quarta-feira, 27 de julho de 2011

Revirando o Baú: Capitão Sky e o Mundo de Amanhã



Hoje o Revirando o Baú vai dessenterrar um dos melhores filmes da ultima decáda, que revolucionou a maneira de fazer filmes e trazendo uma bagagem cultural de quase meia decáda atrás que ainda se mantém presente nos filmes e na cultura pop de hoje, mas que infelizmente foi renegada ao limbo.Trizteza, pois vocês todos deviam ter, e louvar, Capitão Sky e o Mundo de Amanhã por isso.

Antes de mais nada, vamos a história: Na decáda de 40, a intrépida reporter Polly Parkins (Gwyneth Paltrow) investiga o desaparecimento de varios ciêntisas.Ao descobrir que o desaparecimento tá ligado a projetos secretos do misterioso homem conhecido como Totenkopf (o falecido sir Laurence Olivier), varias maquinas de guerra além da imaginação começam a atacar as principais cidades do mundo e roubar seus principais recursos. Com o mundo em perigo, só resta pedir ajuda ao Joe "Capitão Sky" Sullivan(Jude Law) para deter tal ameaça, junto com a comadante britânica Franky Cook (Angelina Jolie) sua equipe muito bem equipada.

Primeiramente, o que faz do filme ser não só um classico mais um marco para o cinema é que foi de fato o primeiro grande filme feito completamente com cenários de computação grafica. Antes mesmo de Pequenos Espiões 3, Sin City, ou até mesmo a nova trilogia Star Wars, que só foi ser 100 % digital no Episódio 3, Capitão Sky teve a coragem de investir em algo que estava se solidificando mas que houve certas duvidas sobre sua funcionalidade. Com esse filme, foi comprovado que sim, pode funcionar.

Em outro lado, temos um dos meta-filmes mais fortes vistos até aquela decáda,sendo a porta de entrada para os muitos que chegaram nos anos seguintes.Além de homenagear e por em prática o que foi visto nos sci-fis na primeira metade do século, que vai de Buck Rogers as animações dos irmão Fleisher, passa ainda por Godzilla, Blackhawks e quadrinhos de guerra, Flash Gordon, e vai até mesmo a James Bond, filmes estilo Spielberg/Lucas e Nick Fury (afinal, o Angelina Jolie faz no filme é ser uma versão feminina e gostosa do Nick Fury, afinal, ela tem seu próprio Hellacarrier!)

Obviamente que o grande homenageado do filme é o ator e produtor Laurence Olivier, que ressucita para fazer o papel de Totenkopf, por isso vai aí uma breve biografia: Ator de escola Shakespeareana, fez varias peças do autor na Inglaterra, antes de ir para os Estados Unidos começar na carreira de cinema.Entre os clássicos na carreira do ator, temos Furia de Titãs (o original), Spartacus, O Morro dos Ventos Uivantes, 'Rebecca, a Mulher Inesquecível' e Uma Rua Chamada Pecado.

O unico problema estrutural do filme é um pequeno buraco de roteiro a favor da composição de personagem de Gwyneth Paltrow, mas tirando isso, Capitão Sky e o Mundo de Amanhã é um diversão classica, divertida, bem escrito e bolada e que merecia uma atenção e respeito maior dem relação do que ele trouxe. Se você quiser ver o que ele influência hoje em dia, só ir nos cinemas assistir Capitão America: O Primeiro Vingador. Procurem redescobrir esse filme, vai valer a experiência.


NOTA:9.0