segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

As 10 melhores histórias do Superman da década passada


Acredito que assim como eu, vocês estão muito empolgados com a chegada de 'Man of Steel', novo filme do Superman. E para passar o tempo até a chegada do filme em junho do ano que vem, vou fazer uma serie de posts sobre o personagem, começando com esse post sobre as melhores histórias de HQs dele na época que passou. Era para ser um '5 contra 1', mas aí seria deixar de lado muitos quadrinhos bons de lado, e é importante observar que a lista não tem ordem especifica de importância  No caso só deixei de lado 'Superman and The Men of Steel' (o reboot da DC do Homem de Aço), porque estou pegando HQs que vão de 2000 a 2010, e botei uma menção honrosa muito importante para a analise dessas histórias. Agora acompanhe abaixo a listagem.


Menção Honrosa - Superman Returns
Como citei no meu Top 5 dos mais importantes filmes da DC da ultima década: Superman Returns é um estudo profundo do que é o personagem e universo construídos por Richard Donner, além de uma bela homenagem ao legado de Christopher Reeve e um belo, profundo e sentimental desfecho a história criado em 1978. Mas ao mesmo tempo, suas qualidades são seu maior defeito: o filme comprovou, e levantou a questão para discussão, de quanto o Superman está deslocado de nossa época (tema que coincidentemente é tratado no filme). No momento que você reapresenta aquilo que é considerado por fãs e criadores como sendo a imutável imagem do que é o personagem para o publico, e a maioria deles não compra a ideia, e ainda potencializa o status do personagem de "peixe fora d'água", então as coisas precisam ser retrabalhadas urgentemente para colocar o personagem de volta nos trilhos. E muitas das melhores HQs da ultima década questionam o status quo do Superman, que costuma separar muito bem o preto do branco, em um mundo muito mais cinzento do que outrora.


10- Olho por Olho / What 's so funny about the Truth, Justice, and American Way?
Entrando na lista de histórias questionadoras do papel do Superman, ela foi a primeira a explorar bem a mudança que estava acontecendo no mundo e seus super heróis. Tendo a Elite, homenagem/paródia ao Authority, uma equipe muito mais hardcore se comparada ao Superman, como vilões e principal mote da trama. Com heróis mais violentos e sem piedade ao matar seus inimigos como punição num mundo mais dark, como o Homem de Aço vai se sobressair? A força do Superman como simbolo não está em seus super-poderes, mas sim em seu caráter, e ao combater fogo contra fogo (mas sem nunca cruzar a linha), ele mostra que lutar sem um objetivo no fim das contas não muda nada, E é desse objetivo que as reais mudanças realmente virão. Action Comics #775 é uma leitura obrigatória a qualquer fã de quadrinhos e virou o filme 'Superman vs the Elite', que saiu nesse ano.


9- Entre a Foice e o Martelo / Red Son
Ah Mark Millar, saudades de você na época em que você não tinha se tornado um safado... Em sua ultima história da DC,e um dos últimos títulos da linha Elseworlds a serem lançados, a trama mostra o que aconteceria se a nave com o bebê Kal-El caísse na União Soviética durante o regime comunista, trazendo mudanças brutais ao mundo como conhecemos. Perante um mundo dominado pelo comunismo, a corrida armamentista agora envolve meta-humanos contra o poder de Superman, que devido a uma serie de eventos aparentemente morre, deixando Lex Luthor literalmente como presidente do Mundo. Mas as consequências desse fato são contrarias ao que você pensa: com um mundo onde as doenças foram eliminadas e a pobreza erradicada, Luthor fez que o planeta chegasse a Utopia de fato. Red Son não só se destaca pela trama muito bem escrita e pelo universo criado, mas principalmente pela relação Superman-Lex Luthor, da qual se utiliza da politica para mostrar os pontos de vistas e características desses personagens no universo normal das HQs, mas dentro de um contexto histórico-cultural. Superman pode ser o salvador da Terra, mas tem que ter cuidado para não perder o controle de seu poder, enquanto Lex Luthor é a batalha constante para comprovar o infinito potencial humano.


