quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Revirando o Baú : 30 Dias de Noite (filme de 2007)



Durante 30 dias na Antártica, o sol não aparece, ficando praticamente um mês no escuro a pequena população da cidade de Barrow, um lugar pequeno e afastado de tudo e de todos. A cidade é vigiada pelo xerife Eben Oleson (Josh Hartnett) e sua quase ex-esposa, também policial, Stella Oleson (Melissa George) nos dias de escuridão, mas estranhos fenômenos começam a acontecer.As linhas de telefone foram cortadas, as estradas bloqueadas e um estranho visitante (Bem Foster) alertando sobre a chegada de seus mestres...

Mas quem seriam eles? Vampiros, um clã em decadência e cada vez em menor numero,e eles estão com fome, e vêem os 30 dias de escuridão como uma oportunidade para caça e banquetes perfeitos.Agora responsável pela sobrevivência por toda a cidade, Eben terá que provar que é capacitado para resistir a pressão de salvar a vida dos moradores e ainda derrotar os monstros sobrenaturais.

Baseado na revista de Steve Niles e Ben Templesmith publicada em 2002, a adaptação é dirigida pro David Slade e trouxe uma versão até então mais decadente, e ao mesmo tempo mais animalesca da Idea do que seja um vampiro. Como uma espécie de extinção, eles se reúnem e saem para caçar em lugares com população suficiente para se alimentarem e não sofrerem retaliação. São animas saindo para a aça, sem querer saber de relacionamentos ou qualquer outro sentimento. Alimentar-se é necessário,e a única razão dele estar lá.

Eben vê aos poucos vários moradores se sacrificarem para que o grupo sobreviva, mas percebe que se esconder só acelera a morte de todos no local. Se sacrificar é o necessário para o bem da comunidade, mas não sem lutar. No caso, o humano se rebaixa ao nível animal dos vampiros, ambos desesperados por ser caça e caçadores num fim de mundo. Sobrevivência aqui é a palavra de ordem, não só do físico, mas também de certa forma cultural, já que quem perder vai ser eliminado para sempre da face da terra, junto com o que foi e toda a bagagem de vida adquirida.

O romantismo não está tão presente nesse filme, porem o foco fica mais nas relações humanas. Uma micro-comunidade é criada a força, diminuindo a posição da população da cidade. Poucas pessoas agora tem muitas responsabilidades e cada decisão, por valer a própria vida, gera tensão e discussão. No momentos difíceis, Ethan e Stella revêem a relação deles durante todo esse tempo, mas tem tempo suficiente para se perdoarem, já que Ethan morre ao primeiro raiar do sol depois dos 30 dias.

30 Dias de Noite mostra o que faz de nós humanos. Nos faz encarar nossos erros, nossas perdas, sentimentos de dor em geral, mas também mostra o aquilo de melhor que poder surgir na gente: o amor, a felicidade perante a redenção, a sensação de sentir-se útil.É sobre a euforia de sobreviver.E também é uma das raras adaptações que conseguem ser melhores que a original, tanto que gerou uam micro-serie de TV em 2 partes que nunca consegui achar pra assistir.Pra quem souber onde encontrá-los, os nomes são Dust to Dust e Blood Trails , com gente de alto naipe como Ted Raimi e Shawnee Smith no elenco.

Nota:9,0

OBS:Devo tentar assistir e resenhar 30 Dias de Noite: Dias Sombiros, também baseado na sequência da HQ, e publicar no Uarevaa e aqui,fiquem de olho!