Sombria), assim como Begins se foca mais em Ano Um e tem certos elementos de Longo Halloween. Agora vamos começar a falar sobre os filmes.

Morcegos, nomes, símbolos e a ideia de justiça personificada

Na ultima frase de “O Falcão Maltes” (1941) o personagem de Humphrey Bogart (Sam Spade) é questionado sobre o que seria o Falcão. Ele responde que “é aquilo que os sonhos são feitos”. Neste caso o sonho de ouro, de riquezas, ostentação, do desejo de poder viver sem preocupações, o símbolo de um sonho de vida. E neste caso, o que seria o símbolo do Morcego, e o nome dos Wayne, dentro desses filmes?


Alfred cita o que acontece depois da morte dos pais de Bruce na cena do jatinho em Batman Begins. Resumidamente, a cidade que vivia no caos, e que Thomas Wayne (Linus Roache) tentava ajudar acaba assim por o matar, e a morte dele e de sua esposa se tornou uma cicatriz na historia da cidade, fazendo que os ricos e poderosos tentarem dar uma sobrevida sem solução para Gotham, cenário da história que é um personagem tão importante como qualquer outro no filme.

No caso os Wayne são um símbolo forte que representa entre a alta sociedade a noção de humildade, justiça e solidariedade que, no ponto de vista de Bruce Wayne (Christian Bale) a alta sociedade perdeu. Sua performance como playboy milionário é exatamente isso, uma caricatura do que Bruce pensa dos ricos de Gotham. Ele age com indiferença os problemas da cidade, procurara sair com as garotas mais bonitas, comprar tudo que vê pela frente sem se preocupar com nada. Alguns desconfiam de suas ações exageradas, como Earle (Rutger Hauer), atual dono das empresas Wayne. Mas vai ser essa mesma empresa a decisão de colocar Lucius Fox (Morgan Freeman) no cargo de diretor que vai trazer respeitabilidade ao Bruce, e novamente mostra os Wayne como uma força poderosa na cidade, não só do que Bruce pode fazer a economia da cidade, mas a filantropia de que cedo modo ele começa a fazer em TDK, e distanciando da constante comparação do que seus pais eram e criando assim sua própria identidade perante a cidade.


Também podemos relacionar essas ações de “playboy exagerado” com a máfia, porque sua corrupção pode oferecer tudo isso, como mostra a primeira cena com Carnime Falcone (Tom Wilkinson), onde temos varias pessoas de média/baixa renda aproveitando os prazeres dos considerados “ricos”, ganhando dinheiro por trabalho sujo e garotas bancadas pelo mafioso. Ele fazem durante muito tempo o crime valer a pena, e se tornar uma coisa banal na cidade, como cita Falcone em uma das cenas de Batman Begins “ Isso é Gotham, as pessoas são assaltadas todos os dias da volta de seus trabalhos”.

No caso do Batman e do símbolo do morcego em si, Bruce se utiliza do seu medo de infância. O morcego, acima de tudo, foi o primeiro contato de Bruce com esse sentimento, o medo, e também condutor para outro sentimento, a culpa, neste caso de se achar responsável pela morte de seus pais. Quando mais velho, após ver o assassino de seus pais, Joe Chill (Richard Brake), ser morto, percebe que sua vingança deixa de ter sentido, sendo assim, sua vida deixa de ter sentido. Graças a uma turbulenta conversa com Rachel Dawes (Katie Holmes), ele decide tirar satisfações com Carmine Falcone, mas percebeu que não podia enfrentá-lo sem sofrer conseqüências, afinal como o mafioso aponta,o medo que ele conhece é somente o medo interior, ele não sabe suas implicações no resto do mundo e nas pessoas, e como ela comanda a vida das pessoas.Dai a sua decisão de viajar o mundo para conhecer e dominar esse medo, esse monstro interior, para fazer algo de positivo.

