sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Palavras a 100 p/hora: "Passado" e Futuro de Star Wars


Bem, desenterrei o 'Palavras a 100 p/hora', onde eu trato de assuntos delicados onde a maioria caga regra e/ou é extremista para o bem e para o mal, mas sem todos as coisas chatas das quais acabei de citar, apenas a boa e direta opinião minha para os 5 leitores frequentes e interessados deste blog. Na verdade sempre tive vontade de falar sobre os prequels de Star Wars, que correspondem do Episódio I a III, mas devido a chocante notícia que a Disney comprou a LucasFilm e deixou engatilhado uma nova trilogia de filmes inciada com o Episódio VII em 2015, muito precisa a ser dito (e analisado) sobre o que Star Wars é, era e poder ser no futuro. Mas sem as orelhinhas do Mickey, por favor.

Sobre os prequels...

Bem, vamos começar com uma história anterior a 'Uma Nova Esperança'. No principio de tudo, George Lucas estaria planejando fazer uma série de 12 filmes, do qual este 12 acabou caindo para 9 quando foi replanejado para ser apresentado aos estúdios. Só que por causa das limitações da época, seja de orçamento ou de efeitos, ele acabou começando sua história pelo Episódio 4, e o resto é história. Mas muito do que seria mais ou menos os episódios 4/5 até o 7/8 foram condensados na trilogia clássica, que seria o fechamento da história dos Skywalker, com Luke derrotando o Império Galático e a redenção de Anakin Skywalker/Darth Vader. Com o hiato necessário para que a tecnologia e a história amadurecerem, além das milhares de informações advindas do Universo Expandido, George Lucas relançou os filmes clássicos com a tecnologia melhorada e anunciou em 1997 que estaria fazendo uma nova trilogia de Star Wars, contando a história de Anakin Skywalker e como se formou o Império Galático. E novamente o resto é história.



Só que mora um problema grande aí: Episódio 1 é um filme fraco. Ele é meio corrido onde não é pra ser, em certos momentos até não tem sentido certas ações dos personagens, mas por outro lado, ele estabelece uma serie de elementos que não somente diferenciariam dele da "velha" trilogia mas que também são peças importantes para que de fato houvesse um cenário mostrado no Ep IV. Você tem a política, você tem os Jedis agindo em seu esplendor, você tem a construção e/ou desconstrução psicológica de Anakin, que permitiu que el fosse usado como marionete de Palpatine no tempo certo, e até certos elementos que, com a derrocada dos Jedis, você entenda que tenham sido eliminados do conhecimento publico, como os midi-chlorians, oque não é a explicação cientifica d'A Força, como muitos pensam, mas sim a manipulação da Força para a criação de um individuo a partir de um processo de partenogênese. Muitos elementos contemporâneos, especialmente de games, foram implantados nas cenas de ação e batalhas. Coisas legais que foram melhoradas e evoluídas (assim como os filmes em si) nos Episódios II e III.


Mas até então era tarde demais, e aqui entra a questão principal dos prequels. São filmes que basicamente acabam de contar a história que George Lucas queria, de um jeito que fosse interessante pro publico da época/de hoje em dia, não necessariamente do publico original. Mas o problema que o Episódio I é um filme ruim, e os fãs roots se sentiram traídos pelo nível de qualidade ter caído até aquele estado, além das acusações de falta de respeito e, especialmente, de marketeiro. E aí que mora o problema: por causa disso, as pessoas não conseguem ver que o terceiro (e junto a ele especialmente o segundo) são filmes tão legais quanto os antigos, e que por serem mais contemporâneos não significam que sejam piores.Como o próprio Lucas disse em entrevista:

"As pessoas que são mais de 40 amam os Episódios IV, V, e VI e odeiam os Eps. I, II, e III. As pessoas mais jovens, curtem I, II, e III e não tanto IV, V e VI, ou gostam I, II, III e pensam que IV, V, e VI são meio chatos e lentos. E, claro, as pessoas mais velhas dizem, 'Oh, I, II, e III é muito agitado, muito rápido, muito complicado, é muito digital, "ou o que eles estejam dizendo. Mas definitivamente uma geração que agarrou uma trilogia, e essa outra geração agarrou a nova. Um dos personagens-chave que nos ajudaram a perceber o que estava acontecendo era Jar Jar Binks, porque para as crianças que menores de 10 anos, ele é um dos seus personagens favoritos. Para pessoas com mais de 40 anos, eles não querem nem ouvir o nome, tamanho o ódio."

"Você sabe, eles sempre foram filmes para pessoas de 12 anos de idade, e que nunca mudou. As pessoas não querem pensar nisso dessa forma. Eles querem achar que esses filmes são para adultos. Mesmo que eles tinham 10 anos de idade, quando eles viram, ainda é muito importante para eles, por isso, para eles, é um filme adulto, ao contrário de um filme infantil. Os pré Jar Binks-Jar foi C-3PO. Todo mundo odiava C-3PO. Quer dizer, era como ninguém o suportasse. Ele realmente tinha a ver com seu caráter. Eles não gostam do seu caráter, e eles não gostam do Jar Jar Binks, mas eles não são projetados para ser personagens simpáticos."


