sexta-feira, 20 de setembro de 2013

5 contra 1: HQs de base para o filme da Mulher Maravilha


Mulher Maravilha é um dos grandes ícones dos quadrinhos e sem sombra de duvidas A heroína mais importante das histórias em quadrinhos. O que nos leva a grande pergunta: porque raios ela ainda não ganhou seu filme próprio? Além do fato de Hollywood temer filmes grandes com protagonistas femininas, dois pontos mostrados por uma matéria feita na revista Time (mostrando o quão importante a personagem é na cultura pop) apontam outros dois motivos que nunca passaram na minha cabeça. Primeiro, a personagem não tem uma "narrativa central" em comparação ao resto da Trindade e especialmente, o cargo da responsabilidade de fazer o filme de super herói feminino do qual todos vão olhar quando pensarem em fazer algo do gênero, porque afinal, não é qualquer super heroína, é a Mulher Maravilha. Aqui no caso vamos tentar mostrar histórias que ajudariam a montar essa narrativa central para a personagem na telona e porque utilizar essas histórias para isso.

5) Earth One: The Trial of Wonder Woman

Historias da linha 'Earth One', mesmo ainda não tendo sido lançadas, serviram de influência para os filmes. É só ver 'Man of Steel', que é fortemente calcado em 'Superman: Earth One'. E assim como em MOS/SE1, a grande questão era: qual é o papel do Superman? De acordo com as entrevistas do Grant Morrison, a intenção com 'Trial' é exatamente essa, e totalmente convincente com o status real da personagem: Qual o papel dela no mundo de homens? O que faz ela ser um icone feminista? E qual o preço de se trocar uma sociedade por outra? Temas e estrutura da história como esses podem muito bem servir de esqueleto para fazer o filme, assim como foi feito em 'Man of Steel'.


4) Diana Prince: Wonder Woman

Esta fase da personagem mostra Diana Prince abandonando a identidade de "Princesa Amazona" após ter abandonado seus poderes para salvar a Ilha Paraíso, se tornando dona de boutique (eram os anos 60) e espiã nas horas vagas, sendo treinada nas artes marciais pelo mestre I Ching. Passando por uma variedade de aventuras dos mais vários temas, de espionagem a temas mitológicos, sempre com um forte teor feminista. Se você for conspirólogo como eu, está começando a pensar fortemente sobre quem pode ser o misterioso papel da namorada de Bruce Wayne em 'Man of Steel 2' (ou seja lá como isso vá ser chamado). Se misturar isso com a origem da personagem dos Novos 52 (que passou um tempo servindo o governo junto com Steve Trevor, e depois a abandonou), além de poder introduzir a Trindade numa sequencia já altamente esperada, irá gerar no publico o interesse de explorar mais a história da personagem, finalmente gerando o filme solo dela.


3) George Perez' Wonder Woman

Após a Crise das Infinitas Terras, George Perez ficou responsável por recriar a personagem para uma nova geração, com muito sucesso de publico e critica. Metendo o pé na mitologia e apresentando a personagem como embaixadora e emissária de Themyscera entre o mundo dos homens, Perez tornou a personagem relevante novamente em uma clássica interpretação da qual ainda as pessoas vêem quando pensam na personagem, procurando explorar o papel dela como elo entre o mundo dos homens, trazendo igualdade entre as pessoas e não desejando que elas se submetam a vontade de ninguem, sejam de Deuses ou homens que pensam ser Deuses, e a definindo como uma personagem profundamente moral.


2) Brian Azzarello's Wonder Woman

Olhar pro passado é importante, mas para manter a contemporaneidade, é importante também olhar para o que acontece agora. Brian Azzarello nos traz novamente uma Mulher Maravilha calcada na mitologia, mas com personalidade e alguns elementos centrais fortemente diferentes: além disso, ela serve como porta de entrada para outras divindades dentro do Universo DC, tendo entre seus coadjuvantes deuses em si. Especialmente, por causa de sua nova origem, Diana tem que encarar os fatos, perigos e responsabilidade de ser uma semi-deusa entre homens, criando novas e refrescantes situações para a personagem. Essas histórias poderiam moldar o mundo ao redor dela e seus ricos coadjuvantes para um projeto live-action, não só introduzindo-a num Universo DC mas mostrando um mundo fechado aonde ela possa existir.


1) Wonder Woman: Odyssey

Escrita por J. Michael Straczynski e Phil Hester, eu pessoalmente considero 'Odyssey' o 'All Star Superman' da personagem, com uma história que reúne todos os elementos que fazem a Mulher Maravilha ser, bem, maravilhosa, dentro de uma história (meio que) sem amarras cronológicas com o resto do DCU. Mostrando a Ilha Paraíso sendo massacrada por um misterioso exército, as Amazonas vivem hoje em dia escondidas entre nós, em nossa sociedade, tendo Diana como aquela que poderá manter a tradição Amazona viva para as próximas gerações. É diferente da origem clássica? É mas de certo modo muitos elementos do que Azzarello faz foram tirá-dos dali, além de (como dito anteriormente) contem em uma história fechada todos os elementos principais da personagem, que podem não somente servir para construir a personagem no filme mas também dar algumas idéias de como encaixá-la em nossa sociedade junto com as histórias anteriormente citadas.


E é isso pessoal. Se o filme nunca sair (esperamos que aconteça o contrário), pelo menos vocês terão boas leituras. Vejo vocês na próxima!