sexta-feira, 15 de junho de 2012

5 contra 1: Questões sobre o filme da Liga da Justiça


Bem, após Os Vingadores terem feito mais de 1 bilhão de bilheteria, estar no 3° lugar das maiores bilheterias da história, ultrapassando The Dark Knight, e francamente, merecendo cada centavo ganho, porque o filme é foda, a Warner finalmente decidiu dar o passo ousado de fazer acontecer o filme da Liga da Justiça, e diferente de Justice League: Mortal (2007), realmente fazer o projeto decolar. Mas com o anuncio da produção do filme (e mais uma penca de filmes da DC que devem ou não sair) muitas duvidas surgiram, então vamos tentar responder elas em cima de fatos e claro, suposições, já que o roteiro está na fase de construção.

5) Warner está fazendo esse filme apressadamente?
Por incrível que pareça, não. Em 2011, Jeff Robinov, presidente da Warner Bros, disse em entrevista ao Hero Complex que pretendiam começar o filme da Liga da Justiça em 2013 e logo depois dar o pontapé inicial do reboot do Batman. E de fato, depois dos gastos já obtidos para tentar por Justice League: Mortal e do sucesso massivo de publico e crítica a The Dark Knight, o melhor foi deixar o tempo passar, se preparar melhor (e em parte o fracasso de Lanterna Verde ajudou a mostrá-los que não dá pra fazer seus heróis no "Marvel Way") e ver se filme do tipo dão lucro (e 'Os Vingadores' provaram que sim, isso acontece). Esse tempo também é bom já que permite construir com calma as futuras estratégias de mercado e quais filmes lançarem e qual o tom deles, o que nos leva ao próximo tópico.

O mais próximo de um encontro live-action entre Batman e Superman.

4) Começar o Universo DC nos cinemas com a Liga da Justiça seria ideal?
Francamente, sim. Começar um possível UDC nos cinemas, além de ser uma estratégia que já funcionou anteriormente nos quadrinhos, colocaria todos os heróis como carro-chefe dessa nova etapa para o estúdio e editora, tendo muito mais possibilidades de franquias a se explorar no futuro.Também tem o fato de que os heróis da DC são muito mais reconhecíveis por grande publico do que os da Marvel.Além disso, definiria logo de uma vez o tom a ser seguido a todos os outros personagens (já que  gostando ou não, mas os filmes da Marvel Studios tem um padrão bem claro de contar suas histórias).Apesar de que acho que o tom do filme será mais definido pelo como for/o que vai acontecer a partir de 'Man of Steel', que verdadeiramente deve mostrar se dar pra levar o "estilo Nolan" com sucesso a outros heróis sem ser o Batman.


3) Qual história eles  poderiam seguir?
Com 'Os Vingadores' terem estabelecido o que um filme de equipe de super heróis deve ser, o negócio e primeiramente ter bolas de ir mais longe e ser maior do que foi feito anteriormente.Em termos de tom, concordo que eles se devem levar mais sério, seguindo mesmo a linha dos filmes de sucesso da DC até agora (como os Batman do Nolan, Watchmen,V de Vingança, etc).Em termos de como deve ser a interação da equipe, não tem outra: a fase de Grant Morrison tem que ser a sua bíblia, apesar de que algumas modificações tem que ser feitas devido a quem deve estar na equipe ou não.Mas aí o arco inicial de Geoff Johns e Jim Lee nos Novos 52, 'Origin', também seria de grande ajuda para construção.Apesar de ter várias opções de várias revistas para pegar elementos e colocá-los no filme, a espinha dorsal tem que vir de algo grandioso, fantástico, diferente e digno da equipe.Por isso eu digo: FINAL CRISIS or go home!


2) Se colocarem Darkseid, a comparação inevitável com Thanos irá atrapalhar?
Muitas acharam que a introdução de Thanos em 'Os Vingadores' na verdade foi uma vingança de Joss Whedon contra  DC/WB por não ter aceitado seu projeto para um filme do Batman e sua dispensa do complicado filme da Mulher Maravilha. Apesar da provável comparação dos mais leigos, Darkseid tem duas coisas em sua vantagem. Primeiro, ele é a base para todos aqueles que vieram depois, incluindo Mongul e o próprio Thanos.Segundo, o universo do qual Darkseid pertence é muito mais extenso e mais interessante do que de Thanos. Darkseid é o mal encarnado, um Deus-Ideia, que pode mudar realidades.Como bem disse Mulher Maravilha em 'O Retorno de Bruce Wayne': ""Os deuses e os Novos Deuses como Darkseid são idéias auto-conscientes. Eles usam armas-conceito, equações anti-vida, metáforas-assassinos." As possibilidades do que se fazer são muito maiores se você parar e pensar nos outros personagens do Quarto Mundo.Consigo imaginar muito bem num filme live-action a Mulher maravilha enfrentando as Fúrias, enquanto Batman salva crianças da escravidão da Vovó Bondade.As possibilidades aqui são infinitamente maiores.


1) Qual seria a formação da equipe e como isso influenciaria o Universo DC Cinematográfico?
Bem, aqui complica-se a situação.Uma das reclamações em torno de 'Os Vingadores' é a falta de diversidade dentro da sua equipe, já que lá todos são caucasianos e só tem uma mulher no time.O tipo de equipe escolhida pode dizer muito sobre qual rumo seguir, no estilo e no tom. Manter o básico (como hoje em dia se segue) seria interessante, mas a questão ficam: Caçador de Marte ou Cyborg? Botar mais de 7 membros, como Gavião Negro, Arqueiro Verde, Canário Negro e Zatanna? Tirar Batman e Superman, e quem sabe botar a formação 'Brave and The Bold' comercialmente falando é ruim, já que só pelo fato dos dois estarem juntos na tela já iria atrair muita publico.No fim das contas, devido até mesmo que muitos deles já tem projetos semi-engatilhados pra serem produzidos, os que devem entrar são: Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde e Aquaman. Falta decidir qual será o sétimo ou até mesmo mais do que isso) que deve entrar ou não na formação do filme.Além de outros assuntos como qual Lanterna Verde, Flash ou até quem sabe qual Batman seria melhor para utilizar nesta nova formação, entre muitos outros tópicos.


Bem, acabou por aqui, Vamos esperar que a SDCC 2012 nos traga mais novidades sobre o que o futuro nos aguarda... Até lá, até a próxima!