Alias, medo também é um símbolo forte dentro dos filme do Batman de Nolan. Ele é o principal fio condutor das movimentação de heróis e vilões. O Espantalho (Cillian Murphy) usa o medo literalmente como arma e para obter domínio absoluto da mente sobre o corpo.O Coringa (Heath Ledger) se considera um “agente do caos”,um distribuidor de anarquia usando o medo.O medo está presente nas pessoas, na omissão delas de fazer algo.O medo deixa o capitão Gordon sem opção do eu fazer e de quem ajudar. Bruce utiliza a imagem do “homem morcego” para haver uma mudança de valores, transformando o elemento assustador em símbolo de esperança para o povo e em símbolo de medo para os corruptos. Batman usa o símbolo do morcego sem preocupação principal com o físico,e os acidentes que lhe podem ocorrer, afinal ele treinou para superar isso, mas sabendo que se sua missão não for sucedida em vida, alguém usará o que ele criou para continuar com sua luta contra o crime.


Outro personagem do qual tem uma simbologia importante é Harvey Dent (Aaron Eckhart), que tem como símbolos em diferentes fases de sua vida a moeda de prata e a arma.A moeda de prata lhe pertencia ao seu avô, e possui duas faces iguais de “cara”, sem “coroa”, do qual Harvey usava como símbolo de sua filosofia devida, onde ele fazia sua própria sorte.Mas sua busca incansável por justiça o fazia a ir a extremos algumas vezes, e a moeda virava balança moral quando ele estava no limite.Quando Rachel (Maggie Gyllenhaal) morre, a moeda passa a ter duas faces, assim como a deformidade causada a Harvey, e ele percebe que não tem controle nenhum sobre sua vida.Quando o Coringa (Heath Ledger) lhe entrega a arma, ele não só transforma Dent em um ás na manga em seu plano como também passa metaforicamente a tocha da anarquia apara que ele agora cause seus próprios estragos a a partir da “filosofia da sorte”, que decide a vida no cara e coroa.

No fim das contas,símbolos no gênero Noir representam as nossas vontades.Se o Falcão Maltês representa riqueza e orgulho, a mulher no quadro em The Woman in the Window representa desejos de certo modo reprimidos, o símbolo do morcego representa justiça e uma distorção do que seria o medo,antes espalhados para todos, agora em defesa dos inocentes contra os culpados, podendo assim também ser um símbolo de punição contra o mal. Muitas vezes no Noir a posição das atitudes do personagem o destaca entre as pessoas, o transformando assim em um símbolo, um exemplo a ser seguido.Por mais que ele possa ser ferido ou morto, o exemplo dele sempre vai estar na memória de quem acompanhou aquilo tudo e sua historia provavelmente será passada de boca a boca. O Noir está cheio de exemplos de pessoas que lutam contra uma ordem vigente corrupta, ou uma situação que precisa se fazer o que outros não ousariam, o diferencial aqui é o símbolo que não é de certa forma uma pessoa literal, mas pode ser incorporado por aqueles que seguem sua filosofia.

Estrutura política, policial e do crime organizado em Gotham

A máfia, principalmente a siciliana, tem grande importância na historia de Gotham, e a do Batman também. Nos filmes feitos por Nolan, a máfia serve principalmente pra comandar, ao mesmo tempo que representa uma estrutura velha e aparentemente firme, já que ninguém até então teve coragem e oportunidade de achar uma rachadura em suas fundações. Não que todos eram a favor e faziam favores pra máfia, como no caso de Rachel Dawes (Katie Holmes) em Batman Begins, mas após a grande depressão citada no filme, a máfia arranjou um jeito de se infiltrar na infra-estrutura da cidade, tornando a corrupção um alicerce para a economia da cidade, comandada por Carmine Falcone (Tom Wilkinson). Após a prisão de Carmine, quem passa a comandar a família criminosa é Sal Moroni(Eric Roberts), mas a pedra em seu sapato no comando da família vão ser o promotor publico Harvey Dent e o maníaco conhecido como Coringa, ambos responsáveis pela diminuição de poder dá máfia, além do Batman.


O que no caso muda é alguém que não tem nada a perder diretamente, no caso Batman, que se propõe a enfrentar essa corrupção. Tendo essa “blindagem” através do símbolo, há grandes probabilidades que suas pessoas queridas não sofram retaliação (como veremos depois em TDK, isso não está completamente certo), podendo assim enfrentar sem medo os criminosos. James Gordon, provavelmente um dos poucos policias limpos da cidade, decide confiar no Batman quando não há mais ninguém para fazer isso, já que até seu parceiro Flass (Mark Boone Junior) é corrupto.

