quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Analise do anuncio dos filmes futuros DC Comics (2016-2020)


OK. Isso é grande. É algo de proporções enormes, titânicas. Então nada melhor que começar pelo começo: do jeito que a Warner gosta, foi anunciado oficialmente do mais absoluto nada a lista oficial de filmes que a DC Entertainment e a Warner Bros vão fazer entre 2016 e 2020. E a lista é apenas gloriosa. Abaixo vamos analisar o que veio de novo e o que isso vai significar (ou não) pro futuro.

Primeiramente, vamos aos filmes anunciados e suas possíveis respectivas datas (baseado no que a WB havia anunciado anteriormente e que foi liberado hoje, lembrando que elas podem mudar):

08/05/16 - Suicide Squad
23/06/17 - Wonder Woman
17/11/17 - Justice League Part 1
23/03/18 - The Flash
27/07/18 - Aquaman
05/04/19 - Shazam!
14/06/19 - Justice League Part 2
03/04/20 - Cyborg
19/06/20 - Green Lantern
??/??/?? - Man of Steel 2
??/??/?? - "The Batman"

Suicide Squad - A grande surpresa deste anuncio não foi somente 'Shazam!' não ter pego a data, mas o filme já estar em desenvolvimento pleno, com David Ayer (Fury, Sabotage, Dia de Treinamento) confirmado na direção. Apesar de ter vazado a line-up do roteiro até então escrito por Justin Marks (anteriormente graças ao Bleeding Cool e novamente "vazada" pelo Latino Review), de certo, só Amanda Waller e Pistoleiro. Mas graças ao constante e crescente popularidade da Arlequina, há chances da namorada do Coringa também dar as caras. Além disso, afirma ainda mais a  ideia de universo e como o governo provavelmente vai lidar com o novo status quo, de super-heróis (e vilões) andando por aí, e tirar proveito disso em ação secretas criminais ao serviço do governo, como atualmente é feito nos quadrinhos. Além disso, vai chegar antes de 'Sinister Six' (caso o mesmo for sair do papel) tornando isso o primeiro filme baseado em quadrinhos completamente protagonizado por vilões. Timing é tudo.


Wonder Woman - Eu ouvi um aleluia? Sim!!! Depois de clamores desesperados, Gal Gadot vai estrear o filme solo da Mulher Maravilha, da qual principal inspiração será o arco feito por Brian Azzarello e Cliff Chiang, mas obviamente tirando também inspirações de outras fases populares da personagem, para que possa dar uma dimensão interessante para a personagem. Trazer ela como filha de Zeus já permite conexões com "Shazam!' no futuro, além de explorar uma das melhores fases da personagem, que respeita a mitologia da personagem, põe elementos da mitologia real (lição da qual os filmes do Thor não seguiram, infelizmente) e ainda acrescenta uma serie de coisas novas. Além disso, é importante citar que a DC Comics está fazendo filmes de super heróis com mulheres e pessoas de cor, e mais sobre diversidade será falado mais a frente.


Justice League Part 1 / Part 2 - O filme que todos imaginávamos que iria sair veio da forma mais inesperada possível: na verdade a história é tão épica que teve que ser dividida em duas partes. O que não somente gera uma ansiedade absurda, mas também se encaixa com uma teoria minha, e que pode ser verdade casos os rumores do Latino Review e Bad Ass Digest estejam corretos, de que Braniac e Darkseid seriam os vilões respectivos da parte 1 e 2.  Para mim, MOS/BvS/JL(Parts 1 e 2) contam na verdade uma grande história sobre o Superman e seu impacto naquele mundo e na sociedade. Uma das coisas que comprovam isso é que Amy Adams (Lois Lane) está escalada para a 'Part 1' (e possivelmente sua sequência). Claro, tudo isso aqui contado se passa no reino da especulação (inclusive sobre quem sejam os vilões), mas faz muito sentido e ainda monta uma narrativa coesa sobre um universo sem sacrificar possíveis desenvolvimentos dos personagens e seus mundos em filmes solos, Se a Marvel Studios usa seus filmes como quebra-cabeças, a DC/WB está usando os filmes da DC como peças de dominó empilhadas, formando uma imagem daquele Universo com a fluidez e impacto com que as peças caem. Além disso, a equipe será formada por uma variedade de pessoas e etnias.


