terça-feira, 3 de abril de 2012

Review: Furia de Titãs 2 (Wrath of Titans)



Assim como todo mundo, muitos ficaram decepcionados com o remake do clássico Furia de Titãs em 2012.Os trailers deixaram a impressão que o filme seria foda, e bem, aconteceu o que aconteceu: muito desperdício de uma material tão bom. Mas o filme rendeu grana suficiente, e com um novo diretor a bordo (Jonathan Liebesman, do remake de 'O Massacre da Serra Elétrica' e 'Battle L.A'), como será que ele se saiu?

Vamos a historia, antes de tudo:Uma década depois de heroicamente derrotar o monstruoso Kraken, Perseu (Sam Worthington) – o semideus filho de Zeus - está tentando viver uma vida tranquila como pescador em uma aldeia e como pai solteiro de seu filho de 10 anos, Helius. Enquanto isso, uma batalha entre deuses e Titãs pela supremacia tem início. Perigosamente enfraquecidos pela falta de devoção da humanidade, os deuses estão perdendo o controle dos Titãs encarcerados e de seu feroz líder, Kronos, pai dos irmãos Zeus, Hades e Poseidon. O triunvirato havia derrotado seu poderoso pai há muito tempo atrás, deixando-o apodrecer no sombrio abismo do Tártaro, uma masmorra que fica nas profundezas do cavernoso submundo.


Perseu não pode ignorar a sua verdadeira vocação quando Hades, junto com o filho divino de Zeus, Ares (Edgar Ramirez), quebra sua lealdade e faz um acordo com Kronos para capturar Zeus. A força dos Titãs aumenta ainda mais quando os poderes divinos restantes de Zeus são desviados, e o inferno é desencadeado na terra. Ajudado pela guerreira Rainha Andromeda (Rosamund Pike), pelo filho semideus de Poseidon, Agenor (Toby Kebbell), e o deus caído Hefesto (Bill Nighy), Perseus bravamente embarca em uma perigosa busca no submundo para salvar Zeus, derrotar os Titãs e salvar a humanidade.


Pra começar, o filme melhorou? Sim, em comparação com o filme de 2012 este é um grande avanço tanto em termos de história quando de estilo. As cenas de ação ficaram mais realisticas quando eram pra ficar, o humor está presente mas não chega a chatiar, e principalmente o grande triunfo é fazer você se importar com os personagens, muito melhor desenvolvidos do que no Clash Of Titans. Vou comentar especificadamente as vantagens e desvantagens gerais do filme ao longo do texto.


Por definição, WOT é um filme sobre família, sobre legado e sobre medo.Sobre as inseguranças e sobre como o podemos superar nosso limites e assim melhoramos como pessoas.Perseu renega seu lado divino, mas o medo de não dar segurança ao seu filho o faz questionar suas ações e ser seu calcanhar de Aquiles, enquanto o deus da guerra Ares, que só queria o amor incondicional do pai, mas não o tem por seu pai saber da natureza maligna do filho, tornando assim Ades um indivíduo que vive pelo ódio de não amar e ser amado.


Zeus pega o preço de seus erros na juventude e no fim da vida tenta reconciliar com seus irmãos, incluindo aí o traidor Hades, que fez pacto com seu pai Cronos para ter seus poderes de volta, mas que durante todo o conflita procura sair da apatia e do ódio gerado por seu banimento e procurar voltar a ser o velho, bondoso e sábio eu.Temos a rainha Andrômeda suportando fortemente a pressão de liderar seu povo numa guerra contra os deuses enquanto procura controlar seus próprios sentimentos por Perseu, e o ladrão e filho de Poseidon conhecido como Ageneu, de maneira semelhante a Perseu mas ao mesmo tempo diferenciada procura sua própria definição de grandeza, grandeza de caráter essa que o caduco Hefésio tenta recuperar, nem que seja pela ultima vez.


Outra coisa bacana da construção destes personagens, que foi a melhor coisa do filme, por sinal, é você enxergar as histórias que não foram contadas entre o 1° e o 2° filme e como eles ajudam a construir o cenário junto com as informações que você tem no primeiro.Muito das informações sobre como são são os personagens e como eles pensam é trazida ao publico durante o filme onde pequenas cenas mostram o quanto os personagens tem intimidade ou não ou como eles se relacionam uns com os outros.Além da escala épica da ação do filme, e de como eles conseguem encaixar variações diferentes da mitologia, o fato de desta vez você se importar com os personagens (que chega a dar aflição com a duvida se eles são sobreviver a isso, especialmente no terceiro ato) é a grande vantagem do filme.


Mas ao mesmo tempo esta é a grande vantagem do filme, a desvantagem fica que, se você pelo menos não viu o primeiro filme (gostando dele ou não) não sei se a ligação com os personagens que faz você afundar na hsitória seria tão funcional.E mesmo que posteriormente seja msotrado a ligação principal entre Perseu e seu filho, as cenas no começo deram uma impressão de correria pro "evento principal", impressão de correria está que está no filme inteiro, mas que não chega a estragar a experiência em geral.As cenas de ação aumentaram, e o estilo mais realista ajudou a dar a intensidade certa, e do humor você tira a humanidade da hsitória e as pequenas gags geradas pela quebra do "mito do herói", além dos mosntros estarem muito mais apavorantes.No fim das contas, o filme tem suas pequenas falhas, mas é uma enorme melhora comparando com o filme de 2010 e vale o ingresso.


NOTA:7.5