sexta-feira, 2 de outubro de 2015

5 contra 1: HQs para ler antes de 'Batman V Superman'


Com a adaptação de HQs em live action mais esperada de 2016, quiçá da história, chegando finalmente até nós, chegou a hora de revisitar a coluna mostrando a leitura recomendada para poder curtir melhor o filme em todo já seu esplendor. Confira abaixo então a lista:

5) The Dark Knight Returns

Esta lista está recheado de clássicos, e apontar a escolha desta história aqui é chover no molhado. Só de olhar Ben Affleck na roupa você já sabe que este Batman vai ser pesadamente influenciado pelo clássico de Frank Miller, onde vemos um Batman mais velho, carrancudo e violento numa Gotham distópica nos anos 80. Discussões sobre a importância da obra hoje em dia ainda permanecem, mas mesmo depois de 30 anos, ainda é uma leitura mais que obrigatória para os fãs do personagem, já que trouxe inúmeras reformulação, e revoluções, a maneira de se abordar o personagem. E o filme, com uma abordagem bem próxima a revista, deve levar e indagar aonde esse Batman, mais experiente e com um sentimento de "nada a perder", precisa ir para evoluir dentro do mundo até então construído por Zack Snyder, especialmente com um Superman tentando provar seu valor a um mundo que cobra dele o papel que lhe convém, seja de amigo ou inimigo. E isso nos leva a...



4) Kingdom Come

Com a população sem confiança nos heróis de hoje, e especialmente em relação ao papel que o Superman deve tomar nessa sociedade, tanto Batman quanto Mulher Maravilha uma quebra de braço idealística para que Superman possa se tornar o que a humanidade precisa, mesmo que isso não seja uma coisa boa, e em especial, sobre o caminho que Superman tem que percorrer até chegar esse papel, com seus acertos e erros. Isso só não se encaixa com a descrição do clássico (palavra a ser repetida muito por aqui) de Mark Waid e Alex Ross, mas também se encaixa como uma luva daquilo que sabemos sobre o filme, e teorias (não totalmente infundadas, porque já foi mostrado o quão claro esta história vai influenciar no filme) sobre o papel de personagens como Diana Prince, Bruce Wayne e Lex Luthor dento da trama, e entre eles especialmente, Clark Kent, que tem que lidar com as vantagens, desvantagens e inseguranças que qualquer humano teria em tomar para si a responsabilidade de ser o  salvador do mundo. Mesmo que o filme e a graphic novel mostre os personagens em épocas diferentes, a comparação e complementação é que fazem essas horas ganharem força, e isso vai servir também em outros casos de leitura desta lista.



3) Lex Luthor: Man of Steel

Como eu já indiquei na minha lista de melhores histórias do Superman da década passada, 'Luthor' de Azzarello e Bermejo se tornou uma bíblia sobre o personagem. Eles conseguem explorar com maestria tudo que Lex Luthor é e representa, mostrando um homem que confia absolutamente no potencial humano, e enxerga que as vezes temos que sujar as mãos para que esse potencial seja alcançado. E a forma em que Superman é mostrado é exatamente a forma de como Lex o vê: um monstro, algo inumano, que atrasa o processo evolutivo não só do Lex, mas de toda a humanidade. Interessante nessa história é como Lex vê o Batman (e provavelmente sabe até sua identidade secreta), como alguém que faz parte de sua filosofia e de que certo modo simpatiza com ele - pelo menos enquanto não se tornar um problema para seus planos. Apesar de visualmente Jesse Eisenberg remeter o Luthor de 'Birthright', a sua personalidade e frases são claramente inspiradas por essa obra, tanto que Azzarello e Bermejo perceberam a monstruosa semelhança a sua obra na tela.



2) Batman/Superman: Cross World

Tem um monte de história com os Melhores do Mundo unidos, mas escolhi essa não só porque é algo da safra mais recente dos Novos 52, mas por ser uma obra que se aprofunda na dinâmica dos personagens não só em diferentes fases da vida, mas também em diferentes mundos. E o relacionamento do Batman e Superman, sejam na amizade como nas brigas, vão ser um dos alicerces do filme. Aqui vemos os jovens Batman e Superman dos Novos 52 em sua primeira viagem a Terra 2, encontrando suas contrapartes mais velhas, o que gera não só um choque de culturas mas especialmente de comportamento, seja em relação as escolhas de família, relacionamento e amizades, aqui representada também pela imortal (e a muitas eras na ativa) Mulher Maravilha, enquanto é plantada a semente do acontecimento que destruiu a Terra 2. Um ótimo estudo de personagens e porque sua interação é tão especial, via Greg Pak e Jae Lee.


1) Superman Earth One Vol 3

Por mais que todos estejam (com razão) impressionados com Batman e Mulher Maravilha, tem algo bem definitivo e simples sobre  'Dawn of Justice': ele ainda é um filme sobre e centrado no Superman. E como o primeiro volume de 'Superman Earth One' se tornou a base do que muito foi feito em 'Man of Steel', a revolução de duas vias se completam com a chegada de Zod na série. A história lida com os governos do mundo tratando a possível ameaça que o Superman pode ser, assim como qual país ele representa ou pode possuir seu 'controle" (coisa bem clara no filme), a introdução da Kryptonita, assim como lidar e complementar a grande lição de 'Man of Steel' (e provavelmente BvS), que mostra bem as responsabilidades e sacrifícios em escolher fazer o bem, e o mais importante, o bem a quem? A si mesmo ou a o outro? E como isso nos define como heróis e vilões e nos ajuda a nos compreender como tal? Apesar de ter saído depois do filme, de forma alguma imita e se limita a ele, pelo contrário, só ajuda ainda mais na revolução necessária para trazer o Superman de volta ao seu lugar de destaque no século XXI.


Por hoje é só pessoal, até a próxima!