Ou seja, no fim das contas, os pontos que devemos levar em consideração são:

- Os prequels foram importantes porque trouxeram toda uma nova geração de fãs - e possibilidades - para a franquia.

- Assim como essa trilogia nova provavelmente não foi para os velhos fãs, a próxima trilogia vai ter reclamações de ambas as partes.

- Provavelmente haverá muitos mais filmes de Star Wars no futuro, e as pessoas continuaram reclamando, especialmente por não seguir o tom e o clima da trilogia clássica, que é bacana de se ver, mas muito perigosa de ser transportada para fora de sua época (não é mesmo, Superman Returns?).

- Ou seja, mantenha o básico, mas dentro da sintonia de hoje. e não tenha medo de inserir coisas novas. Fizeram isso em I-II-II, fizeram isso em Prometheus (ótimo filme e exemplo), e não devem ter medo de fazer no que vier pela frente.

- Diferente não necessariamente significa ruim. O que você quer que seja não necessariamente é ruim porque não era aquilo que você esperava, procure ver as duas coisas separadas.

-E especialmente, uma coisa importante: GEORGE LUCAS SEMPRE FOI UM MARKETEIRO, ENTÃO FÃS, PAREM COM A PALHAÇADA. Lucas construiu a franquia sendo marketeiro,ele fez o Especial de Natal por é um marketeiro, não matou han solo para vender mais bonecos porque é um marketeiro e isso só mudou no ponto de vista de vocês por ele chegou um ponto que ele foi um marketeiro que fez um filme ruim. Simples. Depois (a passos lentos) ele se concertou, mas como sempre no mundo nerd, se condena o inteiro, não o pedaço podre.

_ Star Wars acabou se tornando que nem o Misfits: suas futuras versões vão sempre trazer algo novo novo (e não necessariamente ruim), mas as pessoas vão sempre reclamar que deveria ser que nem o clássico...

O que o futuro nos reserva...

Bem,a bomba caiu no colo de todos e até hoje, mais de um mês depois de anunciado, ainda gera assunto (como por exemplo, esse texto que do qual você está lendo). Com o anuncio do filme novo para 2015, algumas informações foram divulgadas, como por exemplo a utilização de histórias inéditas, Mark Hammil já sabia da venda para a Disney desde agosto, e que George Lucas vai servir como consultor, e que já tem em mãos a tempos a história dos episódios VII-VIII-IX, a ser reescrita e desenvolvida por seus roteiristas, entre eles Michael Arndt (de 'Toy Story 3'), Lawrence Kasdan (dos clássicos 'O Império Contra Ataca' e 'O Retorno de Jedi') e Simon Kinberg (de 'X-men: Primeira Classe').


Mas o grande problema, pra mim, é em relação ao que eles vão fazer, já que foi dito que não vão utilizar nenhuma história do (fantástico) Universo Expandido, já que basicamente eles tem mais de 1000 anos de história construído após 'O Retorno de Jedi'. Apesar de haver um hiato de tempo dentro da cronologia que não foi muito explorado, mas por outro lado você tem a trilogia Thrawn, você tem Dark Empire, você tem Vector Prime, que praticamente são as histórias mais importantes pós fim do Império. Jogar tudo isso pro lado e criar algo novo me parece arriscado em não trabalhar com elementos já tão bem estabelecidos.


E apesar da equipe competente que (por enquanto) está sendo formada, ainda temos , por outro lado, a possibilidade dos atores originais (Mark Hammil, Carrie Fisher e até mesmo Harrison Ford) voltarem a reprisar seus icónicos papéis, o que automaticamente cegaria a visão de todos sobre a qualidade do que estaria sendo feito, ou pelo menos seria algo que apaziguaria os fãs até a chegada do filme ou de algo mais concreto sobre o mesmo.



E além do fato de que essa mudança para a Disney irá afetar a exibição de 'Clone Wars' (que está em sua temporada final e passará a ser exibido no Disney XD), a produção de games da LucasArts (que já está em posse da Disney) e em especial a publicação das HQs pela Dark Horse, editora de importância fundamental e primordial não só para a construção mas para a consolidação do Universo Expandido.


Muito papo e rumores rolarão até a escolha final dos diretores e dos rumos que eles irão escolher. Lucasfilms e Disney trabalhando em mão dupla para manter a franquia viva, porém respeitando velhos e novos fãs. Mas o procedimento, especialmente de agradar os fãs, é complicado, no momento que eles tem uma visão bastante especifica (e até mesmo um pouco repetitiva) de como tratar a trilogia, mas ao mesmo tempo que você tem inúmeras equipes criativas tirando algo novo dentro daquilo que eles querem, e eles estão certos nesse ponto. Novidade é a palavra aqui, e é isso que eu quero ver na trilogia da Disney, além de um inicio com qualidade que solidifique o que venha depois, e não concertar a cagada pra quando, nos olhos dos fãs mais religiosos, já era tarde demais. A Disney está pisando em ovos, e mesmo sabendo que qualquer coisa que fizer irá capitalizar algo em cima, assumir Star Wars a esse ponto é jogada de risco para muitos.

Acabei por aqui, agora, até a próxima!