Tendo liderado o caos em Narrows, Gordon foi promovido a Tenente e passou a ter sua própria equipe especializada, a Unidade de Crimes Hediondos. Mas a corrupção é tão que Gordon é obrigado a trabalhar com policias investigados pela Corregedoria, por que ,nas palavras dele, “não teria com quem trabalhar”. Gordon é o que representa melhor a idéia de policial Noir dentro do filme, especialmente aqueles da década de 40, com família, filhos e situação financeira estável, mas trabalhando num ambiente onde a corrupção domina, e de mãos atadas só lhe basta olhar tudo ao redor, se assemelhando um pouco com o personagem de Glenn Ford em The Big Heat e fazendo um triangulo com Batman , já que os três são homens querendo fazer diferença e justiça num mundo corrupto.

No fim das contas, a política é representada pela figura de Harvey Dent, outrora chamado de “ O Cavaleiro Branco de Gotham” antes que o acidente que causara sua desfiguração o transformasse em Duas Caras.Na época em que ele estava na Corregedoria, investigou muitos policias considerados corruptos, gerando uma reação contra ele por parte de alguns na policia, gerando o apelido de “Harvey Duas Caras”. Mas graças a sua campanha apoiada na honestidade, competência e na aceitação popular do candidato, Harvey vira promotor publico da cidade , e decide cumprir o que prometeu em campanha: que iria acabar de vez com o crime organizado da cidade, que desta vez está recuado e unido graças as intervenções do Batman.


Mas Harvey esconde por trás da pinta de bom moço um certo descontrole em relação a ter justiça. Apesar deter uma filosofia “de fazer sua própria sorte”, por muitas vezes ele demonstra ser o tipo de pessoa que faria de tudo para que o objetivo fosse alcançado. Ele sempre desconfiou dos corruptos presentes na UCH , aceitou que Batman perseguisse Lau (Chin Han) até a Hong Kong.Alias, a na do telhado em TDK entre Gordon,Harvey e Batman é interessante porque resume exatamente a dinâmica da situação da cidade em relação a resolução do seu grande problema e seus empecilhos, que é a constante suspeita de um ser traído pelo outro. Podemos fazer essa ligação com o Noir de varias maneiras, como por exemplo o informante da máfia infiltrado na policia, ou vice versa, assim também como certos filmes do gênero na era Eisenhower, onde todos eram suspeitos de tudo, e por isso passaram por vários conflitos entre si, muitas vezes descobrindo a verdade tarde demais.

E quando fica tarde demais, a cabeça de Harvey Dent já estava feita, e agora deformado, decide fazer sua justiça perante os verdadeiros culpados e aqueles que ela acha que são culpados. Como ele disse “ tentamos ser decentes em tempos indecentes” e por isso acha que a sua dor justifica suas ações,sendo que no caso Bruce Wayne teve o amor de sua vida morta, alias nesse ponto ela já era noiva de Harvey, e Gordon teve que mentir para sua família em sua “morte” e agora a vida de seu filho está em perigo. No Noir é constante a presença de uma certa “punição” para quem tentar combater a atual ordem vigente, por mais suja e corrupta que ela seja. No caso a moral dos personagens vai fazer eles agirem certo, por mais dor que eles possam passar.


A diferença que o jogo psicológico do Coringa conseguiu achar uma brecha no homem mais forte do trio (Harvey Dent) e expor esse seu lado de justiça exagerada, mesmo que na mente dele ele considere atualmente a decisão acertada (“O Coringa me escolheu!” como Harvey diz em uma das falas finais). No final temos Batman, como o símbolo do que “pode ser melhor para a cidade no momento” assume os crimes de Harvey e passa se tornar inimigo da policia. Gordon, agora na posição de Comissário, tem o dever de caçá-lo, e Dent, que o diretor define como “a espinha dorsal do filme “ está morto, apesar de que a cena de seu enterro deixe tudo muito meio ambíguo em relação ao destino real do personagem, gerando aí uma grande discussão entre os fãs. No fim há vitorias, mas não sem deixar algumas cicatrizes, algumas mais profundas eu as outras.