The Flash - Uma das maiores surpresas desse anuncio do Kevin Tsujihara (CEO da Warner) foi não só que teremos um filme do Flash, assim como já temos um ator para o papel, no caso Ezra Miller (The Perks of Being a Wallflower, We Need to Talk About Kevin).O desafio aqui mora em mostrar seu mundo e desviar das inevitáveis comparações da ótima série de TV do Flash, ao mesmo tempo que abre possibilidades de se fazer muito mais coisas que o Flash da série. Talvez um "Flash dos Dois Mundos" se encaixaria melhor no filme? Ou algo mostrando o legado entre os velocistas, parcialmente influenciado por 'Flash Rebirth'? Cedo dizer, mas algo que merece ser comentado, após rumores de que Matt Bomer não teria sido contratado para fazer o nunca-existente 'Superman: Flyby" de Brett Ratner por ser homossexual, acho de suma importância comentar que teremos pela primeira vez um ator não-heterossexual (Ezra assumiu publicamente a muito tempo a sua androginia) fazendo a estrela principal de um blockbusters de super herói. Isso vai influenciar na interpretação do personagem? Certamente que não, mas não é pouca coisa: representação está sendo algo forte dentro da formação da Liga cinematográfica, o que nos leva a...


Aquaman - Depois de muito negar e apenas desistir de manter o segredo mais mal guardado dos ultimos tempos, Jason Momoa é oficialmente, e mais do que nunca, Aquaman. Temos já roteiristas trabalhando no filme e uma confirmação de data, mas até então só isso. Momoa tem um universo raramente explorado em filmes (os oceanos), tendo ajuda de Avatar 2 para acostumar ao publico sobre as possibilidades do que se fazer neste ambiente (além é claro, da tecnologia em que eles devem usar para facilitar o processo de gravar submerso). Além disso, o ator tem a chance de despir todos os preconceitos do personagem e mostrar a riqueza mitológica da qual ele possui, fazendo que depois de décadas, Aquaman deixe de ser uma piada.


Shazam!- Uma das grandes surpresas do filme foi por exatamente ele não ser o próximo filme após 'Dawn of Justice', já que até então já tinham contratado roteiristas e Dwayne 'The Rock' Johnson estava confirmado como Adão Negro. Mas acho que, depois da inclusão oficial de Zeus em 'Wonder Woman', é seguro dizer que ele fará parte do Universo DC Cinematográfico, porém explorando mais a fundo uma parte que até então não apareceu nos filmes anteriores: a magia. Além disso, tenho certeza que no futuro pode abrir as portas para o tão esperado 'Justice League Dark' do Guilermo Del Toro.


Cyborg - Outra grande surpresa da lista foi o anuncio do filme do Cyborg, personagem que será interpretado por Ray Fisher (outra confirmação). Para alguns ele pode ser considerado um personagem que não funciona bem solo, mas algumas histórias, especialmente a durante Forever Evil com os Homens Metálicos, provam que ele pode segurar a banca como protagonista. Falando nso 'Metal Men', consigo ver facilmente o projeto do Barry Sonnefield se unindo a este, com o nome do Cyborg em bastante destaque, é claro.


Green Lantern - O reboot tão esperado depois do controverso filme de 2011 vai chegar quase 10 anos após o original, mas não significa que ele ficará afastado das telas, graças a 'Justice League Parts 1 e 2'. Único membro da Liga ainda não escalado, volta-se novamente a perguntar se eles vão de Hal Jordan ou John Stewart, ou porque não, colocar todos os Lanternas terráqueos principais (Jordan, Stewart, Gardner, Rayner e porque não Simon Baz) no filme solo que espero que tenha aprendido os erros de seu antecessor.


Man of Steel 2 e The Batman - Os dois filmes solos, tanto do Batffleck quanto do Supercavill não tem data marcada, mas devem sair entre 2016 e 2020. Eles podem ser, na teoria, qualquer coisa, mas espera-se que o Batman esteja rodeado de parceiros na luta contra o crime porque afinal, se agora ele se juntou a um grupo, e (re)aprendeu a trabalhar desta forma, seria um bom timing para chamar eles de volta. Já Superman, também envolto de mistérios sobre o que poderia ser, tendo tantas opções inéditas de vilões para se trabalhar. Mas talvez ele possa fazer o elo com o possível filme da Legião dos Super Heróis, teoria essa que me é bem plausível, afinal se a equipe existe no futuro, é por culpa dele.


Teremos empolgantes acontecimentos garantidos pelos próximos anos, e espero que o sucesso desses filmes permitam que o plano aconteça de fato em toda sua grandiosidade. Minha opiniões estão aí, e até a próxima!