8- Identidade Secreta /Secret Identity
Estamos num mundo os heróis tendem a ser realistas até demais (para certos gostos), e 'Identidade Secreta' puxa isso aos extremos com o Superman, trazendo a visão mais próxima do que realmente aconteceria se o personagem dos quadrinhos realmente existisse no nosso mundo.O jovem Clark Kent é motivo de chacota entre seus amigos da escola e alvo descontrolado das comparações com o personagem dos quadrinhos por parte de seus pais.Só que um dia ele acorda e tem os poderes do Superman, e então como agir? Muitos pensam que pelo fato do Superman ter poderes torna a vida dele, ou de qualquer pessoa no lugar, mais fácil  porém o mote principal da história é: há um preço a se pagar por ser o Superman, e as decisões tomadas podem afetar não somente você e quem você gosta, mas o mundo todo. Então a ideia da responsabilidade e de fazer algo com esses poderes que afete as pessoas positivamente é confirmada aqui como algo tão essencial ao personagem como o fato dele ter uma capa, por exemplo.


7- Pelo Amanhã / For Tommorow
A história escrita por Brian Azzarelo procura explorar mais o lado "Deus" do personagem do que o humano. Com o desaparecimento de 1 milhão de pessoas, e por sua própria culpa por tentar criar um "plano de emergência" caso o pior acontecesse com a terra, Clark Kent vai em uma jornada de auto-descoberta para aceitar o fato que ele tem seus limites, que ele não é Deus e que não pode mudar o equilíbrio das coisas assim tão abruptamente. Além disso, ele busca a própria da independência dele como ser humano, de que ele não precisa estar envolvido ou relacionado à pessoas para se sentir como uma delas. Mas especialmente, 'Pelo Amanhã' foca em um defeito do Superman que lentamente começa a ser explorado nesta época: a necessidade de controle de Clark Kent que o mundo esteja a salvo, agindo sem perceber que no fim das contas, ou quando a situação não se suportar mais e for explodir, coisas ruins podem acontecer e ele pode quebrar a cara. As causas disso podem ser não só por ter uma excessiva fé nos outros mas as vezes em si mesmo como alguém que pode tudo. Uma bela história, que consegue equilibrar o fator ação e profundidade, além de ter acrescentado a melhor cena da dupla Batman / Superman já feita, e fodástico (e infelizmente pouco utilizado) Sr Orr, que redefine brilhantemente o conceito de mercenário.


6- O Legado das Estrelas / Birthright
Há um grande problema em relação ao Superman: ele não se encaixa mais nos nosso tempos. A solução: vamos recriar o personagem, recontar sua origem, torná-la atual. Tivemos varias tentativas ao longo dos anos em variadas mídias (seja mais recentemente nas HQs com 'Origem Secreta', seja a serie de Tv 'Smallville', seja a nossa próxima posição), mas o problema de se colocar varias origens em um curto período de tempo é que a relevância daquilo que você tenta fazer pode ir pro ralo. Por isso acho que em todas as tentativas de se contar a origem do Superman na década passada, Birthright pra mim é que teve mais exito, reunindo uma serie de elementos de épocas distintas que, ao serem adaptadas hoje em dia, trariam uma refrescante relevância ao personagem, mas sem se distanciar daquilo que conhecemos como Superman. Você tem o lado de ficção cientifica, o lado comédia, o lado fortemente social do inicio da carreira do personagem, o drama, tudo dentro de um contexto realista (tanto do lado cientifico quanto no lado emocional) que não procura colocar o personagem em um pedestal em que ele, como ser humano, não possa ser ferido também, seja em seu físico ou em seus sentimentos. O fantástico final, comprova que todo o esforço Jor-El e Lara não foi em vão, e de certo modo fecha o ciclo iniciado pela explosão de Krypton, é uma das grandes cenas emocionais da história do personagem ( e cientificamente possível, Einstein explica!)


5- O Ultimo Filho / Last Son
Superman, durante anos, ficou a sombra do filme do Richard Donner, o que até certo ponto não chegou a ser problema, porem nunca chegou a ser de fato canônico (leia-se: nunca chegou a ser absorvido pelos quadrinhos).O problema acabou aqui com a chegada de Richard Donner, junto com seu pupilo Geoff Jonhs, que inseriram os elementos dos filmes, dando um retcon naquilo feito em 'O Legado das Estrelas'. Mas pelo fato de ter muitos elementos reinventados por Donner na verdade só nos trouxe novidades (e/ou possibilidades de novidades no futuro), mas de certo modo responde muitas perguntas em relação ao filme e acrescenta uma enorme quantidade de coisas ao cânon do personagem, fechando um ciclo aberto já faz muito tempo com o filme de 1978, além de revelar o que aconteceria se Clark Kent virasse pai, lado ainda não tão explorado do personagem, nem em Elseworlds. No final, Last Son conseguiu inserir os elementos do filme nos quadrinhos sem tornar o Superman das HQs e seu mundo uma cópia do Christopher Reeve, mas reverenciando e ampliando as possibilidades deste importante elemento para a história do personagem.


