segunda-feira, 22 de abril de 2013

5 contra 1: Diferentes Versões do Mandarim


Olá, tudo bem? Eu sei que faz tempo, mas com Homem de Ferro 3 prestes a estrear decide limpar um pouco da poeira desse blog para falar algo relacionado. Minha ideia original para esse post era completamente diferente, mas como por enquanto o filme expôs coisa suficiente apenas para 4 dos 5 tópicos que normalmente trato nessa coluna, decidi mudar de assunto e tratar do grande vilão do filme e também do personagem: o Mandarim. Então confira abaixo o quão longe foi o Homem dos 10 Anéis:

5) Mandarim Clássico
A primeira interpretação ninguém nunca esquece...  Nascido antes da Dinastia Qing começar, descendente de Genghis Khan, filho órfão de  rico industrial chinês e uma inglesa aristocrata, que dedicou a sua infância e adolescência aperfeiçoando nas artes marciais e cientificas, gastando assim todo o dinheiro de sua herança, fazendo que o governo chinês o despejasse de sua casa. Pobre e eremita, ele encontra a solução de sua vida dentro do sagrado Vale dos Espíritos  onde encontra a nave o esqueleto do dragão-alienígena do planeta Maklu IV, Axonn-Karr, assim como os 10 anéis com poderes especias cada um. Estudando a tecnologia alienígena e controlando o poder dos anéis, ele ressurge como o conquistador conhecido como Mandarim, dominando uma serie de terras ao redor de vale, ganhando poder politico e armamentista e se tornando um inimigo que até o governo Chinês teme.


4) Mandarim do Matt Fraction
Matt Fraction é o artista que, junto com Warren Ellis, redefiniu Tony Stark e o Homem de Ferro para o novo milênio, e sua abordagem para o Mandarim se modificou e modernizou, assim como tudo relacionado ao personagem desde 'Extremis'. Sua origem foi modificada: filho de uma prostituta que trabalhava numa casa de ópio e quando adulto se tornou o grande druglord chinês, ele encontrou a nave alienígena logo após sua queda,  assassinou seu piloto e tomou os 10 Anéis para si. Apesar da nova origem dentro da história ter um pouco de ceticismo (por causa da lenda que ele mesmo criou ao redor da figura do Mandarim), o grande feito do "novo Mandarim" foi ter reunido todos os grandes vilões do Homem de Ferro sobre suas asas e chegar a praticamente derrotar Tony Stark e possuir a sua tecnologia.



3) Mandarim de 'Iron Man: The Animated Series'
O Mandarim da serie animada dos anos 90 tem uma origem até meio retro em relação ao seu estilo: o arqueólogo Arnold Brock, junto com sua esposa Ilona e o jovem psicologo Yinsen, exploram as cavernas da Asia Central até terem sido atacados por um exercito revolucionário. Ao tentar escapar, Arnold entra acidentalmente no Vale dos Espíritos, encontrando a nave alienigena e o dragão Fim Fang Foom, adormecido. Arnold é atingido pelos raios dos 10 cristais que fazem  a nave funcionar, e que o transformam em Mandarim. Ao descobrir que sua mulher foi assassinada, ele se alia a Foom para dominar a Terra, tentando utilizar a tecnologia de Stark e de outros vilões para tal proposito (porque pelo jeito é a unica coisa que resta a fazer quando sua família é destruída e você vira um tipo de elfo verde chinês amigo de um dragão do espaço).



2) Mandarim de 'Iron Man: Armored Adventures'
A eras atrás, na China feudal, um jovem chinês chamado Khan (sacaram?) encontra uma espacionave alienígena caída, apenas com um agonizante sobrevivente. As portas da morte, o Makluviano deu os 10 anéis do poder, achando que o rapaz poderia fazer algo de bom com ele.O que o cara fez? Se tornou o maior conquistador da Asia, conhecido como Mandarim.Tendo modificado seu DNA para posteriormente seu descendentes possam controlar o poder dos anéis, ele espalhou as joias aos cantos do globo, afastando  sua fonte de poder de seus inimigos e garantido aos seus futuros descendentes o poder que um dia ele teve. Durante séculos os anéis ficaram desaparecidos, até que o gangster Xin Zhang encontrou e tomou os anéis e a armadura de Mandarim, assumindo assim a sua identidade. Gene Khan, seu sobrinho e descendente do Khan original, conseguiu prender seu tio, e após descobrir que é meio Makluviano, assume a posição de Mandarim, se tornando um anti herói na visão de Tony Stark: alguém que quer fazer o bem, mas escolhe os caminhos errados para isso.



1) Mandarin International de 'Ultimate Iron Man'
O Mandarim não tem exatamente uma persona característica dentro do universo Ultimate (apesar de ser o vilão do desenho animado do Homem de Ferro dentro do Ultiverso), mas ganhou uma reinterpretação bastante interessante. A Mandarin International ajudou as Industrias Stark a atingirem a posição de empresa numero 1 de armamentos no mundo, apesar de que não colheu muitos frutos dessa parceria, já que Robert Stark cortou relações quando percebeu a natureza maligna da empresa. Anos depois, os donos da Mandarin (Taki, June e Li) tentaram destruir as Industrias Stark, roubando DNA do Tony Stark para ter acesso a sua tecnologia e armas, especialmente as armaduras do Homem de Ferro. Com a ajuda do Maquina de Guerra e da S.H.I.E.L.D, Stark consegue frustar os planos da empresa e acaba-los de uma vez por todas.



Por hoje acabou, sexta tem meu review de 'Iron Man 3', até lá!