ARKHAM: Sistema penitenciário e mente sobre o corpo

Em Gotham o grande presídio da cidade é o Asilo Arkham, para criminosos insanos. È um espécie e cadeia que tenta reabilitar os criminosos que estão lá dentro não no sentido social, mas no sentido psicológico. Mas como o passar dos anos essa idéia foi esquecida, já que o atual responsável pela instituição , Jonathan Crane (Cillian Murphy), usa seu poder para colocar os capangas presos de Carnime Falcone (Tom Wilkinson) dentro do Asilo para ter uma pena mais abrangente se fosse aprisionado sem um cadeia comum. Mas algo se desenrola dentro do asilo.Experimentos e armas químicas estão sendo criados e testados nos criminosos do Asilo, além de serem jogados no reservatório da cidade. Jonathan Crane no caso trabalha para alguém bem maior que a máfia... E sabe disso. Não se intimida perante os mafiosos, mas também não ataca. Espera só a oportunidade de demonstrar sua superioridade. E percebe a ameaça que Batman representa.


Sua mascara não é utilizada só para assustar, mas para lhe proteger de seu próprio gás.E reflete seus problemas de infância, quando era motivo de chacota de seus colegas por causa de sua forma física. Vemos em filmes Noir, principalmente aqueles passados após a crise de 29, vários filmes Noir passados em cadeia, onde temos a força da policia e de comandantes corruptos contra a mente e o intelecto dos prisioneiros tentando escapar e/ou se vingar daqueles que os mantém presos. Podemos citar como exemplo I Am a Fugitive From a Chain Gang, Fury e Brute Force.

No caso de Batman Begins, além dessa inversão de poderes, temos também o confrontamento do poder penitenciário com a máfia. Eles se ajudam mutuamente, mas sempre estão preparados para dar o golpe nas costas se seus interesses forem ameaçados. Quando Falcone foi preso e tenta reassumir o controle, Crane dá um jeito de deixá-lo inoperante. Quando Rachel tenta investigar o que se passa de podre no Asilo, ele faz questão demonstrar seus planos para eliminá-la definitivamente. Jonathan usa de sua aparente passividade para atrair e depois atacar, eliminado o corpo através da mente.

Batman tentou derrotar o Espantalho (alter -ego de Crane) usando a força bruta, mas foi graças a ciência que ele conseguiu derrota-lo. O Espantalho de certa forma representa o começo da perda de poder da máfia dentro do mundo do filme, representando assim o equilíbrio criminal sendo quebrado, tanto que por falta de fabricantes de drogas, recorrem ao Espantalho para vender alucinógenos, como mostrados em TDK. Aos poucos a genialidade distorcida vem se impor contra o poder financeiro e a pressão criminosa da máfia, finalmente sendo personificada com a presença do Coringa (Heath Ledger).


Subliminarmente podemos perceber que o Coringa anteriormente foi um interno do asilo, mas como houve o ataque ao Narrows e ao Asilo, provavelmente todos os arquivos onde estariam respostas de quem ele é foram destruídos. Assim como o poder de comando que ele tem com outros pacientes, que os utiliza em seus planos, como Thomas Schiff , entre outros fatores. Como diz Falcone em uma das frases de Batman Begins “ Desde quando o louco domina o manicômio? ” Uma resposta mais apropriada seria “A partir de agora”.


Rachel Dawes e a balança da justiça

Rachel Dawes, advogada que ajuda na Defensoria Publica de Gotham, originalmente não existe nos quadrinhos.Ela foi baseada em Rachel Caspian, da historia “Ano Dois”. Antiga namorada de Bruce Wayne que acaba de se tornando uma freira. Rachel nos filmes é a balança moral de Bruce Wayne nos momentos importantes e em TDK é o peso da balança que vai definir a ação de dois dos personagem principais, Bruce Wayne/ Batman(Christian Bale) e Harvey Dent /Duas Caras (Aaron Eckhart). Os elementos que compõe a personagem são vários, temos do clássico “donzela em perigo” a forte defensora da justiça na cidade. Além do mais, ela representa o senso de justiça em si, aquela que estava presente antes do Batman surgir e que vai existir depois de sua morte.Ela foi interpretada por duas atrizes , Katie Holmes em Batman Begins e Maggie Gyllenhaal em TDK.