4- Lex Luthor: Man of Steel a.k.a Luthor
Brian Azzarelo é MUITO bom em escrever vilões. Ele consegue explorar com maestria tudo que Lex Luthor é e representa, mostrando um homem que confia absolutamente no potencial humano, e enxerga que as vezes temos que sujar as mãos para que esse potencial seja alcançado. E a forma em que Superman é mostrado é exatamente a forma de como Lex o vê: um monstro, algo inumano, que atrasa o processo evolutivo não só do Lex, mas de toda a humanidade. Interessante nessa história é como Lex vê o Batman (e provavelmente sabe até sua identidade secreta), como alguém que faz parte de sua filosofia e de que certo modo simpatiza com ele - pelo menos enquanto não se tornar um problema para seus planos. Mas se por um  lado temos um Lex que acredita (pro bem e pro mal) no potencial humano, por outro lado, como diz Grant Morrison, "o credo de Luthor é Luthor", e Hope, a heroína criada por ele, se torna a sua obsessão, já que ela é a coisa que ele mais ama personificada em uma pessoa: o seu ego.


3- Saga de Nova Krypton / New Krypton Saga
Particularmente minha saga favorita do Superman nesta ultima década (que foi publicada de 2008 a 2011), mudando drasticamente o status quo de inúmeros personagens, aprofundando/modernizando alguns personagens mais antigos e apresentando alguns novos que se tornaram clássicos de imediato. Após libertar Kandor de Brainiac, Superman decide deixar a cidadela no ártico, porém eles decidem criar um planeta próprio para eles viverem a partir da tecnologia de cristais deles, fazendo Clark escolher entre a Terra e Nova Krypton. Com o herói de guerra (na visão dos kryptonianos) General Zod libertado na Zona Fantasma, Kal-El decide se unir aos seus e se tornar comandante da guarda para ficar de olho nas ações do Zod, sem saber que na Terra um velho desafeto planeja uma guerra contra os Supermen! Provavelmente a mais complexa e empolgante saga com o personagem já feita, cheio de surpresas e personagens que você certamente vai amar odiar (Alura, estou olhando pra você), e numa comparação bem porca, é o Game of Thrones do Superman.


2- Sociedade da Justiça - O Reino do Amanhã / Thy Kingdom Come
O Reino do Amanhã é uma história clássica não só do Universo DC, mas do Superman. Já teve sequencias e spin-offs, então o que mais explorar a partir dai? Geoff Jonhs achou um jeito, e não nos entregou uma das melhores histórias da JSA já feitas como também uma das melhores do Superman, adicionando ainda mais background psicológico a história original. Durante um momento crucial em 'Kingdom Come', Superman é teletransportado para o universo principal da DC, onde se une a uma recém-reunida Sociedade da Justiça contra as ameaças de Gog e Magog. Questionando ao máximo o papel do Deus-Superman  e tendo isso refletido na atual situação com a Sociedade, no fundo acaba sendo uma jornada de aceitação de o que você é, explorando esse temas em vários heróis da equipe E por outro lado temos a aceitação de que o verdadeiro poder do Superman é na verdade é ser Clark Kent, e aguentar as piores situações possíveis sem perder a razão, sem dar as costas ao que jurou fazer e proteger, pois assim ele fará que não somente o simbolo do Superman e o que ele representa, mas a Terra em si, permaneça e perdure. E, novamente, mais uma lição de que Superman as vezes tentar ter controle de tudo e acaba perdendo este mesmo controle, tendo que fazer um trajeto para reencontrar seu próprio sentido de humanidade.


1- Grandes Astros Superman / All Star Superman
É até clichê botar essa HQ na lista, minha intenção original era tentar fazer essa lista sem ela mas não dá pra falar das melhores histórias do Superman na ultima década sem falar da MELHOR história do Superman da ultima década. All Star Superman é um quadrinho feito com precisão cirúrgica por de Grant Morrison que escreveu algo tão definitivo sobre o personagem, que serve tanto para ser a história a introduzir literalmente TUDO sobre o personagem sem ter que ler quase 80 anos de HQs, assim como pode ser a ultima e melhor história do Superman que você tenha decido ler na vida. É basicamente pegar "Whatever Happened to the Man of Tomorrow?" e elevar a bilionésima potência. E ainda sim trazer elementos novos e pontos de vista refrescantes que até então você não tinha pensado sobre o personagem.


Espero que vocês tenham curtido a lista! Vejo vocês ano que vem, bom natal e feliz ano novo!