O recente casting de Jason Momoa como o Rei de Atlantis nos futuros filçmes da DC Comics fez que o publico ficasse empolgado com a possibilidade de ver um personagem que sempre foi tratado como piada em boa parte de sua existência ter uma intenbpretação que "deixasse o personagem legal". Mas aí mora a questão; Aquaman SEMPRE foi bad-ass, e este Top 5 vai mostrar 5 elementos do personagem que comprovam que Arthur Curry não precisa ser Khal Drogo para deixar uma boa impressão:
5) Aquaman tem uma mitologia sensacional
Aquaman não se chama 'Arthur' e é Rei de graça: suas origens são profundamente influenciadas pela tradição medieval europeia, além da própria mitologia daquela época. A mão de água foi oferecida pela mesma Dama do Lago da história de Rei Arthur, quando ele salva Atlantis da destruição quando transporta a mesma pelo tempo até a Idade Média - o que por sí só já é algo foda. Mas eu destaco aqui o 'Atlantis Chronicles', que descreve toda a história desse reino subaquático, assim como suas tradições,cultura, história e especialmente, as lutas, amores e traições pelo poder que ser o rei de Atlantis traz. Em tempos de 'Game of Thones' essa é uma ótima pedida, e o Terra Zero explorou muito bem essa história aqui.
4) Você já viu Aquaman ser bad-ass antes
Apesar de sua primeira aparição dentro do Universo DC Animado (no epísódio 'A Fish Tale' em 'Superman TAS') só ter dado uma pequena mostra pro potêncial do personagem, foi no desenho da Liga Justiça, nas duas partes de 'The Enemy Below' que muitos fãs viram uma Aquaman bastante familiar a eles,e o publico redescobre o personagem com todos os elementos políticos e pessoais aque o personagem traz, como a exploração da Monarquia Atlante, dos conflitos com a superfície e internos com Orm (o Mestre do Oceano) e a relação com sua família. Mas o destaque mesmo é quando Aquaman corta sua própria mão para salvar seu filho ainda bebê, sendo que ambos estavam acorrentados e prestes a morrerem num rio de lava. Fazer isso para salvar seu próprio filho não é somente uma questão de heroísmo, mas também é uma atitude extrema, mas necessária, do qual poucos teriam no momento.
3) Agradeça Aquaman por ser um dos heróis...
... pois você realmente não vai querer vê-lo como um dos vilões. Nada como uma realidade alternativa para demonstrar com diversão e liberdade os principais elementos de um personagem. Na realidade de 'Flashpoint', Arthur Cury nunca foi criado pelo pai, não tendo a compaixão e o senso de justiça dos Homens. Anos depois, os Atlantes e as Amazonas fazem uma acordo de união entre os povos, mas um plano entre traidores de ambos os lados fazem Aquaman matar Hypolita, começa um ciclo de vingança do qual anos depois faz a Mulher Maravilha matar Mera, sua esposa, e a partir daí os dois povos passam de brincar de xadrez com o mundo, com Aquaman inundando Paris e com seu confronto definitivo ameaçando destruir o resto do mundo. Ou seja, essa história mostra que nós temos que agradecer por um cara desses estar no lado dos heróis, porque se ele quisesse ferrar com tudo e afundar todo mundo, ele teria como fazer isso e ninguém pode rir da cara dele enquanto morre afogado...
2) Aquaman é um dos maiores guerreiros do universo DC
Como é um personagem influenciado pela era dos Reis e Cavaleiros, espera-se que guerras sejam um tema forte do personagem, e sempre o personagem está envolvido em algum conflito do tipo, e muitas das vezes sem mesmo que a gente saiba que uma luta que possa moldar o destino da Terra está acontecendo na profundidade dos mares. Em sua ultima grande saga 'Throne of Atlantis'(dentro dos Novos 52) Orm decide atacar a Terra após uma acidente com a marinha americana, e a estratégia de invasão Atlante foi escrita em parceria com Aquaman, e no fim o próprio Aquaman assumiu a liderança para arrumar a besteira que fez. Já lutou ao lado de Warlord para salvar Skataris, já bateu de frente com a Marinha Americana e com o governo da própria Atlantis na época em que foi exilado, derrotou o Anel Energético com apenas um golpe em 'JLA: Earth 2', já lidou com criaturas mitológicas como 'The Thirst', sem contar que lutou e venceu Poseidon em pessoa. Ou seja, Aquaman não é o tipo de cara do qual você queira cair na briga. Se ele quiser acabar com você, ele VAI acabar com você.
Em 'Brave and the Bold' #32, descobrimos uma simpática tradição anual do Aquaman: sempre haverá um dia ao longo do ano em que Aquaman terá que impedir que os 'Night Gods', deuses demoníacos de outras dimensão, invadam a terra e transformem ela em nosso novo domínio maligno. Só que tem algo nesses 'Night Gods' que merece ser comentado: eles são, basicamente, criações de H.P Lovecraft, como por exemplo, Cthulhu em pessoa. Todo ano. E todo ano ele tem que vencer, senão a terra é condenada. Isso sem contar os efeitos colaterais disso, como invasão submarina de zumbis e outras criaturas abissais que vem a junto com os Night Gods. Enquanto a vida ocorre "normalmente" dentro do Universo DC, o Aquaman está lá, impedindo que o mundo pire nas Montanhas da Loucura.
Menção Honrosa: Aquaman de 'The Brave and the Bold', melhor Aquaman. E melhor musica tema de TODOS os heróis.
E bem, é isso, espere mais posts sobre a DC no futuro próximo. Até a próxima!