Em Batman Begins vemos a relação de Rachel e Bruce se desenvolver ainda na infância, e como no julgamento de Joe Chill (Richard Brake) , assassino dos pais de Bruce, ela vira peça fundamental e guia moral para Bruce quando ele estava sedento por vingança e não pode ter a oportunidade, já que Chill foi morto por uma capanga de Carmine Falcone (Tom Wilkinson), numa cena igual a morte do assassino do presidente Jonh Kennedy. Com Bruce desolado, Rachel tenta mostrar que ele ainda pode fazer alguma diferença se seguir o caminho de seus pais e tentar fazer diferença na vida da população, mas ao descobrir que ele tira a saída mais “fácil” ela se decepciona e toca na ferida dizendo que Thomas Wayne ficaria desapontado com as atitudes do filho. Toda a motivação de Bruce então é encontrar uma maneira de que fato ajude Gotham a se livrar do crime e da corrupção, transformando ela o segundo motivo mais importante na atual cinessérie da criação do Batman.


Depois de 7 anos isolado do resto do mundo, Bruce volta a sua cidade natal afim de recuperar o patrimônio de seus pais e tentar limpar o crime da cidade secretamente. Durante suas voltas fingindo ser um milionário excêntrico, ele percebe que sua atuação custa caro: Rachel acha que ele se transformou como os outros ricos da cidade: apesar de viver com a criminalidade, corrupção e pobreza, fica omisso a mudar a situação, simplesmente não liga. Bruce sofre por saber que não pode falar o que planeja. Mas a confiança de anos é demonstrada quando Bruce conta a ela a verdade,e ela sabe que o símbolo que ele criou está dominando todo os aspectos e sua vida. Mas ela promete que quando a cidade não precisar mais do Batman, ela voltará.

Em O Cavaleiro das Trevas, temos uma Rachel mais amadurecida, namorando e ajudando no trabalho atual promotor publico da cidade Harvey Dent a desmantelar a família criminosa Falcone, liderada agora por Sal Moroni (Eric Roberts). Bruce ainda acredita que ficará com ela no final, já que graças as ultimas ações de Harvey ele crê que a cidade agora tem um herói “com rosto”, alguém que não se esconda nas sombras e combata o crime dentro das formas e com resultado. Mas Harvey pede a mão dela em casamento,e ela ainda está um pouco relutante com a decisão a ser tomada. Após a coletiva de imprensa onde supostamente a identidade do Batman seria revelada, Rachel fica inconformada com a falta de atitude de Bruce, que não fez nada enquanto Harvey se deixava levar culpa. Ela não entende o esforço de Harvey em manter Batman solto, pois sabe da importância dele para que a criminalidade abaixe, e em especial no caso, para prender o Coringa (Heath Ledger).


Mas as ações do Coringa junto com Sal Moroni fazem Rachel acabar morta em uma explosão deixando Bruce e Harvey completamente abalados. Bruce ainda acredita que ela serie dele, enquanto Harvey, sabendo que Rachel aceitou seu pedido de casamento as portas da morte, se desespera ao saber que não pode controlar seu destino nem o dela, assim como não pode acabar com o crime na cidade, alem de se achar traído pelos poucos que confiava. A partir dai vemos o peso de Rachel na balança moral dos personagens: enquanto Dent parte em uma busca de punição cega contra os culpados e aqueles que ele acha que são culpados, Batman parte para não só tentar salvar Dent, mas controlar o caos da cidade e encontrar o responsável principal pela bagunça, o Coringa.

Rachel, dentro do gênero Noir, pode ser considerada a mulher atípica para a sociedade normal, por ser uma representação forte e igualitária da mulher dentro do mundo masculino, se fomos colocar nos padrões quando o gênero foi criado e popularizado. Mas em contraponto ela também representa a dama em perigo, aquela a ser salva, e sem ela na vida dos herói, pode ser o inicio da decadência moral e social do personagem,ou combustível para fazer justiça em nome dela.Podemos citar filmes como Cornered e The Big Heat , onde um temos um homem fazendo justiça em nome de sua mulher e outro caso mostrando a mulher em níveis iguais em relação ao homem e a jornada sombria do companheiro após a morte da esposa.

No caso de Cornered não temos a atração física em primeiro plano em relação a esposa morta, assim como Bruce não vê Rachel como um objeto sexualizado, mas sim um complemento a seu espírito atordoado. Em Big Heat a esposa do personagem de Gleen Ford praticamente era a versão feminina do marido,no sentido que os dois se complementavam tanto que eram como um só. A relação que o casal tinha em casa em Big Heat , Rachel e Harvey tem em TDK.

 Na terceira parte do editorial: Gotham City e sua escuridão exploradas! Na quarta e ultima parte do editorial: as influências Noir em 'The Dark Knight Rises'!